AGENDA

Jan
27
Seg
Açores: Diocese de Angra promove retiros para os sacerdotes
Jan 27_Jan 31 todo o dia

Padre Mário Sousa

Angra do Heroísmo, Açores, 14 jan 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai promover três retiros para o seu clero nos meses de janeiro, fevereiro e abril, nas Ilhas de São Miguel, Terceira e Pico.

O sítio informativo ‘Igreja Açores’ divulga que os dois primeiros turnos do retiro anual do clero diocesano vão ser orientados pelo padre Mário Rodrigues Sousa de 27 a 31 de janeiro, em São Miguel, e de 3 a 7 de fevereiro, na ilha Terceira.

O sacerdote convidado para orientar o retiro é Biblista e é professor no Instituto Superior de Teologia de Évora mas é da Diocese do Algarve e está em Portimão.

A Diocese de Angra destaca que o padre Mário Rodrigues Sousa já escreveu diversas publicações, como: “Introdução ao Evangelho de S. João”; “«Para que também vós acrediteis». Estudo exegético-teológico de Jo 19,31-37” e “Os encontros de Jesus no Evangelho de São João”.

O retiro na ilha de São Miguel decorre no Centro Pastoral Pio XII, entre o jantar de 27 de janeiro e termina dia 31 ao almoço; Em fevereiro reúne-se o segundo turno, de 3 a 7, na ilha Terceira, e o retiro anual do clero da Diocese de Angra termina depois da edição na ilha do Pico, no Santuário do Senhor Bom Jesus, em São Mateus, “a partir do dia 13 de abril”, divulga o sítio ‘Igreja Açores’.

CB

Viana do Castelo: A temática da «renovação» nas jornadas de formação do clero
Jan 27_Jan 30 todo o dia

Viana do Castelo, 24 jan 2020 (Ecclesia) – A Vigararia do Clero da Diocese de Viana do Castelo promove uma jornada de formação destinada aos padres que se divide em dois turnos: de 27 a 30 de janeiro e 03 de 06 de fevereiro.

A ação formativa realiza-se na Casa Diocesana Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha (Diocese de Aveiro), salienta uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Renovação espiritual do Padre» por D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga; «Renovação inadiável» pelo padre Marcelino Paulo, da Arquidiocese de Braga e «Renovação Divina» pelo padre Sérgio Torres, pároco de S. Vítor, na Arquidiocese de Braga, são os temas a abordar nas jornadas.

LFS

Lisboa: Ciclo «O prazer de Ler e Pensar» na Capela do Rato
Jan 27@18:15_20:00

Lisboa, 06 Jan 2020 (Ecclesia) – A comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, organiza, a partir do dia 13 deste mês, o ciclo intitulado «O prazer de Ler e Pensar» que reúne especialistas nos domínios da literatura e da espiritualidade cristã.

As sessões, de 13 de janeiro a 27 de abril, realizam-se às segundas-feiras, das 18h15 às 20h00, na Capela do Rato (Nossa Senhora da Bonança) e tem a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Fernando Savater, Alberto Caeiro, Viriato Soromenho-Marques, Dulce Maria Cardoso, Thomas Mann, Mário de Carvalho, Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Kalil Gibran, Yuval Harari, Aldous Huxley, Virginia Woolf, Tomáš Halík e Georges Bernanos são os autores que os vários especialistas vão refletir nesse ciclo.

“O valor de educar”, “A montanha mágica”, “Um deus passeando pela brisa da tarde”, “O profeta”, “Homo Deus”, “O admirável mundo novo”, “Paciência com Deus” e “Diário de um pároco de aldeia” são algumas obras analisadas.

LFS

Direitos Humanos: Conferência sobre o papel da igreja na ajuda aos judeus durante a Shoah
Jan 27@20:00_23:00

Fotos COMECE

Nova Iorque, Estados Unidos da América, 27 Jan 2020 (Ecclesia) – Na sede das Nações Unidas, Nova Iorque (Estados Unidos da América) realiza-se, na tarde de hoje, um simpósio sobre «Recordar o Holocausto: O compromisso documentado da Igreja Católica para salvar vidas».

A conferência é organizada pelo Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, em colaboração com a “Pave the Way Foundation”, e tem como objetivo divulgar “os mais recentes resultados da pesquisa histórica que documentam que a Igreja Católica e Eugenio Pacelli, seja como cardeal seja como Papa, combateram Hitler e ajudou um número considerável de perseguidos, muitas deles judeus, durante a perseguição nazi”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Participam no evento (que pode ser acompanhado em http://webtv.un.org/ das 20h00 às 23:00 hora de Lisboa) alguns especialistas internacionais: Gary Krupp (EUA), Edouard Husson (França), Michael Hesemann (Alemanha), Ronald Rychlak (EUA), Mark Riebling (EUA), Limore Yagil (França), Matteo Luigi Napolitano (Itália) e Johan Ickx (Santa Sé).

