AGENDA

Mar
5
Sex
Vaticano: Sala de Imprensa divulgou o programa da viagem do Papa ao Iraque
Mar 5_Mar 8 todo o dia

«Sois todos irmãos», é o lema da visita de Francisco ao país do Médio Oriente, de 5 a 8 de março

Cidade do Vaticano, 08 fev 2021 (Ecclesia) – A Santa Sé divulgou hoje o programa da viagem do Papa Francisco ao Iraque e estão previstos quatro discursos, duas homilias, oração do Angelus e uma oração inter-religiosa, encontros e viagens pelo país, de 5 a 8 de março.

A 33ª Viagem Apostólica fora da Itália do Papa e a primeira desde o início da pandemia, é um convite da República do Iraque e da Igreja Católica local, onde vai visitar Bagdad, Najaf, a planície de Ur, ligada à memória de Abraão, a cidade de Erbil, Mosul e Qaraqosh na planície de Nínive.

Segundo o programa divulgado hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Francisco aterra no Aeroporto Internacional de Bagdad na tarde de 5 de março onde vai ter à sua espera uma receção oficial e um encontro com o primeiro-ministro do Iraque, na Sala VIP do aeroporto.

Depois, o Papa tem dois encontros oficiais no Palácio Presidencial de Bagdad – com o presidente da república e com as autoridades, a sociedade Civil e o corpo diplomático – e ainda vai encontrar-se com bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas na Catedral Sírio-Católica de ‘Nossa Senhora da Salvação’.

No segundo dia de visita ao Iraque, no sábado 6 de março, Francisco viagem de avião para Nassiriya onde vai participar num encontro inter-religioso na Planície de Ur, e para onde está previsto discursar, mas, antes, para em Najaf para uma visita de cortesia ao grande aiatola Sayyid Ali Al-Husaymi Al-Sistani.

De regresso à capital do Iraque, vai celebrar a Missa na catedral caldeia de ‘São José’, na tarde de sábado.

O Papa começa o dia seguinte, domingo, com uma viagem também de avião para Erbil e na região autónoma do Curdistão Iraquiano vai encontra-se com autoridades civis e religiosas no aeroporto local; Depois viaja de helicóptero para Mosul e na Praça da igreja faz uma Oração de Sufrágio pelas vítimas da Guerra.

Ainda na manha do dia 7 de março, Francisco encontra a comunidade de Qaraqosh na igreja da “Imaculada Conceição” onde faz um discurso e reza a oração do Angelus; Na parte da tarde, vai celebrar a Eucaristia no Estádio “Franso Hariri”, em Erbil.

No último dia da 33ª Viagem Apostólica fora da Itália e a primeira desde o início da pandemia, o programa do Papa prevê apenas a cerimónia de despedida, na manhã do dia 8 de março, no Aeroporto de Bagdad, antes de regressar a Roma.

‘Sois todos irmãos’, do Evangelho de São Mateus, é o lema da visita de Francisco ao Iraque; O logotipo, com o lema escrito em árabe, curdo e caldeu, mostra o Papa num gesto de saudação ao país do Médio Oriente, representado por um mapa, uma palmeira os rios Tigre e Eufrates, uma pomba branca, com um ramo de oliveira no bico, a voar sobre as bandeiras da Santa Sé e da República do Iraque.

CB

 

Iraque: Visita do Papa mostra o lugar da comunidade cristã do Iraque para a Igreja universal

Mar
8
Seg
Angra: Pastoral Juvenil promove ciclo de formação «Capacita-te»
Mar 8 todo o dia

Angra, 22 Jan 2021 (Ecclesia) – A equipa da pastoral juvenil da Diocese de Angra (Açores) desenvolveu um ciclo de formação que visa capacitar jovens e adultos “para lidar e desafiar público mais jovem e ajudá-los a crescer e amadurecer na fé”.

A formação intitulada «Capacita-te» é composta por seis módulos: “A Pastoral Juvenil”; “Habitar a condição juvenil: ser jovem hoje”; “Como te podes tornar agente da Pastoral Juvenil”; “Agente, constrói a tua casa na rocha”; “Espiritualidade juvenil” e “Envio”, lê-se no site da pastoral juvenil.

A iniciativa decorre nas datas 25 de janeiro, 8 e 22 de fevereiro, 8, 15 e 22 de março exclusivamente online.

Todos os módulos têm duração prevista de uma hora de exposição e no final, de forma facultativa, prevê-se trinta minutos para discussão e questões.

