AGENDA

Mai
12
Qua
Aveiro: Diocese celebra festa da sua padroeira
Mai 12 todo o dia

Aveiro, 07 mai 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro vai celebrar a memória da sua padroeira com uma Eucaristia e a apresentação dos documentos ‘Memorial de Santa Joana Princesa’ e ‘Crónica da fundação do Convento de Jesus’, no dia de 12 de maio.

O programa da celebração da solenidade da Princesa Santa Joana, padroeira da diocese e da cidade de Aveiro, começa com a Missa, a partir das 16h00, na Sé.

A diocese católica assinala que, pelo segundo ano consecutivo, celebram “sem manifestação pelas ruas da cidade”, mas este ano destaca-se o lançamento de “cópia fiel” de dois documentos que vão ser apresentados pelas 17h30, do próximo dia 12.

“Uma edição muito cuidada, desde a fidelidade ao texto original à escolha das imagens passando pela apresentação gráfica e edição de capa dura com sobrecapa”, lê-se na informação publicada online.

A Diocese de Aveiro vai transmitir a celebração da Eucaristia e a apresentação da obra, a partir da Sé.

Santa Joana, princesa da Casa de Avis, Joana (1452-1490), filha do rei D. Afonso V e da rainha D. Isabel, deixou Lisboa e a Corte aos 23 anos para se dedicar a uma vida religiosa de clausura no Mosteiro de Jesus das dominicanas, em Aveiro, onde esteve até à sua morte.

Tendo em conta a devoção que inspirou no povo, foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII.

CB

Fátima: Santuário propõe tríduo preparatório alusivo à Peregrinação de 13 de Maio
Mai 12 todo o dia

Fátima, 10 mai 2021 (Ecclesia) – A exemplo do que aconteceu “nas três grandes” peregrinações de 2020, o Santuário de Fátima publica, esta semana, um podcast para que os peregrinos possam peregrinar pelo coração à Cova da Iria.

“Trata-se de conjunto de quatro novos passos diários, a publicar a partir desta segunda-feira, dia 10, inspirados no tema desta peregrinação já com peregrinos”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para todos os peregrinos de Fátima, mas sobretudo para aqueles que “não vão estar presentes fisicamente na Cova da Iria, por ocasião da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de maio – devido às restrições impostas pela realidade pandémica -, o Santuário de Fátima propõe “uma peregrinação interior” a partir de segunda-feira, através do tríduo preparatório “Abrir o coração ao novo de Deus”: um conjunto de três passos espirituais que podem ser ouvidos em podcast.

O primeiro passo, sob o tema “Acolher a peregrinação de Deus” é partilhado nas redes sociais do Santuário de Fátima esta segunda-feira, com as seguintes a estarem disponíveis na terça e quarta-feira.

A conclusão virá no dia em que se celebra o aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, e abrirá a vivência à celebração daquele dia.

LFS

Funchal: Diocese assinala os 30 anos da visita do Papa João Paulo II à Madeira
Mai 12 todo o dia


Funchal, Madeira, 11 mai 2021 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal vai assinalar os 30 anos da visita do Papa São João Paulo II à Ilha da Madeira com diversas iniciativas.

“O papamóvel será colocado ao longo do dia 12 de maio em frente da Catedral do Funchal e na Sé haverá uma pequena exposição de fotografias para recordar a visita do Santo Padre”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 18 de maio, o Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, vai celebrar uma Eucaristia na Sé do Funchal, às 11h00 para assinalar a data de nascimento do Papa João Paulo II e vai colocar uma coroa de flores na base da estátua no adro da igreja da Sé.

Os trinta anos desta histórica visita vão ser também assinalados na paróquia do Atouguia, Calheta, no dia 18 de maio (data do aniversário de São João Paulo II) com uma conferência do Bispo emérito do Funchal, D. Teodoro de Faria.

A paróquia do Atouguia é a única igreja na Madeira a possuir uma relíquia do Papa João Paulo II.

LFS

Igreja/Economia: Pobreza e desigualdades sociais é tema de seminário
Mai 12@14:30

Foto Agência ECCLESIA/LFS – Pobreza

Lisboa, 30 abr 2021 (Ecclesia) – A Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, em parceria com a Rede Economia de Francisco Portugal, organiza, dia 12 de maio, o seminário “Como abordar o tema da pobreza e das desigualdades sociais?”.

Nesta iniciativa, em formato online, o coordenador do projeto «Economia de Comunhão», Luigino Bruni, vai falar sobre “Pensar o Bem Comum – A Economia de Francisco” e o professor Carlos Farinha Rodrigues aborda o tema “ da Pobreza em Portugal”, realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Para além destas conferências, realiza-se também uma mesa redonda, moderada por Graça Franco, sobre “Jovens em diálogo: Como abordar o tema da pobreza e das desigualdades económicas e sociais?”

LFS

Igreja/Portugal: Conselho Permanente da Conferência Episcopal reúne-se em Fátima
Mai 12@14:30

Fátima, 10 mai 2021 (Ecclesia) – O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se, esta quarta-feira, a partir das 10h30, no Santuário de Fátima.

O secretário e porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa, está disponível, às 14h30, desse dia, para um encontro com os órgãos de comunicação social na Casa Dores do Santuário de Fátima, para abordar os assuntos tratados na reunião, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Conselho Permanente é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo-se ordinariamente todos os meses.

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa é atualmente constituído por D. José Ornelas, bispo de Setúbal (presidente da CEP); D. Virgílio Antunes (vice-presidente), bispo de Coimbra; padre Manuel Barbosa (secretário); e cinco vogais: D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa; D. Manuel Linda, bispo do Porto; D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda; o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima; e D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora.

LFS

Igreja/Educação: “Scholas Ocurrentes” promovem sessões orientadas para a saúde emocional dos jovens
Mai 12@17:00_19:00

Lisboa, 05 mai 2021 (Ecclesia) – A Fundação “Scholas Ocurrentes”, em parceria com a Jovem Cascais, realiza cinco sessões virtuais de pensamento orientado para a saúde emocional dos jovens.

Durante um ciclo de cinco encontros virtuais de duas horas, jovens entre os 15 e os 18 anos, de vários países e contextos, “criam juntos um espaço seguro de partilha de experiências e aprendizagens, onde são convidados a pensar em conjunto em propostas e soluções diante do novo mundo que se apresenta”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O “Scholas Pensarmo-nos”, um programa virtual direcionado para a saúde emocional dos jovens, reúne a experiência de mais de 20 anos da Scholas a trabalhar ao serviço de uma educação que “gere sentido a partir da cultura do encontro e a sua aprendizagem durante a pandemia”.

As cinco sessões, em maio (12, 19 e 26) e em junho (02 e 09), das 17h00 às 19h00, oferecem “uma metodologia na qual o pensar, o sentir e o fazer se harmonizam para proporcionar saúde emocional, ao diminuir emoções negativas como a tristeza, a angústia e a falta de futuro, e a incrementar emoções positivas como a esperança, a alegria e a vontade de fazer algo pelos outros”.

A Scholas Occurrentes é uma organização internacional de direito pontifício presente em 190 países nos cinco continentes e que, por meio da sua rede, integra meio milhão de redes educativas.

A sua missão é responder ao apelo à criação de uma cultura do encontro, aproximando os jovens numa educação que gere sentido.

LFS

Lisboa: Quatro crises identificadas pelo Papa refletidas nas «Conferências de Maio»
Mai 12@18:00

Lisboa, 03 mai 2021 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC), em Lisboa, promove, durante este mês, as Conferências de Maio, sob o mote «Renovar a Esperança para lá da Pandemia»

Este ano, os encontros vão ser online, às quartas-feiras, às 18h00, e o CRC preparou um programa que vairefletir sobre “as quatro crises identificadas pelo Papa Francisco na comunicação ao corpo diplomático (08-02-2021): a crise sanitária, a crise ambiental, a crise económica e social, e a crise da política”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Construir um mundo mais solidário face à doença e à morte” é o tema do dia 05 deste mês que vai ser abordado António Pedro Monteiro, Christiana Martins e Mara de Freitas.

