AGENDA

Nov
26
Qui
Portugal: Bancos Alimentares Contra a Fome promovem campanha «para que ninguém fique sem alimento à mesa»
Nov 26_Dez 13 todo o dia

«Só com grande solidariedade e coesão será possível evitar situações de rutura social e de desespero» – Isabel Jonet

Lisboa, 26 nv 2020 (Ecclesia) – Os Bancos Alimentares Contra a Fome em Portugal dinamizam uma campanha solidária com vales disponíveis nos supermercados e na internet, “para que ninguém fique sem alimento à mesa”, entre hoje e 13 de dezembro.

“É fundamental a atenção aos outros e só com grande solidariedade e coesão, numa união de esforços da sociedade civil com a intervenção do Estado, será possível evitar situações de rutura social e de desespero”, afirma Isabel Jonet.

A presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome explica que o “impacto social das medidas decretadas para conter a propagação da pandemia foi de uma dimensão inacreditável”, colocando numa situação de pobreza “muitos milhares de pessoas que nunca imaginaram ver-se nesta situação”.

“Hoje são apoiadas mais de 60.000 pessoas, que se vieram juntar às famílias que já recebiam apoio dos Bancos Alimentares antes desta pandemia que provocou uma crise económica sem precedentes”, alerta na divulgação da nova campanha onde apelam à solidariedade dos portugueses.

Os Bancos Alimentares Contra a Fome em Portugal iniciam hoje a “tradicional campanha de recolha de alimentos” de inverno, até 13 de dezembro, e os donativos podem ser feitos pelo portal online – alimentestaideia.pt – ou através de vales nas caixas dos supermercados que têm um código de barras específico dos produtos.

‘À nossa mesa há sempre lugar para mais um’ é o mote da campanha do Banco Alimentar que sensibiliza os portugueses para “a partilha de alimentos com as muitas famílias que enfrentam carências alimentares todos os dias”, uma situação que foi agravada com o impacto económico e social da pandemia.

 

No contexto da pandemia Covid-19, a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares promoveu a Rede de Emergência Alimentar com o objetivo de “dar uma resposta imediata às pessoas que ficaram sem trabalho ou impedidas de trabalhar”, e que se viram inesperadamente numa situação de “rutura financeira, passando a ter de enfrentar uma situação de pobreza conjuntural que, na maioria dos casos, lhes era estranha”.

Esta resposta permitiu “informar as pessoas que nunca tinham recorrido a apoio alimentar qual a forma de o obterem, disponibilizar um formulário online para pedidos de apoio, caracterizando a situação e recolhendo dados destinados a possibilitar a articulação com uma instituição à qual cada pessoa ficaria associada” e a Rede de Emergência Alimentar mobilizou também pessoas e empresas que contribuíram “com donativos ou voluntariado”.

Em 2019, os 21 Bancos Alimentares em Portugal distribuíram “23382 toneladas de alimentos – com o valor estimado de 31,7 milhões de euros -, num movimento médio de 93,5 toneladas por dia útil”, prestando assistência a 2400 instituições e os alimentos foram entregues a “perto de 380 mil pessoas com carências alimentares comprovadas”.

O Banco Alimentar em Portugal foi criado em 1991 com a missão de “lutar contra o desperdício e distribuir apoio a quem mais precisa de se alimentar”, atualmente são 21, nas zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira, Zona Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Viseu.

CB

Nov
29
Dom
Évora: Novena “inédita” para preparar a Festa da Imaculada Conceição
Nov 29_Dez 8 todo o dia

Foto Agência ECCLESIA/LFS – Sé de Évora

Évora, 20 Nov 2020 (Ecclesia) – A Festa da Imaculada Conceição (8 de dezembro) vai ter, este ano, uma preparação diferente em Évora e vai ser feita, de 29 de novembro a 08 de dezembro, em cadeia pelas paróquias da cidade.

A novena preparatória desta solenidade estava a cargo das paróquias da cidade, com o patrocínio do cabido Catedralício, sendo assumido um dia por cada uma das paróquias, mas realizava-se na Sé de Évora, realça uma nota enviada à agência ECCLESIA.

Este ano, em virtude da situação pandémica, a “regra” vai ser infringida em nome da prudência, assim entendido por todos os párocos da cidade.

“Vai, pois, deixar o seu lugar próprio, a Sé, para ser celebrada um dia em cada paróquia e à hora que for achada mais conveniente para os fiéis”, refere o comunicado.

