AGENDA

Jul
8
Seg
Portugal: Antigos Alunos dos Seminários realizam missão em Angola
Jul 8_Jul 20 todo o dia

Fátima, 05 jul 2019 (Ecclesia) – A União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP) vai enviar esta segunda-feira um grupo de dez missionários para uma missão no Sumbe, em Angola.

“Vamos viver o dia a dia da Missão do Gungo, na cidade e nas montanhas”, realça o presidente da direção da UASP sobre a iniciativa que vai ter a duração de 13 dias, até 20 de julho.

Na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o padre Armindo Janeiro informa que os dez missionários, durante treze dias, vão participar nos diversos trabalhos da missão, “executando algumas tarefas de apoio à comunidade” e vão visitar “locais de maior interesse histórico e religioso, ambiental e paisagístico”.

A União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses explica que a quinta etapa do projeto ‘Por Mares dantes navegados’ vai ter como ponto central a Missão do Gungo, “fruto de uma geminação” entre as Dioceses de Leiria-Fátima e do Sumbe.

A organização contextualiza que esta etapa está a desenvolver-se sob “o espírito do Mês e do Ano Missionário”, proclamados pelo Papa Francisco e pela Conferência Episcopal Portuguesa, respetivamente, com o intuito de “renovar o compromisso missionário da Igreja”.

A origem do projeto ‘Por mares dantes navegados’ foi marcada pela proclamação do ‘Ano da Fé’, pelo agora Papa emérito Bento XVI através da carta apostólica ‘Porta Fidei’, vivido entre outubro de 2012 e novembro de 2013.

O presidente da direção da UASP recorda que cada uma das etapas do projeto já permitiu aos missionários contatarem com comunidades de diversas dioceses em Cabo Verde, na Guiné Bissau, em São Tomé e Príncipe e na Madeira (Diocese do Funchal).

A União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses é uma pessoa jurídica canónica privada que foi fundada em 17 de setembro de 2011 e ereta pela Conferência Episcopal Portuguesa a 23 de outubro de 2012.

CB

Jul
15
Seg
Aveiro: Diocese dinamiza Campo de Férias missionário «MissiOn 2019»
Jul 15_Jul 20 todo o dia

Aveiro, 14 jun 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Animação Missionária de Aveiro está a organizar o Campo de Férias missionário “MissiOn 2019”, para jovens dos 16 aos 25 anos de idade, que vai realizar-se em Portugal, entre 15 e 20 de julho.

“No espaço de uma semana são convidados a rasgar horizontes e a dar um pouco mais de si aos outros, num lugar e ambiente diferente, atentos ao próximo”, informa a organização.

Entre 15 e 20 de julho, o Campo de Férias ‘MissiOn 2019’ vai proporcionar a partilha de tempos de diversão e desporto mas também “tempos formativos e espirituais”.

A atividade destina-se as jovens dos 16 aos 25 anos que estejam ligados à vida cristã da Diocese de Aveiro, como grupo de catequese e de jovens, catequistas, acólitos, a movimentos juvenis.

As inscrições, limitadas a 25 participantes, terminam no dia 5 de julho e o endereço de correio eletrónico para contacto é sdam@diocese-aveiro.pt para o qual deve ser enviada a inscrição com nome, morada, data de nascimento, paróquia; Os participantes menores têm de apresentar uma autorização do encarregado de educação.

O Serviço de Animação Missionária promove uma reunião de preparação, de participação obrigatória, no dia 6 de julho, pelas 10h00, no CUFC – Centro Universitário Fé e Cultura, lê-se no sítio online da Diocese de Aveiro.

CB

Jul
18
Qui
Paços de Ferreira: «Vocal Art Competição Coral» apresenta música sacra e folk
Jul 18_Jul 21 todo o dia

cartaz

Paços de Ferreira, 05 jul 2019 (Ecclesia) – O ‘Vocal Art Competição Coral’, iniciativa que pretende dinamizar a produção musical sacra e folk, “manifestação cultural de excecional beleza artística e vocal”, vai ter lugar entre 18 e 21 de julho, em Paços de Ferreira (Diocese do Porto).