LFS

Algarve: Diocese dinamiza testemunhos sobre a Jornada Mundial da Juventude 2019
Jan 27@21:00

Faro, 27 fev 2019 (Ecclesia) – Os jovens da Diocese do Algarve que participaram na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá começam hoje, um mês depois desse encontro, a dar testemunho dessa vivência num périplo mensal por todas as paróquias.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o ‘Folha do Domingo’ adianta que os participantes algarvios da JMJ 2019 começam “encontros mensais de testemunho” do que foi a sua experiência, um mês após o final do encontro no Panamá.

O primeiro encontro, esta noite, realiza-se na igreja matriz da Paróquia de Vila Real de Santo António, e o jornal diocesano  indica que os encontros vão realizar-se mensalmente, sempre no dia 27, pelas 21h00, até de janeiro de 2020.

O próximo encontro é Olhão (abril), Faro (maio), Quarteira (junho), Loulé (julho), Ferreiras (agosto), Portimão (setembro), Paderne (outubro), Silves (novembro) e Monchique (dezembro), e terminam com um encontro diocesano na Sé de Faro (janeiro 2020).

Os encontros mensais vão ter um momento de ambientação, uma catequese sobre um tema da Doutrina Social da Igreja, um testemunho de um participante na JMJ e por um momento de oração, baseado na vida de um dos oito santos patronos da JMJ, com adoração ao Santíssimo Sacramento.

A JMJ realizou-se pela primeira vez na América Central, mais concretamente na Cidade do Panamá, onde estiveram 25 jovens do Algarve, onde também se contava um casal, de nove paroquias – Silves (9), Paderne (4), Quarteira (3), São Pedro de Faro (2), Ferreiras (3), Portimão (1), Tavira (1), Loulé (1) e Olhão (1) – para além do assistente do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil, o padre Nelson Rodrigues, e mais dois sacerdotes, Tiago Veríssimo, pároco de Monchique, e Adelino Ferreira, pároco de Vila Real de Santo António.

O jornal ‘Folha do Domingo’ realça ainda que todos os participantes já deram testemunho da JMJ 2019 em Eucaristias nas suas paróquias de origem após o regresso do Panamá.

‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra’ foi o tema do 34.º encontro mundial de jovens que terminou há um mês, a 27 de janeiro, e foi presidido pelo Papa Francisco.

Na Missa de encerramento do encontro foi anunciado que a próxima edição internacional realiza-se em Portugal, mais concretamente no Patriarcado de Lisboa, em 2022.

Estiveram no Panamá, 300 portugueses de 12 dioceses e de seis congregações e movimentos, seis bispos e 30 voluntários.

As JMJ nasceram por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude; são um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos numa grande cidade: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha); Rio de Janeiro (Brasil), em 2013; e Cracóvia (Polónia), em 2016.

CB

[Notícia atualizada a 1 de março]

Algarve: Diocese assinala 1.º aniversário da conclusão da Jornada Mundial da Juventude do Panamá
Jan 27@21:30

Faro, 20 jan 2020 (Ecclesia) – O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese (SDPJ) do Algarve vai promover a 27 de janeiro um encontro para assinalar o 1.º aniversário da conclusão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá.

O encontro surge no final de um ano de catequeses mensais que o SDPJ promoveu nas paróquias de origem dos 25 participantes algarvios na JMJ 2019.

O encontro conclusivo vai ter lugar na Sé de Faro, pelas 21h30, sob a presidência do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

“Queremos que seja um encontro de partilha, de oração, de festa e, ao mesmo tempo, de preparação para as próximas JMJ a realizar em Lisboa (2022) e por isso contamos com todos os jovens do Algarve para este momento que vai ser especial”, refere o SDPJ, numa informação divulgada pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

OC

Jan
28
Ter
Lisboa: Formação do clero propõe reflexão sobre várias periferias
Jan 28_Jan 30 todo o dia

Lisboa, 21 jan 2020 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa vai promover de 28 a 30 de janeiro a jornada anual de Formação Permanente do Clero da diocese, com o tema ‘Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias’.

Os trabalhos, que vão decorrer na casa geral da CONFHIC (Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição), em Linda-a-Pastora, centram-se na temática central do ano pastoral no Patriarcado de Lisboa, sido dedicado à caridade.

Entre os oradores contam-se D. António Couto, bispo de Lamego, que vai falar sobre o ‘Fundamento Bíblico da Caridade cristã’ e ‘Cuidar das Periferias: o horizonte da Caridade cristã’; D. Nuno Brás, bispo do Funchal, e D. José Traquina, bispo de Santarém, vão refletir sobre ‘A Caridade pastoral, princípio animador da espiritualidade sacerdotal’ e ‘A Caridade fraterna presbiteral’, respetivamente.

