Vaticano divulgou vídeo da oração do I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

 

Cidade do Vaticano, 23 jul 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco, avós e idosos de várias regiões do mundo rezam a oração oficial do I ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’, num vídeo divulgado hoje pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

No vídeo enviado à Agência ECCLESIA, pelo organismo da Santa Sé, o Papa Francisco reza a primeira estrofe da oração oficial do primeiro ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’ que a Igreja Católica vai celebrar este domingo, 25 de julho.

‘Dou-Vos graças, Senhor,
pelo conforto da Vossa presença:
mesmo na solidão
sois a minha esperança e a minha confiança;
desde a minha juventude, sois a minha rocha e fortaleza!’

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida destaca a participação no vídeo de D. Laurent Noël (Canadá), que tem 101 anos e o “bispo mais idoso do mundo”.

O organismo convida todas as pessoas, “e em particular os mais jovens”, a celebrar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, com uma visita aos seus avós ou às pessoas idosas sozinhas da sua comunidade, este domingo ou nos dias que se seguem.

“A visita pode ser uma ocasião para entregar-lhes a mensagem do Papa e recitar juntos a oração”, acrescenta, lembrando que a celebração deste dia vai contar com indulgência plenária.

Em Portugal, a organização da Jornada Mundial da Juventude 2023, em Lisboa, as dioceses e a Conferência Episcopal desafiaram os jovens a participar “num grande movimento nacional” de missão, ao encontro dos avós e idosos, este sábado e domingo, dias 24 e 25 de julho.

O Papa Francisco instituiu este ano a celebração de um ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’, que se vai assinalar no quarto domingo de julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho).

O presidente do Dicastério para a Nova Evangelização da Santa Sé, D. Rino Fisichella, vai presidir à Eucaristia deste domingo, às 10h00 (menos uma hora em Portugal), na Basílica de São Pedro.

Vão participar 2000 pessoas da Diocese de Roma e de associações que trabalham na pastoral da terceira idade, principalmente avós com os netos e “algumas centenas de pessoas que sairão pela primeira vez das estruturas onde moram”, em mais de um ano de confinamento por causa da pandemia.

No final da celebração no Vaticano, os jovens vão oferecer uma flor, com a mensagem do Papa, aos idosos.

‘Eu estou contigo todos os dias’ é o tema deste primeiro ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’ e o evento tem um hashtag (marcador) associado #Iamwithyoualways.

CB/PR

Partilhar:
Share