Uma novena em “cadeia de oração” que culmina, no dia 8 de dezembro, a solenidade da Imaculada Conceição, com a Eucaristia às 17h00,, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

LFS

Dez
3
Qui
Igreja/Sociedade: «A profecia da fraternidade» marca Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Dez 3 todo o dia

Foto Serviço Nacional para a Pastoral da Pessoa com Deficiência Itália

Lisboa, 28 nov 2020 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, da Igreja Católica em Portugal, vai participar no evento internacional ‘A profecia da fraternidade’, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a 3 de dezembro, com transmissão online.

Evento destinado às pessoas com deficiência e aos familiares, aos religiosos, às dioceses, às associações, às congregações, as estruturas pelas pessoas com deficiência e a cada homem e mulher de boa vontade”, explica o Serviço Nacional para a Pastoral da Pessoa com Deficiência italiano que organiza o encontro internacional online.

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, da Igreja Católica em Portugal, também vai participar através de um vídeo, que possa mostrar pessoas com deficiência que se tornaram “agentes de mudança e catequistas nesta época de pandemia”, no país ou numa organização.

O evento internacional, entre as 19h00 e as 20h00, conta com uma introdução da irmã Verónica Donatello, diretora do Serviço Nacional da Pastoral das Pessoas com Deficiências da Conferência Episcopal Italiana (CEI), uma mensagem do Papa Francisco, a ‘narração dos continentes: Estamos todos no mesmo barco’ e um momento de oração internacional “Porque Tu tens cuidado de nós” (1 Pt 5,7) e reflexão bíblica de Rosanna Virgili, professora, escritora e biblista.

No mesmo dia, o Serviço Nacional da Pastoral das Pessoas com Deficiências da Conferência Episcopal Italiana também dinamiza um evento de âmbito nacional, a partir das 18h00, com a participação do cardeal português D. José Tolentino Mendonça que vai falar sobre ‘Profecia e Fragilidade’.

Nesta sessão vão também apresentar uma “narração desse tempo de profecia” e refletir sobre ‘lavagem das mãos e cuidar da própria saúde’, ‘distanciamento social e proximidade’ e ‘máscara e rostos’.

As duas sessões ‘A profecia da fraternidade’ – o encontro nacional (Itália) e o encontro internacional – podem ser acompanhados pelos meios digitais na página da Conferência Episcopal Italiana na rede social Facebook e no canal YouTube.

O Serviço Nacional para a Pastoral da Pessoa com Deficiência italiano começa a assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência na véspera, na noite de 2 de dezembro, com a oração do Terço, transmitida pela TV2000, que também transmite as Missas às 07h00; 08h30; 19h00 (menos uma hora em Lisboa) no dia 3.

‘Construindo Melhor: em direção a um mundo pós-COVID-19 inclusivo, acessível e sustentável’ é o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2020.

Em Portugal, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência foi criado no âmbito da Pastoral Social pela Conferência Episcopal, em novembro de 2010, porque “a Igreja reconheceu que era necessário desenvolver a atenção dos serviços de pastoral a esta problemática que é transversal a toda a vida pessoal e social”.

CB

 

Igreja: «Profecia da fraternidade» quer mostrar pessoas com deficiência como «sinal de esperança»

Advento: Diocese de Aveiro convida a «parar para dizer “bom dia”»
Dez 3@21:00

Aveiro, 03 dez 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro convida a “parar para dizer ‘bom dia’!” na sua caminhada de Advento, e semanalmente, a partir de hoje, ouvir uma mensagem, refletir e rezar no tempo de preparação para o Natal.

“Será um tempo de mensagem, reflexão e oração e, em cada semana, será uma oportunidade para dizer ‘bom dia’ a todos os que  vão ter a coragem de se fazerem a caminho para ‘cuidarem da criança’ que Deus nos vai oferecer neste Natal”, explica o vigário geral da Diocese de Aveiro.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o padre Manuel Joaquim Rocha convida a “disponibilizar as vidas para parar durante uns 15-20 minutos” e “deixar a panela no fogão ou a louça já a escorrer na banca, o noticiário que a TV propõe  ou os trabalhos da escola”, em cada semana do Advento.

Nos dias 3, 10, 17 e 23 de dezembro, às 21h00, a Diocese de Aveiro vai partilhar uma mensagem que o bispo diocesano, D. António Moiteiro, “vai propor e concretizada numa pequena reflexão”, antes de uma “pequena oração”.

