AGENDA

Dez
2
Qui
Vaticano: Papa visita o Chipre e a Grécia entre os dias 2 e 6 de dezembro
Dez 2_Dez 6 todo o dia

Sala de Imprensa divulgou o tema e o logotipo para a deslocação de Francisco a cada país

Cidade do Vaticano, 05 nov 2021 (Ecclesia) – A Sala de imprensa da Santa Sé anunciou hoje que a viagem do Papa ao Chipre e à Grécia vai decorrer entre os dias 2 e 6 de dezembro.

Numa entrevista recente à agência de notícias argentina Télam, o Papa Francisco disse que iria visitar os dois países, o Chipre e a Grécia, em dezembro, assumindo também a intenção de visitar Timor-Leste.

O programa da viagem apostólica do Papa ao Chipre e à Grécia será divulgado “logo que possível”, indicou a Sala de Imprensa a Santa Sé, que anunciou o tema e o logotipo pra a deslocação de Francisco a cada país.

No Chipre, a viagem do Papa tem por tema “Consolai-vos na Fé” e a imagem gráfica da viagem apostólica do Papa é construída a partir do mapa do Chipre, com o Papa Francisco à esquerda, voltado para São Barnabé, patrono da Ilha, com um ramo de oliveira amarrado a uma espiga, à direita.

O tema da viagem do Papa, “Consolai-vos na fé”, inspira-se no apóstolo Barbabé e refere-se à importância do “conforto e encorajamento recíproco” enquanto “dimensão essencial para o diálogo, o encontro e o acolhimento e caraterísticas marcantes da vida e da História da Ilha”.

Na Grécia, o logotipo representa a Igreja como uma barca “que atravessa águas turbulentas do mundo, com a cruz de Cristo como mastro e o Espírito Santo a inflamar as velas, cuja forma estilizada evoca a figura do Papa”.

O tema da viagem do Papa à Grécia é retirado da 36º Mensagem de Francisco para a Jornada Mundial da Juventude, expressa na frase “abramo-nos às surpresas de Deus, que quer fazer resplandecer a sua luz sobre o nosso caminho” e exprime “a esperança que a visita do Papa traga um raio de luz para o futuro” do país, com um “passado luminoso”.

Francisco fez até hoje 34 viagens internacionais, nas quais visitou 52 países, passando pelo Brasil, Jordânia, Israel, Palestina, Coreia do Sul, Turquia, Sri Lanka, Filipinas, Equador, Bolívia, Paraguai, Cuba, Estados Unidos da América, Quénia, Uganda, República Centro-Africana, México, Arménia, Polónia, Geórgia, Azerbaijão, Suécia, Egito, Portugal, Colômbia, Mianmar, Bangladesh, Chile, Perú, Bélgica, Irlanda, Lituânia, Estónia, Letónia, Panamá, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Bulgária, Macedónia do Norte, Roménia, Moçambique, Madagáscar, Maurícia, Tailândia, Japão, Iraque, Hungria e Eslováquia; as cidades de Estrasburgo (França), onde esteve no Parlamento Europeu e o Conselho da Europa; Tirana (Albânia), Sarajevo (Bósnia-Herzegovina) e Lesbos (Grécia).

Dez
5
Dom
Portugal: Banco Alimentar promove recolha solidária
Dez 5_Dez 6 todo o dia
Portugal: Banco Alimentar promove recolha solidária

Porto, 25 nov 2021 (Ecclesia) – Os Bancos Alimentares Contra a Fome vão realizar a sua campanha anual de recolha de alimentos de novembro, presencialmente este sábado e domingo, dias 27 e 28, e no seu sítio online até 5 de dezembro.

“É assim retomada, depois de uma interrupção imposta pela pandemia, a alegria da partilha, do voluntariado e da solidariedade nesta ação presencial, tão relevante numa altura em que se agravaram as situações de carência de muitas famílias portuguesas”, refere o sítio na internet da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Nos dias 27 e 28 novembro, 20 mil voluntários vão estar em 1200 lojas, indica a Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, “convidando os portugueses à partilha de alimentos com as muitas famílias que enfrentam carências alimentares todos os dias, uma situação agravada pelo impacto económico e social da pandemia ou, quando tal não seja possível, tão só a dar informação sobre a campanha Ajuda Vale”.

“É com muita alegria que anunciamos o regresso das equipas de voluntários ao terreno em mais uma Campanha de Recolha de alimentos dos Bancos Alimentares. Eles são, sem dúvida, a imagem e o corpo desta iniciativa que propõe, desde há 30 anos, a partilha com as famílias que precisam de apoio alimentar. Os voluntários estarão presentes para receber as doações de alimentos e prestar informação sobre a campanha Ajuda Vale” afirma Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, no sítio da internet da organização.

De acordo com a organização, no ano passado, os 21 Bancos Alimentares em atividade distribuíram 29.939 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 41,9 milhões de euros), num movimento médio de 120 toneladas por dia útil, prestando assistência a 2.700 instituições e entidades que contribuíram para a alimentação de 450 mil pessoas com carências comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas, de acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Banco Alimentar do Porto informa que a sua campanha solidária vai regressar aos mais de “260 super e hipermercados do distrito do Porto”.

“Depois de um ano de paragem, devido à pandemia, a principal iniciativa de angariação de bens alimentares volta a ter encontro marcado com a comunidade, que poderá, nesses dois dias, doar todo o tipo de produtos não perecíveis”, realça.

O Banco Alimentar do Porto explica que os produtos angariados vão ser distribuídos pelas “mais de três centenas de instituições” que a instituição apoia e que prestam ajuda “a mais de 60 mil pessoas carenciadas”.

A campanha prolonga-se até 5 de dezembro na internet, através do site de doação online www.alimentestaideia.pt; esta campanha disponibiliza vales de produtos, que estarão disponíveis até à mesma data nas caixas dos supermercados.

CB/PR

 

Dez
8
Qua
Braga: Festa da Imaculada Conceição no Santuário do Sameiro
Dez 8 todo o dia

Braga, 26 Nov 2021 (Ecclesia) – O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, vai presidir, dia 08 de dezembro, às 11h00, no Santuário do Sameiro (Braga) à Festa da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria.

Na celebração vão ser proclamados “os irmãos honorários e admissão de novos irmãos da Confraria do Sameiro”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para preparar esta festa realiza-se uma novena (de 29 de novembro a 06 de dezembro) que culmina na celebração, dia 08 de dezembro, da padroeira do Santuário do Sameiro.

LFS

Igreja: Bispo do Porto celebra a festa da Imaculada Conceição no Santuário do Monte da Virgem
Dez 8 todo o dia

Foto DR

Porto, 29 Out 2021 (Ecclesia) – O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, vai celebrar, dia 08 de dezembro, às 11h00, a solenidade da Imaculada Conceição no Santuário Diocesano do Monte da Virgem Imaculada.

O Santuário do Monte da Virgem é o santuário mariano do Grande Porto e para preparar a festa realiza-se, de 29 de novembro a 07 de dezembro, a Novena da Imaculada, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Santuário do Monte da Virgem situa-se no monte com o mesmo nome (anteriormente designado Monte Grande) a 216 m de altitude, na freguesia de Oliveira do Douro, concelho de Vila Nova de Gaia. Em 1904, por ocasião da celebração do cinquentenário da definição do dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria, surge a ideia, a vontade, de construir um Monumento em honra de Maria Imaculada.

O Santuário do Monte da Virgem foi confirmado como “santuário diocesano” por D. Manuel Linda, Bispo do Porto, a 7 de julho de 2020, estando confiado à responsabilidade de um Reitor, auxiliado pela Confraria do Monte da Virgem Imaculada.

LFS

Natal: Vaticano anuncia calendário das celebrações do Papa
Dez 8 todo o dia

Cidade do Vaticano, 29 Nov 2021 (Ecclesia) – A Santa Sé divulgou, esta segunda-feira, os horários das celebrações litúrgicas do Papa Francisco para a quadra natalícia e a festa da Imaculada Conceição.

“Para evitar multidões e o consequente risco de contágio da Covid-19”, em vez da habitual homenagem pública à Imaculada Conceição, na Praça de Espanha, centro de Roma, no dia 8 de dezembro, o Papa Francisco “fará um ato privado de devoção, rezando a Nossa Senhora para proteger os romanos, a cidade em que vivem e os doentes que precisam de sua proteção materna em todo o mundo”, lê-se no portal de notícias do Vaticano.

O tempo do Natal é marcado por “numerosas” celebrações presididas pelo Papa Francisco e acompanhadas pelo mundo inteiro.

No dia 24 de dezembro, às 19h30 (hora local), o Papa preside a missa da noite de Natal na Basílica de São Pedro e no dia seguinte, ao meio-dia, a tradicional bênção «Urbi et Orbi».

Na sexta-feira, dia 31, o Papa Francisco vai estar na Basílica de São Pedro, às 17h00, para presidir as primeiras Vésperas da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus e recitar o «Te Deum» em ação de graças pelo ano decorrido.

A Basílica de São Pedro também acolhe as celebrações nos dias 1 e 6 de janeiro.

No primeiro dia do novo ano, Solenidade da Santíssima Virgem Maria Mãe de Deus e 55º Dia Mundial da Paz, o Papa preside, às 10h00, à eucaristia, assim como a 6 de janeiro, Solenidade da Epifania do Senhor, também às 10h00 locais.

No dia 09 de janeiro, domingo após a Epifania, celebra-se a Festa do Batismo do Senhor, às 09h30, na Capela Sistina, onde o Papa Francisco preside à eucaristia e ao batismo de algumas crianças.

LFS

Vila Real: Diocese vive ano jubilar para potenciar o crescimento sem perder as raízes
Dez 8 todo o dia

A celebração principal é no dia 20 de abril de 2022, “dia dos 100 anos da criação da diocese”

Foto: Diocese de Vila Real

Vila Real, 26 Nov 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real comemora, de 08 dezembro de 2021 a 08 do mesmo mês de 2022, o centenário da sua criação e pretende que seja “um ano para potenciar o crescimento sem perder as raízes”.

O programa das comemorações jubilares foi apresentado esta quarta-feira e será feito o anúncio nas paróquias da diocese transmontana nos dias de 27 e 28 de novembro, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A data de abertura e encerramento deste ano jubilar foi escolhida por ser o dia da sua padroeira, a Imaculada Conceição, mas a celebração principal é “no dia 20 de abril de 2022, dia dos 100 anos da criação da diocese”, lê-se.

Além da celebração litúrgica na Sé, haverá também “um concerto e a abertura de uma exposição documental no Museu do Som e da Imagem”.

A exposição terá itinerância pelas restantes cidades do distrito – Régua, Chaves e Valpaços – e haverá ainda outra exposição permanente no Seminário de Vila Real com peças de arte sacra do seminário e da Sé.

Ao longo do ano realizam-se também peregrinações jubilares dos Arciprestados à Sé, tendo cada um deles o mês próprio.

O coordenador da Comissão do Centenário, padre Manuel Queirós, apresentou também outro tipo de realizações como o colóquio agendado para dia 23 de abril de 2022, as tertúlias mensais em vários pontos da diocese evocando figuras e obras que se destacaram ao longo destes 100 anos e os concertos mensais do órgão sinfónico da Sé e outros.

Um programa que tem na base “muito diálogo, cumprindo já de certo modo o caminho sinodal, e também muito diálogo com a sociedade civil”, acrescentou.

O Bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, considera que os 100 anos de história da diocese são uma etapa marcante apesar de ser uma diocese “jovem”, até porque estes 100 anos “foram de profunda mudança na vida da Igreja, particularmente desde os anos 60”.

Com estas comemorações pretende-se edificar uma Igreja “capaz de responder aos desafios do século XXI”, disse o Bispo de Vila Real

Por isso, D. António Augusto Azevedo apelou à participação de todos pois o centenário é “de todos e para todos”.

Num clima ainda de pandemia, grande parte do programa prevê uma vertente presencial mas também transmissão “on-line” para que todos possam participar e, nesse sentido, também vários momentos serão fora de Vila Real para se ter uma cobertura alargada de toda a diocese.

O ano pastoral 2021/22 na Diocese de Vila Real tem como tema “Permanecer Unidos em Cristo”.

A Diocese de Vila Real foi criada pelo Papa Pio XI pela Bula ‘Apostolicae Praedecessorum Nostrorum’, de 20 de abril de 1922, com paróquias da Arquidiocese de Braga (166) e das Dioceses de Lamego (71) e de Bragança (19), ficando com os limites do distrito de Vila Real.

LFS

PLANO PASTORAL da DIOCESE de VILA REAL

Dez
9
Qui
Educação: Luiza Andaluz Centro de Conhecimento promove 4ª sessão sobre ensino pré-escolar
Dez 9@10:00_16:30

Lisboa, 25 nov 2021 (Ecclesia) – O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento vai organizar a 4ª sessão do Ciclo de Conferências «O percurso da educação» dedicada ao ensino pré-escolar, no dia 9 de dezembro, no auditório da Escola Superior de Educação de Santarém.

“Para além de um extraordinário painel de oradores que irão trazer-nos temas, projetos e desafios sobre o ensino pré-escolar hoje, teremos dois momentos especiais: um onde Irmãs da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima vão dar testemunho da sua experiência educativa, estabelecida a partir dos valores promovidos por Luiza Andaluz, e outro onde contaremos com a atuação dos Amiguinhos da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (aula dos 4 anos)”, explica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A sessão agendada para o dia 9 de dezembro, das 10h00 às 16h30, encerra um percurso de quatro sessões, que aconteceram entre março e dezembro, que tinham como objetivo “apresentar e debater novos modelos e novas experiências de educação”, desde o ensino pré-escolar até ao ensino superior.

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento é um projeto da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.

LS

 

Lisboa: Capela do Rato organiza ciclo de conferências sobre o caminho sinodal
Dez 9@21:30

Lisboa, 19 nov 2021 (Ecclesia) – A Capela do Rato, na cidade de Lisboa, organiza, no tempo litúrgico do Advento, um ciclo de conferências subordinado ao tema «Caminho Sinodal».

A primeira conferência realiza-se no dia 29 deste mês, às 21h30, com a participação de José Eduardo Borges de Pinho, professor emérito de Eclesiologia na Faculdade de Teologia da UCP, e vai oferecer “uma palavra segura e implicativa sobre a sinodalidade da vida da Igreja atual, com realismo e dimensão profética”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco convoca toda a Igreja, a partir das comunidades cristãs locais, a concretizar “um caminho sinodal de escuta uns dos outros, com sinceridade e verdade, discernindo, entre dificuldades, resistências e oportunidades, o que o Espírito diz hoje à Igreja” e esta reflexão/discernimento, a partir das Igrejas locais, converge no Sínodo dos Bispos de 2023: «Para Uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão», lê-se

No dia 9 de dezembro, também às 21h30, o padre José Frazão Correia, SJ, vai refletir sobre “a prática sinodal como experiência espiritual de discernimento comunitário”.

A sua espiritualidade inaciana vai ajudar a compreender e a traduzir na “vida pessoal e comunitária o desafio do Papa Francisco: «Que passos o Espírito nos convida a dar para crescer como Igreja sinodal?»”.

Por fim, no dia 13 de dezembro, às 21h30, a teóloga espanhola leiga Cristina Inogês-Sanz que integra a comissão metodológica criada pelo Papa Francisco vai falar sobre as “formas de concretizar o processo sinodal”.

As sessões vão ser transmitidas através da plataforma Zoom.

LFS

Dez
10
Sex
Solidariedade: Projeto «Sem Diferenças» vai agasalhar a comunidade
Dez 10 todo o dia

Coimbra, 24 Nov 2021 (Ecclesia) – O Projeto da Cáritas Diocesana de Coimbra, «Sem Diferenças E8G», lança uma campanha que pretende combater o frio da comunidade na sua área de intervenção.

“Um gesto de amor que agasalha no frio” é o mote de apelo à sociedade civil para que façam chegar o maior número de lençóis quentes, cobertores, edredons ou pijamas para apoiar as pessoas que vivem em situações de maior emergência social e económica e ajudar a combater a pobreza energética que abrange estas pessoas e famílias, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Entre os dias 24 de novembro e 10 de dezembro, os interessados “em aquecer esta comunidade”, podem fazer chegar as suas doações ao Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem, localizado na Leirosa, ou à Junta de Freguesia da Marinha das Ondas.

O «Sem Diferenças» tem realizado um trabalho de intervenção e proximidade com as comunidades migrantes que trabalham nas empresas circundantes ao Centro.

As famílias são oriundas do Nepal, Índia, Bangladesh, entre outros países, e habitam nas povoações circundantes.

O Centro Comunitário da Boa Viagem tem promovido a integração e interação desta comunidade com a comunidade local e também apoiado com os meios à sua disposição perante as necessidades apresentadas.

LFS

Braga: Associação SOPRO organiza colóquio «Vou mudar o mundo»
Dez 10@14:00

Braga, 30 Nov 2021 (Ecclesia) – A instituição «SOPRO – Solidariedade e Promoção» de Barcelos vai realizar, dia 10 de dezembro, o colóquio «Vou mudar o mundo» que versa sobre o voluntariado, empreendedorismo social, altruísmo eficaz e solidariedade integrando ainda as comemorações do Dia Internacional do Voluntariado e o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O evento “é aberto a todos, mas com inscrição prévia obrigatória” realiza-se no Auditório do Município de Barcelos, das 14h00 às 17h00, e conta com intervenções Joaquim de Castro Freitas (Membro do Comité Europeu do Movimento Escutista); Sónia Fernandes (Pista Mágica) e Joana Lopes (Cáritas Braga), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

«SOPRO – Solidariedade e Promoção» foi fundada em 1996, por um grupo de jovens alunos voluntários do Colégio La Salle, em Barcelinhos, Braga.

A «SOPRO» é reconhecida como uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento ONGD com o Estatuto de Entidade de Utilidade Pública, Sem Fins Lucrativos, pelo Instituto Camões IP que está sob a jurisdição do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

LFS