LFS

CONFHIC: Franciscanas Hospitaleiras promovem Semana Vocacional nos 150 anos de fundação
Mar 8 todo o dia

Lisboa, 02 mar 2021 (Ecclesia) – A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC) inicia hoje uma Semana Vocacional, a nível internacional, integrada na celebração dos 150 anos de fundação da congregação.

De origem portuguesa, a CONFHIC está hoje em 16 países e foi fundada pela beata Maria Clara do Menino Jesus e Padre Raimundo dos Anjos Beirão a partir do lema da hospitalidade “Fazer o bem onde houver o bem a fazer”, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Fundada em 1871, a CONFHIC está a celebrar 150 de existência ao longo de um Ano Jubilar, que iniciou no dia 3 de maio de 2020 e vai terminar no mesmo dia deste ano de 2021.

Apesar da Covid não ter permitido “a realização de alguns eventos sonhados”, as equipas a nível internacional promoveram eventos online, que estão publicados na página da internet da congregação, em www.confhic.com, e no respetivo canal no YouTube.

A Semana Vocacional começa no dia de aniversário de ordenação sacerdotal do padre Beirão, 2 de março, e termina no dia seu aniversário natalício, 8 de março, e propõe a oração do Rosário destacando a “figura de um santo que está na essência da sua espiritualidade, como referências vocacionais: Maria de Nazaré, José de Belém, Francisco de Assis, Clara de Assis, Isabel da Hungria, Libânia de Lisboa e Raimundo de Lisboa”.

“Um momento orante  intercultural como forma dos jovens e amigos estarem  unidos à oração que eleva a Congregação  ao Deus que chama num tempo inédito que  precisa de corações generosos e livres para O seguirem para onde quer que Ele indique”, refere o comunicado da CONFHIC.

A CONFHIC refere a celebração do ano jubilar está a ser “vivido num tempo único mas muito próximo aos tempos que viveram os Fundadores  no século XIX, em Lisboa, onde grassavam  as epidemias que os levaram a acolher  crianças e idosos mais vulneráveis, nas bermas das ruas da cidade e a desejarem ter uma casa grande para a todos acolher”.

“150 Anos a Iluminar e a Aquecer” é o lema para assinalar os 150 anos de fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e o título do hino das várias celebrações.

PR

Igreja/Saúde: Juventude Hospitaleira celebra o dia do «pai da hospitalidade»
Mar 8 todo o dia

Lisboa, 02 Mar 2021 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira (JH) vai celebrar, dia 08 deste mês, o dia do Pai da Hospitalidade, São João de Deus.

Para este mês, a JH propõe também para o dia 13 de março um retiro quaresmal hospitaleiro e no dia seguinte a atividade «(en)Fia-te em casa», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

No dia 27 de março, a Juventude Hospitaleira realiza “Via Sacra Internacional no âmbito das atividades relacionadas com a JMJ Lisboa 2023”, realça.

A Juventude Hospitaleira é um movimento juvenil fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) e pelos Irmãos de S. João de Deus (OH), com o objetivo primeiro de levar aos jovens o mundo da hospitalidade.

LFS

Lisboa: Instituto Diocesano da Formação Cristã promove cursos de «Mensagem Cristã»
Mar 8 todo o dia

Foto ECCLESIA/LFS – Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Lisboa, 08 Fev 2021 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC) do Patriarcado de Lisboa tem abertas as inscrições do segundo semestre para os cursos de Mensagem Cristã.

Os cursos E-Learning oferecem “uma formação básica na fé cristã para todos aqueles que desejam aprofundar a sua fé, preparar-se para uma ação pastoral qualificada nas suas comunidades locais e ser uma presença testemunhal na sociedade em que vivem”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao todo são quatro cursos que têm precedência: «Mensagem Cristã I – Revelação e Fé»; Mensagem Cristã II – Bíblia e Jesus Cristo»; «Mensagem Cristã III – Igreja e Sacramentos» e «Mensagem Cristã IV – Moral Cristã».

Para o primeiro curso, as inscrições estão abertas até 22 de fevereiro e as aulas começam a 08 de março e para os restantes até 28 de fevereiro e o começo está marcado para 15 de março.

LFS

Quaresma: Padre Alberto Brito orienta recoleção para o clero de Évora
Mar 8 todo o dia

Foto Agência ECCLESIA/LFS

Évora, 05 Mar 2021 (Ecclesia) – O sacerdote jesuíta Alberto Brito orienta a recoleção quaresmal, através da plataforma Zoom, ao clero da Arquidiocese de Évora.