“O Vocal Art Competição Coral contribuirá para o crescimento da participação coletiva e para a qualificação cultural da região. Quer os grupos internacionais presentes, quer os grupos nacionais, ficarão gratos e absolutamente satisfeitos quando se depararem com as igrejas e as salas de concerto esgotadas”, divulga a organização.

O programa enviado à Agência ECCLESIA informa que a igreja Matriz de Paredes recebe um concerto não competitivo, de antecipação do evento, já no domingo dia 14 de julho, às 21h30.

Depois da sessão de abertura, no primeiro dia do ‘Vocal Art Competição Coral’, 18 de julho, a igreja Matriz de Freamunde recebe o Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa e a Nova Era Vocal Ensemble, também num concerto não competitivo, a partir das 21h30.

No dia seguinte, é o Salão Paroquial de Eiriz que acolhe o orfeão local e o Ensemble Vocal Pro Musica, às 21h30.

O Mosteiro de Ferreira é palco da competição Sacra A e B – Nova Era Vocal Ensemble, Coro Feminino da Academia de Música de Paredes e Coro de Cámara Ainur de Espanha – a partir das 18h00, de sábado 20 de julho; Na manhã de domingo, o concurso continua com três grupos de Portugal e um da Polónia, às 11h00.

A competição ‘Coro dos Coros’, com os vencedores nas categorias Folk e Sacro, começa às 17h00, do dia 21, no Salão Paroquial de Meixomil, onde a partir as 18h30 tem lugar a sessão de entrega de prémios e de encerramento do evento.

O Vocal Art Competição Coral também vai passar pela igreja Matriz de Paços de Ferreira e pela igreja Matriz de Raimonda e noutros espaços como o auditório da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, que recebe a competição Folk, ou na câmara municipal.

“Qualquer evento cultural representa, obviamente, a divulgação de uma freguesia, paróquia, cidade, concelho ou nação e do seu património”, destaca a organização do evento.

CB/OC

Porto: Cáritas Diocesana de Coimbra participa no Congresso «Alimentação na(s) Deficiência(s)»
Jul 18_Jul 19 todo o dia

Coimbra, 05 jul 2019 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra vai “participar ativamente” no Congresso ‘Alimentação na(s) Deficiência(s)’, nos dias 18 e 19 de julho, no Centro de Congressos, na Alfândega do Porto.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Cáritas de Coimbra informa que vai estar representada pela nutricionista Liliana Ferreira, que vai moderar a mesa redonda ‘Disfagia’, às 09h00 do segundo e ultimo dia de congresso, a 19 de julho.

Segundo o programa nesta mesa redonda vão ser apresentados três temas – ‘Sem videofluroscopia? Como diagnosticar a disfagia’, ‘Está na hora de uniformizar, IDDSI’ e ‘Espessantes industriais vs alimentares’ – por convidados portugueses; Ao longo do encontro as comunicações são em português ou inglês, sem tradução simultânea.

Durante dois dias, um “vasto grupo” de profissionais e especialistas vai para abordar, “de forma global e abrangente”, todas as questões da alimentação de pessoas com deficiência(s).

O congresso, contextualiza a Cáritas de Coimbra, surge na sequência da “importância e dos objetivos” definidos pelo projeto ‘Alimentação na(s) Deficiência(s)’, que dá nome ao evento e cujos resultados preliminares vão ser apresentados às 16h15, uma hora antes do showcooking ‘Receitas de textura adaptada’ com o Chef Hélio Loureiro, que é limitado a 50 inscrições.

Uma iniciativa organizada pela Associação do Porto de Paralisia Cerebral, com o apoio da Direção Geral da Saúde e com diversas entidades parceiras – Ordem dos Nutricionistas, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e a Associação Portuguesa de Nutrição.