Em cada semana vão seguir os temas propostos pela caminhada de Advento da Catequese da infância e familiar – “Fica atento”, do padre Nuno Queirós; “prepara o caminho”, da Pastoral da Juventude; “sê luz”, mensagem de Natal do bispo diocesano; “não temas” – Pastoral vocacional e família – e os vídeos vão ser partilhados no sítio online da Diocese de Aveiro, na sua página na rede social Facebook e no canal Youtube.

“Esperamos que cada etapa seja uma oportunidade de dizermos e acolhermos o ‘bom dia’ que brota no seio de cada família e assim prepararmos o grande ‘Bom Dia’ que Jesus nos dá ao nascer em nossa casa”, conclui o padre Manuel Joaquim Rocha, sobre a proposta de caminhada de Advento que, semanalmente, quer “levar a cada família, o lar transformado em Igreja”.

O Advento, que engloba os quatro domingos anteriores ao Natal, marca o início do ano litúrgico na Igreja Católica e é marcado, em 2020.

CB

 

Aveiro: Catequese de Infância destaca «importância da família» na caminhada para o Natal

Lisboa: Ciclo de Webinars com o tema «Família e Educação»
Dez 3@21:30

Lisboa, 29 Out 2020 (Ecclesia) – O Setor da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa realiza um ciclo de quatro Webinars (videoconferência com intuito educacional) sobre «Família e Educação» nos meses de novembro e dezembro.

A iniciativa é dirigida a pais, filhos e educadores que pretendem “refletir e aprofundar este tema”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A primeira sessão realiza-se a 05 de novembro, às 21h30, e tem como tema «Educar para quê?» com a reflexão do padre Duarte da Cunha e uma semana depois (12 novembro) Ana Teresa Brito vai falar, também às 21h30, sobre «Serão os pais competentes para educar?».

As sessões de novembro são coordenadas por Maria do Carmo e Pedro Rocha e Melo, Rita e Gonçalo Patrocínio e com a moderação de Laurinda Alves.

Em dezembro, «O valor dos adultos para as crianças e jovens» é o tema da reflexão de Henrique Leitão (03 de dezembro) e Miguel Assis Raimundo (10 dezembro) vai abordar a temática «Liberdade de Educação».

Madalena Fontoura, Catarina e João Antunes coordenam o módulo de dezembro que vai ser moderado por Raquel Abecassis.

LFS

Dez
4
Sex
Coimbra: Cáritas quer tornar o Natal mais solidário junto dos carenciados
Dez 4 todo o dia

Coimbra, 13 Nov 2020 (Ecclesia) – A Cáritas de Coimbra tem a decorrer a campanha «Natal Solidário» para ajudar as famílias mais carenciadas daquela diocese.

“Em tempo de pandemia já é possível contribuir para o Natal Solidário da Cáritas de Coimbra”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este ano, com o envolvimento da comunidade, a Cáritas de Coimbra espera conseguir “chegar ainda a mais famílias do que nos anos anteriores, famílias essas que ficaram em situações de extrema carência económica e social devido à pandemia da COVID-19”, realça a nota.

Com a época Natalícia à porta, a Cáritas de Coimbra apela à comunidade, aos particulares e empresas, às paróquias, aos fornecedores e demais entidades, que “enquanto cidadãos atentos à realidade vivida em todo o mundo, num tempo que desafia a criatividade e solidariedade, que se unam ao Centro de Apoio Social e que o ajudem a cumprir a sua missão de apoio às famílias que a ele recorrem”.

A Cáritas de Coimbra está a receber brinquedos novos (até ao dia 4 de dezembro); produtos alimentares e de higiene (até ao 16 de dezembro) ou vales de compras, que podem ser entregues na sede da instituição.

Num ano completamente atípico, são inúmeros os pedidos de apoio alimentar que chegaram nos últimos meses à Cáritas Diocesana de Coimbra.

Em 2019, a Cáritas de Coimbra fez chegar 203 cabazes de Natal a 670 pessoas e ainda brinquedos a 300 crianças.

LFS

Natal: Oferta de livros sobre arte e património à União das Misericórdias Portuguesas
Dez 4 todo o dia

Lisboa, 13 Nov 2020 (Ecclesia) – A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai oferecer à União das Misericórdias Portuguesas (UMP), neste Natal, “presentes com História”, uma doação materializada em 1250 livros sobre Arte e Património.