No dia 8 de março será para os presbíteros, com início às 10h00 e termo às 12h30, e no dia 12 será para os diáconos permanentes, entre as 18h30 e as 20h00, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ainda no dia 8 de março, às 15h00, D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, fará uma leitura pastoral sobre o Diretório da Catequese, que se destina a todo o Clero (Presbíteros e Diáconos).

LFS

Coimbra: Cáritas diocesana promove tertúlia «Vozes no feminino»
Mar 8@14:30

Coimbra, 04 Mar 2021 (Ecclesia) – O projeto «TriploD» da Cáritas Diocesana de Coimbra vai organizar, dia 08 de março, uma tertúlia subordinada ao tema «Vozes no Feminino».

O evento que vai decorrer em modelo online, a partir das 14h30, pretende ser um espaço de “discussão pública”, com o objetivo de refletir “num ambiente informal sobre o papel das mulheres e o seu envolvimento na participação em processos de decisão e de liderança nos seus locais de trabalho, destacando mulheres com um papel importante nas áreas da inovação e empreendedorismo”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Ao longo das últimas décadas, o papel da mulher na sociedade ocidental, tem “sido determinante para o desenvolvimento social, económico, tecnológico, na educação e em muitas outras áreas”, salienta a nota.

A mulher passou a assumir um lugar “marcante na sociedade, com novas liberdades, possibilidades e responsabilidades, esbatendo as desigualdades entre géneros”.

Esta tertúlia pretende dar voz “a mulheres inspiradoras que, no decurso da sua experiência profissional e pessoal, se tenham destacado e possam contribuir para promover a disseminação de boas práticas”.

A iniciativa é destinada a estudantes, profissionais e comunidade em geral mas requer inscrição.

LFS

Lisboa: Instituto Diocesano da Formação Cristã comemora aniversário da «Laudato Si»
Mar 8@18:30_19:45

Lisboa, 24 Fev 2021 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa promove um curso online com sete sessões para comemorar o quinto aniversário da Laudato Si.

A atividade «O sonho de um mundo novo e de uma nova humanidade: no 5º Aniversário da Laudato Si’» realiza-se nos dias 1, 8, 15 e 22 de março e 12, 19 e 26 de Abril e é orientada pelo professor da Universidade Católica Portuguesa, Juan Ambrosio, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Um itinerário de reflexão, em sete encontros, no qual se destaca as principais linhas com que se constrói este ‘sonho’ que Papa Francisco partilha e convoca os cristãos.

Cada aula tem a duração de 01h15 e começa às 18h30 e as inscrições podem realizar-se até ao dia 25 de fevereiro.

LFS

Igreja/Sociedade: A ação da Cáritas Diocesana de Coimbra é tema de debate
Mar 8@21:30_23:00

Coimbra, 04 Mar 2021 (Ecclesia) – A ação da Cáritas Diocesana de Coimbra é tema de debate, dia 08 deste mês, entre as 21h30 e as 23h00, no ciclo de conversas «Confinando Conversando».

A iniciativa é promovida pela vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Madalena Abreu, e surge de uma intenção “de ouvir as pessoas de todas as freguesias de Coimbra, numa época em que falham as reuniões presenciais”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, professor Manuel Antunes, e o diretor geral da instituição, Carlos João Diogo, são os intervenientes na conversa que conta também com a promotora do evento.

Os interessados em participar poderão ingressar nesta reunião através do link da plataforma zoom https://us04web.zoom.us/j/72590476214?pwd=SkU5YStHS1A4VGp4bm1nd2VRQW5UQT09

LFS

Mar
9
Ter
Leiria: Escola diocesana promove curso online sobre a encíclica «Fratelli Tutti»
Mar 9@21:00_22:00

Leiria, 19 Fev 2021 (Ecclesia) – O Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima vai promover o curso online «Todos irmãos: o desafio da fraternidade e amizade social à luz da Carta Encíclica Fratelli Tutti».

A iniciativa vai ter 08 sessões que vão ser conduzidas pelo padre franciscano Sérgio Góis, membro da comunidade do Convento de São Francisco de Leiria, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

O ritmo dos encontros será quinzenal, às terças-feiras, das 21h00 às 22h00, nas seguintes datas: 23 de fevereiro; 09 e 23 de março; 13 e 27 de abril; 11 e 25 de maio e 8 de junho.

No dia 4 de outubro de 2020 o Papa Francisco publicou a Encíclica «Fratelli Tutti», que tem como temática central a fraternidade e amizade social.

Nesta Encíclica o Papa Francisco recorda “o grande projeto da fraternidade universal a que todos somos chamados e o compromisso que cada um de nós tem de construir o bem e contribuir para o desenvolvimento integral do próximo”, lê-se.

LFS