CB

Publicações: Lançamento da obra «D. Jorge Ortiga – Semeador da alegria e construtor da unidade»
Jul 18@16:00

Braga, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A obra «D. Jorge Ortiga – Semeador da alegria e construtor da unidade» da autoria do jornalista Ricardo Perna vai ser apresentada, dia 18 de julho, às 16h00, na Sé de Braga.

A obra, com a chancela da Paulus Editora, é prefaciada pelo cónego João Aguiar Campos e vai ser apresentada por D. Nuno Almeida, bispo auxiliar da diocese bracarense e após o evento, pelas 17h30, será celebrada Eucaristia de Ação de Graças pelos vinte anos de D. Jorge Ortiga como Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. Jorge Ortiga está comemorar vinte anos como Arcebispo de Braga e é o “bispo há mais tempo em funções em Portugal”.

LFS

Jesuítas: Especialistas no pensamento do Papa Francisco falam no Colégio São João de Brito
Jul 18@21:00

Lisboa, 15 jul 2019 (Ecclesia) – O biógrafo do Papa Francisco, Austen Ivereigh, e o teólogo jesuíta, James Keenan, vão estar em Lisboa (Colégio São João de Brito), dia 18 deste mês, às 21h00, para falarem sobre «O Papa das Famílias».

Os dois especialistas no pensamento do Papa Francisco vão ajudar a compreender o contexto no qual surgiu a Exortação Apostólica Amoris laetitia (qual a visão do Papa Francisco sobre a Igreja, a sua teologia e preocupações pastorais), bem como o modo como esta tem sido acolhida e implementada, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As famílias são “um tema caro ao Papa Francisco” e em 2016, após “uma exaustiva consulta ao povo cristão do mundo inteiro e de um Sínodo dos Bispos com duas assembleias, o Papa Francisco publicava a Exortação Apostólica Amoris laetitia (A Alegria do amor), lê-se.

Este documento, sobre o amor na família, tem “uma génese e um contexto próprios dentro deste pontificado”.

A conferência «O Papa das famílias» e organizada pela Pastoral da Família da Companhia de Jesus e pela Brotéria, que contará com a presença de Austen Ivereigh, biógrafo do Papa Francisco, e James Keenan, SJ, teólogo moral.

LFS

Jul
19
Sex
Cova da Iria: Jovens desafiados a «Entre o solo e o sol – A identidade cristã na luz de Fátima»
Jul 19_Jul 31 todo o dia

Microsoft Word – Jovens2019_Vermo-nos_Deus.docx

Fátima, 17 jun 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima desafia os jovens (18 a 35 anos) a descobrirem, de 19 a 31 de julho de 2019, um itinerário de espiritualidade, naquele santuário, «Entre o solo e o sol – A identidade cristã na luz de Fátima».

Esta iniciativa tem o objetivo de proporcionar uma “caminhada conjunta a todos aqueles que se interroguem sobre a vida e o seu lugar” e será “uma experiência vivida em grupo, em que cada participante encontrará lugar para o seu próprio percurso pessoal”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma das primeiras atividades previstas no programa de atividades será “uma caminhada de dois dias e duas noites, onde o nascer e o pôr-do-sol, levarão os jovens a refletir sobre a sua génese e a fazer experiência do que é ser peregrino”, lê-se.

Estão previstas ações de voluntariado, a cuidar de pessoas com deficiência profunda, no Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II e a acolher os peregrinos no Santuário de Fátima.

LFS

Igreja/Património: Concerto da Rota das Catedrais na Sé de Viseu
Jul 19 todo o dia

Viseu, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Sé de Viseu vai acolher, dia 19 deste mês, um concerto com a Orquestra Filarmonia das Beiras integrado no projeto nacional Rota das Catedrais.

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) estão a promover, de 28 de junho a 26 de julho, às 21h30, a primeira edição do ciclo «Música nas Catedrais», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O concerto na Catedral de Viseu tem como soprano Isabel Alcobia; como contratenor João Paulo Azevedo e no órgão João Santos.

Obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750); Georg Friedrich Händel (1685-1759) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) vão ser executadas pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

A catedral ou Sé de Viseu, que começou a ganhar significado maior com a implantação da nacionalidade, sempre acolheu fraternalmente as diferentes correntes estéticas surgidas no decorrer da sua já tão longa viagem pelo tempo.

LFS

Lisboa: Paróquia do Campo Grande promove retiro para jovens trabalhadores
Jul 19_Jul 21 todo o dia

Lisboa, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia do Campo Grande (Lisboa) organiza, de 19 a 21 deste mês, um fim-de-semana para jovens trabalhadores que procuram “tempo para estar com Deus… e descansar”.

O retiro «A Caminho de Emaús» realiza-se no Seminário de Penafirme (zona oeste do Patriarcado de Lisboa), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Se começaste a trabalhar há pouco tempo, ou estás na fase final do curso, e tens dificuldade em encontrar tempos para parar e descansar em Jesus, podes aproveitar este retiro» refere a nota.

LFS

Vida Consagrada: Jubileu de Prata da Comunidade Cristo de Betânea
Jul 19 todo o dia

Braga, 13 jul 2019 (Ecclesia) – A Comunidade Cristo de Betânea vai celebrar, este sábado, no Santuário do Sameiro (Braga) o seu Jubileu de Prata: 25 anos da aprovação dos seus estatutos na Igreja Católica.

A celebração jubilar de ação de graças, que “congregará membros, amigos, benfeitores e simpatizantes desta Comunidade, vindos de diversos pontos de Portugal e do estrangeiro (Brasil, Cabo Verde, Reino Unido e Timor)” naquele santuário vai ser presidida, às 11h00, pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesta Eucaristia “algumas Irmãs da Comunidade vão fazer os seus votos perpétuos”.

Foi a 13 de julho de 1994 que D. Eurico Dias Nogueira, então Arcebispo de Braga, aprovou os Estatutos desta Comunidade, como «Associação de Fiéis de Direito Diocesano».

A comunidade vai também assinalar os 25 anos de aprovação dos estatutos no Santuário de Fátima, com uma Eucaristia no dia 19 de julho de 2019, sexta-feira, que será celebrada, 17h00, na Capelinha das Aparições.

Atualmente, a Comunidade Cristo de Betânea está presente, com três casas, em Portugal, nas dioceses de Braga, Leiria-Fátima, e Portalegre e Castelo Branco e tem Fraternidades de membros externos nas dioceses de Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

No estrangeiro, a comunidade está presente no Brasil (Alagoas), Cabo Verde (Praia), Jersey (Ilhas do Canal) e Timor-Leste (Dili).

LFS

Porto: Ordem de São Francisco organiza ciclo de música barroca
Jul 19@21:30

Porto, 16 jul 2019 (Ecclesia) – As duas últimas sessões do III ciclo de música de São Francisco (Porto) realizam-se a 19 e 26 deste mês e recebem “nomes aclamados” da música barroca em Portugal.

No dia 19 de julho, o Coro do Mosteiro de Grijó, dirigido por Joaquim Marçal, vai atuar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto e no dia 26 de julho realiza-se um concerto de Música Ibérica, Inglesa e Francesa dos séculos XVI e XVII, com Xurxo Varela na viola da gamba e Hugo Sanches na tiorba, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O III Ciclo de Música de São Francisco, organizado pela venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto, está a decorrer durante as quatro sextas-feiras do mês de julho, pelas 21h30, na Igreja do Convento de São Francisco do Porto.

A beleza icónica da Igreja, património mundial da UNESCO e reconhecida como uma das mais importantes obras do estilo barroco em Portugal, cria um ambiente propício a uma experiência cultural completa, como comprovado pelo sucesso das edições anteriores.

LFS

Santarém: Museu diocesano promove observação astronómica noturna
Jul 19@22:00

Santarém, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém promove, dia 19 de julho, uma observação “astronómica noturna” para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua.

Esta atividade decorre entre s 22h00 e as 24h00 e a observação é no pátio interior e na torre medieval daquele local, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A observação é “acompanhada de vídeo-projeção de software de astronomia e visita guiada ao céu”, onde se identificarão os objetos mais notáveis à vista desarmada, destacando-se as estrelas, planetas e constelações visíveis na observação.

O evento, sob a responsabilidade técnica da empresa «Via Láctea», decorre no pátio interior e na torre medieval do “grande complexo do antigo Colégio Jesuíta de Santarém”, onde os participantes poderão subir para observar a Lua e “disfrutar da vista noturna para a cidade de Santarém”, realça a nota.

LFS

Jul
20
Sáb
Espiritualidade: Encontro «Os jovens são o agora de Deus» em Betânia
Jul 20 todo o dia

Lisboa, 17 jul 2019 (Ecclesia) – A Fundação Betânia promove, dia 20 deste mês, o segundo encontro de verão, na sua sede (Colares – Sintra), sobre «Os jovens são o agora de Deus».

Com o tema central «O futuro que procuramos», esta sessão, das 10h00 às 18h00, tem como oradora Maria José Melo Antunes que lança o tema: «Pacto global para mudar a economia atual e atribuir uma alma à economia de amanhã»; «Não podemos mudar porque não queremos mudar? Causas profundas da crise atual» e «Onde estão os obstáculos? Como superá-los? Na economia real? No ensino da economia? Na vida quotidiana?», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

De tarde, vários intervenientes vão falar sobre «O que querem e como estão a actuar os jovens?», lê-se

A Fundação Betânia propõe-se suscitar a procura de novos alicerces culturais e espirituais, que conduzam à realização harmoniosa do ser humano, na sua globalidade, e abram caminhos a modos de vida e a relações sociais orientadas segundo o primado do amor e criar espaços de beleza, de silêncio, de interioridade e de comunhão, que incentivem o encontro mais fundo de cada pessoa consigo própria, com os outros, com natureza e com o Absoluto.

LFS   

Fátima: Diocese de Coimbra peregrina com o lema «Celebrar e Acolher»
Jul 20 todo o dia

Coimbra, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A peregrinação da Diocese de Coimbra ao Santuário de Fátima realiza-se no dia 20 de julho (sábado) sob o tema do ano pastoral «Celebrar e Acolher».

O bispo diocesano, D. Virgílio Antunes, preside à peregrinação que começa, pelas 10h00, com a recitação do terço na Capelinha das Aparições e pelas 11h00, o prelado preside à eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

De tarde realiza-se uma assembleia diocesana na Basílica da Santíssima Trindade.

Os movimentos, confrarias, irmandades, misericórdias levam os seus estandartes, que utilizarão na procissão desde da capelinha até a basílica para a celebração da eucaristia.

LFS

Fátima: Santuário oferece férias para pais de pessoas com deficiência
Jul 20_Ago 30 todo o dia

Iniciativa decorre em vários turnos, de 20 de julho a 30 de agosto

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 21 jun 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai acolher de 20 de julho a 30 de agosto a 13.ª edição de férias para pais que têm filhos com deficiência, com cinco turnos.

A iniciativa, promovida pelo Santuário de Fátima com o apoio do Movimento da Mensagem de Fátima e da Congregação Silenciosos Operários da Cruz, tem o objetivo de “oferecer a possibilidade de um tempo de férias” às pessoas com deficiência e aos seus pais “um tempo de descanso, às vezes o único no ano”, durante o qual os seus filhos ficam entregues a um corpo de voluntários.

Os turnos decorrem de 20 a 26 de julho; 30 julho a 5 de agosto; 7 a 13 de agosto; 16 a 22 de agosto; e 24 a 30 agosto

O Santuário de Fátima apresenta, na sua página, informações para as pessoas interessadas nas inscrições e para voluntários.

OC