A Formação Permanente do Clero vai ter ainda quatro painéis de debate.

OC

Vida Consagrada: Jornadas de estudo padre Léon Dehon no Seminário de Alfragide
Jan 28@21:00_22:30

Foto Agência ECCLESIA/MC

Lisboa, 08 Jan 2020 (Ecclesia) – O fundador da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), padre Léon Dehon, é o centro de umas jornadas de estudo que decorrem, este mês de janeiro, no Seminário de Alfragide (Amadora – Lisboa).

Depois da primeira sessão que decorreu a 07 deste mês, o padre Manuel Barbosa vai falar, dia 14 deste mês, entre as 21h00 e 22h30, sobre «A Missão Social da Igreja», refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Uma semana depois – à mesma hora e no mesmo local – o padre João Chaves aborda o tema «A Democracia Cristã».

O ciclo promovido pelos Dehonianos encerra, dia 28 de janeiro, com uma conferência sobre «As verdadeiras causas e os remédios do mal-estar contemporâneo» pelo padre Ricardo Freire.

LFS

Voluntariado: Leigos para o Desenvolvimento procuram «pessoas para mudar o mundo»
Jan 28@21:00

Lisboa, 17 jan 2020 (Ecclesia) – Os Leigos para o Desenvolvimento (LD) estão à procura de “pessoas para mudar o mundo” e vão apresentar o seu ciclo de formação de voluntários, a partir das 21h00, de 28 de janeiro, em Lisboa e no Porto.

“Existem atualmente muitas oportunidades de voluntariado e de intercâmbios internacionais mas convidamos todos a virem conhecer-nos e à forma como fazemos o nosso trabalho. Não se trata de mais uma experiência que acumulo no meu curriculum pessoal mas a Experiência que pode mudar e dar sentido à minha vida”, afirma a diretora-executiva dos LD, Carmo Fernandes.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização católica para o desenvolvimento informa nas sessões vão apresentar um novo ciclo de formação de voluntários, que vai começar em fevereiro, e é “uma oportunidade extra que permitirá partir em missão em setembro/outubro deste ano”.

Os Leigos para o Desenvolvimento vão “apelar ao voluntariado internacional e nacional”, prestar esclarecimentos e informações, apresentar os projetos, traçar o perfil do voluntário.

As sessões de apresentação no dia 28 de janeiro começam às 21H00, em Lisboa, no Centro Universitário Padre António Vieira – CUPAV, e no Porto no CREU-IL, o Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola.

Estes encontros destinam-se a jovens interessados numa experiência missionária em África e Portugal, durante um ano, dos 21 e os 45 anos de idade, e os participantes têm “sempre a possibilidade de trocar experiências” com voluntários que já estiveram em missão, colocar questões e pedir esclarecimentos sobre os LD, a missão e os projetos desenvolvidos.

Os Leigos para o Desenvolvimento trabalham há mais de 30 anos em prol do “desenvolvimento integral e integrado” em países de expressão portuguesa, atualmente Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, atuando, preferencialmente, “na área da formação e educação, da dinamização e organização comunitária, empreendedorismo e empregabilidade, capacitação de agentes locais, promoção do voluntariado e pastoral.

“Beneficiam dos seus projetos, em média, por ano, cerca de 50.000 pessoas e 150 organizações locais e já partiram em missão mais de 420 voluntários”, contabiliza ainda a organização católica.

CB

Jan
29
Qua
Lisboa: Curso sobre «Desafios atuais da nova evangelização»
Jan 29 todo o dia

Lisboa, 19 Dez 2019 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC) de Lisboa promove, no mês de Janeiro, um módulo formativo sobre «Desafios atuais da nova evangelização».

A atividade formativa (dias 08, 15, 22 e 29) decorre no Auditório São Vicente – Alcabideche (Lisboa) e tem como formador o professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) Juan Ambrósio, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Vaticano: Congresso debate pastoral dos idosos
Jan 29_Jan 31 todo o dia

Cidade do Vaticano, 23 jan 2020 (Ecclesia) – O Vaticano vai promover de 29 a 31 de janeiro um congresso dedicado à pastoral dos idosos, com 550 participantes de todo o mundo.

O cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida (Santa Sé), assinala, em declarações ao portal ‘Vatican News’, que muitas vezes, na Igreja, os mais velhos foram esquecidos, considerados quase como “um fardo”, quando deveria, pelo contrário, “ser co-protagonistas, em virtude da grande experiência que têm, graças aos muitos anos de vida”.