Esta iniciativa solidária, desenvolvida no âmbito de um protocolo de colaboração entre a DGPC e a UMP vai disponibilizar um total de 250 “Caixas Presente”, cada uma com cinco títulos que versam sobre temas na área dos museus, arqueologia, história e arte, num total de 1250 exemplares, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os livros vão ser distribuídos pelas estruturas residenciais para idosos das Misericórdias de todo o país, a partir do dia 4 de dezembro.

O objetivo é contribuir para suavizar, através da leitura, o isolamento da população idosa, sobretudo no contexto da atual pandemia.

A iniciativa pretende, através da leitura, atenuar o isolamento social da população idosa residente “nas nossas estruturas, na sua maioria agravado pelas medidas de combate à propagação da Covid-19, proporcionando um momento cultural de maior envolvimento dos nossos utentes com a nossa história e cultura”, realça Augusto Silveira, responsável pelo pelouro do Património Cultural da UMP

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) é uma associação de âmbito nacional, criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as Misericórdias, defendendo os seus interesses e organizando atividades de interesse comum.

Enquanto promotora da economia social, a UMP tem pautado a sua atuação pelo diálogo entre as Misericórdias e os diversos parceiros institucionais, participando ativamente na definição e execução de políticas públicas sociais, com o objetivo de assegurar respostas sociais e de saúde que contribuam para o desenvolvimento de uma rede de apoio para o bem-estar da população.

LFS

Lisboa: Concerto inaugural do órgão histórico da Igreja de São Martinho de Sintra
Dez 4@18:00

Foto DR – Órgão da Igreja de São Martinho de Sintra

Lisboa, 02 Dez 2020 (Ecclesia) – O concerto inaugural do órgão histórico da Igreja de São Martinho de Sintra (Patriarcado de Lisboa) realiza-se a 04 deste mês, às 18h00, e conta com a presença de D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa.

O organista António Esteireiro é o músico convidado para o concerto de órgão da Igreja de São Martinho de Sintra, “construído em Lisboa em 1776” e “apresenta um importante valor histórico e artístico”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Apesar dos seus 244 anos, o órgão preserva “as características iniciais, o que o torna um objeto de estudo”, lê-se.

O evento conta com a presença de D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa e de Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, entre outras individualidades.

LFS

Póvoa de Varzim: Historiador Joel Cleto apresenta conferência sobre o «Caminho de Santiago»
Dez 4@20:30

Póvoa de Varzim, 28 nov 2020 (Ecclesia) – O Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Póvoa de Varzim vai realizar a conferência ‘O Caminho Português de Santiago e o Xacobeo’, com o historiador Joel Cleto, pelas 20h30, de 4 de dezembro, com transmissão online.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a organização informa que o historiador Joel Cleto vai apresentar o tema ‘O Caminho Português de Santiago e o Xacobeo’ a partir da igreja nova da Paróquia de S. Tiago de Amorim, na Arquidiocese de Braga, onde é “apenas permitida a presença dos intervenientes e equipa multimédia”.

O historiador explica que vai falar sobre “as origens, a história, o relevante património e os trajetos” do Caminho de Santiago que percorrem Portugal, na transmissão online, no próximo dia 4 de dezembro, às 20h30.

O Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Póvoa de Varzim informa também que a conferência ‘O Caminho de Santiago pelo Alentejo e Ribatejo e a Importância da Ordem de Santiago de Espada’ foi adiada para 2021, por causa “atual estado da pandemia Covid-19”.

CB

 

Dez
5
Sáb
Braga: Celebração da festa de São Geraldo em moldes diferentes
Dez 5@11:30_12:30

Braga, 03 Dez 2020 (Ecclesia) – Este ano, a festa de São Geraldo, padroeiro da cidade de Braga, celebra-se (05 de dezembro) em moldes diferentes devido à pandemia.

Por motivos relacionados com a pandemia de Covid-19 e em virtude das recentes regras da Direção Geral de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa, este ano, a celebração “ocorre em horário e modo diferentes dos anos anteriores, com a eucaristia às 11h30, e prescindindo do habitual encontro na Capela de S. Geraldo”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A eucaristia em honra de São Geraldo será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, com a presença do cabido, o presidente da Câmara e autarcas do Concelho de Braga.

Neste dia, como é habitual, seguindo uma venerável tradição, o altar de São Geraldo é “ornamentado com frutas”.

Recorda-se que a participação nas celebrações, na Sé de Braga, está limitada ao número de lugares disponíveis, de acordo com as orientações em vigência.

LFS