Uma semana depois (12 de maio), Francisco Ferreira, José Sá Fernandes e Sara Borges vão falar sobre “Fazer face à crise ambiental”.

O debate do dia 19 deste mês tem como tema “Responder à crise económica e social” com a presença de Carlos Farinha Rodrigues, Rita Sacramento Monteiro e Rita Valadas.

Isabel Capeloa Gil, Isabel Estrada Carvalhais e Sara Belo Luís são as conferencistas do da última conferência (26 maio) que tem como pilar da reflexão “Renovar a política e a democracia”.

O acesso às conferências de maio deste ano faz-se através do link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81421797207?pwd=K2I0bWhld0EvRGgwNmRTRk93bm1IQT09

ID da reunião: 814 2179 7207 e Senha de acesso: 774423

LFS

Mai
13
Qui
Fundação AIS: Portugueses desafiados a rezar o terço pelos cristãos perseguidos
Mai 13 todo o dia

Lisboa, 04 mai 2021 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (FAIS) desafia os portugueses a participarem numa jornada de oração durante o mês de maio pelos cristãos perseguidos, pela paz no mundo e também pelo fim da pandemia do coronavírus.

“Calcula-se que mais de 646 milhões de cristãos vivem em países onde a liberdade de culto não é respeitada e isto significa que muitas comunidades estão atualmente em situação de profunda insegurança, nomeadamente em África, onde há sinais de uma ofensiva gradual e cada vez mais agressiva por parte de grupos terroristas”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Os cristãos são a comunidade religiosa “mais perseguida no mundo” e o Relatório da Fundação AIS, divulgado no dia 20 de Abril, “é taxativo nesta constatação”.

Perante este cenário tão adverso, a Fundação AIS volta a lançar um “grande desafio aos portugueses” que é rezar, ininterruptamente, o terço durante este mês de Maio.

“Rezar aproxima-nos uns dos outros”, diz Catarina Martins de Bettencourt, directora da Fundação AIS

Por isso, a responsável convida os portugueses para “esta jornada de oração com esse propósito tão preciso e tão especial de lembrar os cristãos perseguidos, de lembrar todas as vítimas do terrorismo, e de lembrar também o sofrimento causado em tantas famílias pelo Covid19”.

LFS

Hospitalidade: Juventude Hospitaleira promove atividades direcionadas para Maria
Mai 13 todo o dia

Lisboa, 03 mai 2021 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira promove, dia 13 deste mês, uma atividade “especialmente direcionada para Maria, mãe de Jesus” e intitulada “Com Maria em Oração”.

No dia 09 de maio, o mesmo organismo realiza a iniciativa “(en)Fia-te em casa” através da plataforma Zoom.

A Juventude Hospitaleira é um movimento juvenil, fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) e pelos Irmãos de S. João de Deus (OH), com o objetivo primeiro de levar aos jovens o mundo da hospitalidade.

LFS

Igreja/Media: Rádio Maria inicia as suas emissões em Portugal
Mai 13@15:00

Lisboa, 06 mai 2021 (Ecclesia) – A Rádio Maria, fundada há 34 anos e presente em mais de 80 países, inicia as suas emissões em Portugal no dia 13 de maio.

A recitação do terço, às 15h00, a partir da Capelinha das Aparições, em Fátima, e com transmissão em simultâneo para todas as Rádios Maria no mundo dá início às emissões em Portugal, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Rádio Maria é de “total inspiração cristã” e tem como pilares da sua missão: “a oração, a evangelização e a promoção humana”, lê-se.

Neste sentido, a programação pensada para 24 horas apresenta “uma componente muito forte de oração, com espaço para as notícias nacionais e internacionais relacionadas com a vida da Igreja Católica e, designadamente de cada diocese portuguesa”.

As emissões, em FM pelas frequências, 102.2 em Lisboa e 100.8 no Porto vão iniciar-se a 13 de maio de 2021 e também com presença em streaming em radiomaria.pt.

LFS