O congresso tem como tema “A riqueza dos anos”, que será realizada em Roma de 29 a 31 de janeiro.

O Vaticano vai reunir representantes de conferências episcopais, congregações religiosas, associações e movimentos leigos de 60 países, comprometidos na pastoral da terceira idade.

O Dicastério para os Leigos, Família e Vida anunciou ainda a criação de um novo departamento que vai tratar “permanentemente o cuidado pastoral dos idosos nas relações com as conferências episcopais, também à luz do que emergirá do Congresso.

OC

Vaticano: Cardeal Tolentino Mendonça vai ser orador no I Congresso da Pastoral dos Idosos

Publicações: Apresentação da obra «Testemunho de duas vidas compartilhadas»
Jan 29@18:30

Lisboa, 24 jan 2020 (Ecclesia) – A obra «Testemunho de duas vidas compartilhadas» da autoria de Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, é apresentada dia 29 deste mês, às 18h30, no Centro Social Paroquial de Santa Joana Princesa, em Lisboa.

Com a chancela da Paulinas Editora, o livro vai ser apresentado pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, e conta episódios com “o saudoso” primeiro bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A obra é prefaciada pelo general António Ramalho Eanes.

O primeiro bispo de Setúbal, D. Manuel da Silva Martins nasceu em Matosinhos, Leça do Balio (Diocese do Porto) a 20 de janeiro de 1927 e faleceu a 24 de setembro de 2017.

LFS

Jan
30
Qui
Lisboa: Encontros de Santa Isabel refletem sobre «Jesus, periferias e nós»
Jan 30@21:30

Lisboa, 04 jan 2020 (Ecclesia) – O ciclo de encontros de Santa Isabel de 2020 vai ser dedicado ao tema «Jesus, as periferias e nós», tendo início a 9 de janeiro com o cardeal-patriarca de Lisboa.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA indica que D. Manuel Clemente vai, na primeira conferência, refletir sobre o tema «Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias», estando a moderação a cargo de Leonor Cardoso.

Uma semana depois, a 16 de janeiro, será o padre Ricardo Freire, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, a falar sobre «Jesus e as periferias», numa moderação de Rita Reino Assunção.

Na noite de 23 de janeiro será Isabel Mota, da Fundação Calouste Gulbenkian, a abordar o tema «Periferias», contando com a moderação de Rita Paiva e Pona e a atuação da Orquestra Geração.

O último encontro, marcado para a noite de 30 de janeiro, serão dois convidados da Cáritas diocesana de Lisboa, Luís Macieira Fragoso e Maria Cortez de Lobão, a refletir sobre «Aqui e agora», moderados pelo padre José Manuel Pereira de Almeida, pároco da comunidade de Santa Isabel, em Lisboa.

Todos os encontros têm início às 21h30 e estão marcados para o Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

LS

Jan
31
Sex
Braga: Centro Missionário Arquidiocesano organiza encontro «Padres sem fronteiras»
Jan 31@11:00_13:00

DR

Braga, 10 jan 2020 (Ecclesia) – O Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB) organiza, no dia 31 de janeiro, a iniciativa “Padres sem fronteiras” para partilhar a realidade das dinâmicas missionárias.

“Padres sem Fronteiras” pretende refletir sobre o ministério que foi confiado aos sacerdotes na dinâmica missionária”, conforme comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem lugar no centro pastoral da arquidiocese, no próximo dia 31 de janeiro, a partir das 11h, e vai contar com a presença do Bispo de Pemba e do “Monsenhor Abílio Cardoso, que esteve recentemente na paróquia moçambicana a fazer uma experiência de missão” e dará o seu testemunho.

“Pelas 12h00 dá-se a partilha e palavra de saudação do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e do Bispo de Pemba, D. Luiz Lisboa”, pode ler-se.

O encontro segue a realidade da Arquidiocese de Braga manterum projeto (SALAMA) de cooperação missionária com a Diocese de Pemba-Moçambique, concretamente com a Missão/Paróquia de Santa Cecília de Ocua. 

Esta paróquia e as suas 96 Comunidades são acompanhadas pastoralmente por uma equipa missionária da Arquidiocese de Braga, que anualmente é renovada e enviada para esta Missão, a fim de que várias pessoas possam dedicar um tempo da sua vida a esta experiência missionária.

SN 

Publicações: Apresentação da obra «Leitura do tempo em que vamos»
Jan 31@20:30

Lamego, 27 Jan 2020 (Ecclesia) – A obra «Leitura do tempo em que vamos» da autoria de D. António Couto, Bispo de Lamego, vai ser apresentada dia 31 deste mês, às 20h30, no auditório do Museu Diocesano de Lamego.

O livro, com a chancela da Aletheia Editores, é apresentado pelo vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, padre José Manuel Pereira d´Almeida, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS