Portugal: Relatório da Cáritas aponta «barreiras» no acesso à habitação, educação e cuidados de saúde

Organização católica apresenta cinco recomendações ao Governo para defender direitos sociais

Slider

QUARESMA

Vaticano: Papa mantém limitações de agenda devido a «indisposição»

Francisco recolhe-se aos ambientes mais próximos da Casa de Santa Marta (mais…)

Abusos Sexuais: Vaticano apresenta projetos de apoio às dioceses católicas para prevenir casos e promover proteção de menores

Criação de «task forces» foi um dos resultados da cimeira convocada pelo Papa em 2019 (mais…)

Vaticano: Papa apresenta itinerário de Quaresma, para passar do telemóvel à Bíblia e ao encontro dos pobres

Francisco convida a uma vida «mais simples», que rejeite violência verbal (mais…)

Braga: D. Jorge Ortiga saúda elevação do Santuário de São Torcato a Basílica, um «sinal para toda a arquidiocese» (c/fotos)

Arcebispo primaz publicou nota pastoral, com «pertinências pastorais», onde incentiva à santidade, ao diálogo, ao anúncio da palavra de Deus, à paz

 

Solidariedade: Cáritas celebra semana nacional de 8 a 15 de março

Responsável pela Pastoral Social destaca «amor traduzido no cuidar do outro», que passou por 100 mil atendimentos em 2019 (mais…)

Igreja/Desporto: «Passa a bola» é a «pregação» de um grupo de padres de Vila Real

Futsal nas escolas com professores e alunos cria oportunidades de encontro e de evangelização

(mais…)

Setúbal: Diocese e famílias da «Quinta da Parvoíce» pedem «soluções dignas e justas» de habitação

«Acima do direito da propriedade estão os direitos humanos» – Padre Constantino Alves (mais…)

Leiria-Fátima: Diocese lamenta falta de respostas sobre morte do padre Marco Brites

Comunicado surge após arquivamento do processo de inquérito, pelo Ministério Público (mais…)

Liberdade Religiosa: Instituições convidam a rezar «pelos mártires e heróis do século XXI» na Quaresma

Iniciativa da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal e a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (mais…)

Açores/Quaresma: Romeiros de São Miguel saem para a estrada

Participantes vão rezar pela defesa e cuidado da vida humana, desde a «gestação até à morte» (mais…)

Portugal: Presidente da República evoca  «exemplar trajetória de vida e a ação pastoral» de D. Ilídio Leandro

Marcelo Rebelo de Sousa apresentou condolências à família e à Diocese de Viseu

(mais…)

Igreja: Cardeal D. António Marto recorda um colaborador «generoso e competente» que foi um «bom bispo»

Atual bispo de Leiria-Fátima indicou D. Ilídio Leandro para ser seu sucessor na Diocese de Viseu

(mais…)

Programa Ecclesia do dia 26 de fevereiro de 2020

Programa Ecclesia do dia 25 de fevereiro de 2020


A cruz escondida

A irmã espanhola que o Papa lembrou na canonização de Madre Teresa

(mais…)

A cruz escondida

As histórias de três padres raptados na Síria, Iraque e Iémen

(mais…)

AGENDA

Fev
28
Sex
Fátima: Escola do Santuário promove retiro de silêncio na Quaresma
Fev 28_Mar 1 todo o dia

Fátima, 29 Jan 2020 (Ecclesia) – Na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima, vai realizar-se, de 28 de fevereiro a 01 de março, um retiro de silêncio na Quaresma

«Pelo sofrimento à luz» é o título do segundo de quatro retiros de silêncio que a Escola do Santuário propõe para o ano Pastoral de 2019/2020 numa proposta do santuário “inspirada na experiência da luz descrita pelos Pastorinhos, no final das aparições, que visa proporcionar uma experiência interior da misericórdia de Deus, através da prática da oração da compaixão e da confiança”.

Os retiros da luz são retiros de silêncio, propostos a todos as pessoas, mais crentes ou menos crentes, que sintam a necessidade espiritual de recomeçar/renovar a vida.

O programa começa pelas 21h00 de 28 de fevereiro, sexta-feira e finda no domingo, dia 01 de março, com a eucaristia, pelas 15h00.

LFS

Guarda: Jornadas do Conhecimento refletem sobre «a bioética e o valor da vida»
Fev 28 todo o dia

Seia, 20 fev 2020 (Ecclesia) – As Jornadas do Conhecimento 2020 em Seia, na Diocese da Guarda, têm como tema ‘A bioética e o valor da vida, no presente e no futuro’ e decorrem entre 28 de fevereiro e 22 de maio.

Os promotores da 13.ª edição ‘Jornadas do Conhecimento’ informam que esta iniciativa começa com a intervenção do bispo da Guarda, D. Manuel Felício, sobre ‘Bioética: uma leitura a partir dos documentos da Igreja’, e do padre Joaquim Pinheiro com o tema ‘implicações sociais da bioética’, às 21h00, do próximo dia 28, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

No dia seguinte, a partir das 10h00, a pergunta ‘Para que serve a vida humana?’ dá mote ao retiro que vai ser orientado pelo padre Henrique Rios (Jesuíta), na Casa de São José, também em Seia.

As Jornadas do Conhecimento são organizadas pela ‘Galeria Paz de Espírito’, pelos Arciprestados de Seia e Covilhã, da Diocese da Guarda, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, e o Centro Académico Pastoral UBICASP.

Segundo o programa, em março vão realizar-se três encontros: No dia 18 sobre a ‘bioética: a vida numa questão’, às 21h00 na Universidade da Beira Interior, na Covilhã; Dia 25, também às 21h00, no salão paroquial de São Romão a reflexão é sobre ‘deixar morrer, não é matar’ e o terceiro encontro do próximo mês, dia 26, ‘os desafios éticos da atualidade’ vão ser apresentados no Agrupamento de Escolas de Seia, a partir das 09h30.

A 13.ª edição das Jornadas do Conhecimento continuam no dia 30 de abril, com intervenções do presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e o bispo de Viseu, formado em enfermagem, que vão falar, respetivamente, sobre ‘a vida integral sob a perspectiva bioética, com foco no cuidador informal’ e ‘bioética numa sociedade plural’, às 21h00, na igreja paroquial de São Martinho, em Seia.

A 15 de maio, no Dia Internacional da Família, o convite é para uma Caminhada pela Vida, a partir das 21h00, em Seia.

‘A bioética e o valor da vida, no presente e no futuro’ é o tema geral das Jornadas do Conhecimento 2020, que terminam no dia 22 de maio, a partir das 21h00, na igreja paroquial de Carragosela, em Seia, com o padre José Nuno Silva, capelão do Santuário de Fátima, e o vigário geral da Diocese da Guarda, o padre Manuel Matos.

CB

Santa Sé: Academia Pontifícia para a Vida realiza encontro sobre inteligência artificial
Fev 28 todo o dia

Cidade do Vaticano, 29 Jan 2020 (Ecclesia) – A Academia Pontifícia para a Vida (organismo da Santa Sé) realiza, dia 28 de fevereiro, um encontro sobre «Por uma inteligência artificial humanista».

Esta iniciativa tem na abertura dos trabalhos D. Vincenzo Paglia, presidente da Academia Pontifícia para a Vida, e a participação de Brad Smith, presidente da Microsoft; John Kelly III, vice-diretor executivo da IBM, do Presidente do Parlamento Europeu David Sassoli e do diretor-geral da FAO Qu Dongyu, refere o site VaticanNews.

Durante a manhã, Microsoft e IBM vão assinar um «Call for Ethics» que pretende “ajudar as empresas num processo de avaliação dos efeitos das tecnologias coligadas com a inteligência artificial, os riscos que envolvem, e possíveis estradas de regulamentação, incluindo a nível educacional”.

LFS

Algarve: Diocese dinamiza «Quaresma Jovem»
Fev 28@20:30

Faro, 28 fev 2020 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve incentivou as paróquias a dinamizarem a ‘Quaresma Jovem’, de preparação para a Páscoa, que começa hoje para as Vigararias de Faro, Loulé e Portimão.

O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve pretende que a ‘Quaresma Jovem’ seja um momento de reflexão para a juventude no percurso para a Páscoa.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha do Domingo’ contextualiza que a iniciativa foi proposta às paróquias, através das estruturas vicariais, e esta noite, primeira sexta-feira da Quaresma, vai ser dinamizada para os jovens das Vigararias de Faro, Loulé e Portimão.

As paróquias da Vigararia de Loulé têm encontro marcado às 20h30, na Sé de Silves, e nas Vigararias de Faro e de Portimão, a ‘Quaresma Jovem’ começa às 21h00, respetivamente na igreja matriz de Olhão e em Alvor.

O jornal diocesano informa ainda que para as paróquias da Vigararia de Tavira o encontro de reflexão vai realizar-se no próximo mês de março, em data a anunciar.

O Papa Francisco na sua mensagem para a Quaresma de 2020, que tem como tema ‘Em nome de Cristo, suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus’, partindo de uma passagem da segunda carta de São Paulo aos Coríntios, explica que quis “estender a todos os cristãos o mesmo” que escreveu aos jovens na Exortação Apostólica ‘Christus vivit’ (Cristo Vive): «Fixa os braços abertos de Cristo crucificado, deixa-te salvar sempre de novo. E quando te aproximares para confessar os teus pecados, crê firmemente na sua misericórdia que te liberta de toda a culpa. Contempla o seu sangue derramado pelo grande amor que te tem e deixa-te purificar por ele. Assim, poderás renascer sempre de novo» (n. 123). ”

A Quaresma é um período de 40 dias – excetuando os domingos –, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.

CB

Braga: Pastoral da Cultura promove ciclo de conferências «Fé e Ciência: Fronteiras do Conhecimento»
Fev 28@21:00_22:00

Braga, 13 jan 2020 (ECCLESIA) – A Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Braga vai promover o ciclo de conferências “Fé e Ciência: Fronteiras do Conhecimento”, em quatro sessões, no Museu Pio XII.

“No seminário, que será dividido em quatro sessões, contaremos com a presença de profissionais de áreas científicas diferentes, que nos ajudarão a refletir sobre algumas questões alusivas ao tema ‘Fé e a Ciência'”, refere um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

As conferências têm início no dia 17 de janeiro, com a presença do físico e sacerdote jesuíta, Bruno Nobre, que aborda a questão “Pode a ciência oferecer uma explicação última da realidade?”; no dia 31 de janeiro, o professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto João Paiva ajuda a refletir sobre o tema “Será possível conciliar a fé cristã e a teoria da evolução?”.

Em fevereiro, no dia 14, a conferência é dedicada ao tema “Fé, Psiquiatria e Neurociência”, analisado pelo médico psiquiatra e professor António Palha, e no dia 28 de fevereiro a teóloga e professora da Faculdade de Teologia da UCP Isabel Varanda reflete sobre o tema “A fé cristã perante os desafios atuais da ciência”.

O ciclo de conferências “Fé e Ciência: Fronteiras do Conhecimento” é promovida pela Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Braga, em parceria com o Museu Pio XII, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

O Museu Pio XII é o espaço onde decorre o Seminário, com início pelas 21h00, de participação gratuita mas com inscrição online obrigatória.

SN

Bragança-Miranda: Jovens promovem «Lectio Divina» durante a Quaresma
Fev 28@21:00

Bragança, 28 fev 2020 (Ecclesia) – Os jovens dos quatro arciprestados da Diocese de Bragança-Miranda vão dinamizar as ‘Lectio Divinas’ semanais da Quaresma, que vão ser presididas pelo seu bispo, a partir das 21h00 de hoje, no Santuário da Senhora das Graças.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Secretariado das Comunicações Sociais de Bragança-Miranda informa que a primeira “catequese orante da Palavra” tem como tema ‘Escuta (e levanta-te)’ e vai ser dinamizado pelo Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional, que vai apresentar o cartaz do Dia Diocesano da Juventude 2020 (8 e 9 de maio), em Miranda do Douro

As ‘Lectio Divinas’, todas as sextas-feiras da Quaresma, vão ser presididas por D. José Cordeiro, a partir das 21h00, no Santuário da Senhora das Graças, na cidade de Bragança.

No dia 6 de março, o encontro de reflexão e oração é organizado pelos alunos da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), a Plataforma “Jovens sem Sofá” e os jovens do Seminário com o tema ‘Eu sou a ressurreição e a vida’ (cf. Jo 11, 1-27).

‘O Mestre está aqui e chama-te’ é o tema da catequese do dia 13 de março que vai ser animada pelos jovens e acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo, em Mirandela, e o grupo “INVOX”, da Unidade Pastoral de S. José, de Torre de Moncorvo.

Os Jovens MIC, da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição, com os jovens da vila de Torre Dona Chama (Unidade Pastoral Divino Espírito Santo) e as jovens do Lar de S. Francisco, a casa de acolhimento do Centro Social Paroquial de Santo Condestável (Bragança), e as Oficinas de Oração e Vida – TOV são responsáveis pelo encontro ‘Jovem, Eu te ordeno, levanta-te!’, no dia 20 de março.

Uma semana depois, dia 27, o tema ‘A vida eterna é esta: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo’ é da responsabilidade da Juventude Eucarística Franciscana – JEF, dos jovens de Miranda do Douro (Unidade Pastoral Santa Maria Maior), do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas e dos jovens da Fundação Casa de Trabalho – Patronato de Santo António (Bragança).

As “catequeses da Palavra” da Diocese de Bragança-Miranda, dinamizadas pelos jovens no tempo Quaresma, terminam a 3 de abril, segundo o comunicado com uma “vibrante interpretação” da frase bíblica ‘Fazei isto em memória de Mim’, organizada pelos movimentos da Mensagem de Fátima (Alfândega da Fé), Convívios Fraternos e Movimento Eucarístico Juvenil – MEJ.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional coordena os encontros “Lectio Divina”, no Santuário da Senhora das Graças, e no final de cada catequese existe um momento de convívio nos claustros da Casa Episcopal.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas – este ano no próximo dia 26 – marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

CB/OC

Fev
29
Sáb
Fátima: Jornadas sobre os arquivos audiovisuais e fenómenos históricos
Fev 29 todo o dia

Fátima, 30 Jan 2020 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima promove, dia 29 de fevereiro, as II jornadas de arquivo com o tema «Os arquivos audiovisuais e o conhecimento dos fenómenos históricos contemporâneos»

A iniciativa que se realiza no Centro Pastoral de Paulo VI é organizada pelo Departamento de Estudos/Serviço de Arquivo e Biblioteca do Santuário de Fátima, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Esta edição pretende refletir sobre “o papel dos arquivos audiovisuais enquanto lugares de memória do mundo contemporâneo, fornecendo, simultaneamente, a oportunidade de estudar o espólio do Santuário de Fátima e a vida dos seus peregrinos a partir de fontes menos usuais”.

O programa das jornadas começa às 10h00 com a sessão de abertura pelo padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, e pelo diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

Hilário Lopes, diretor adjunto do Arquivo da RTP, será o conferencista da primeira sessão com o título “Os arquivos audiovisuais: oportunidades e desafios à sua preservação e utilização” e de seguida, a jornalista Helena Matos vai falar sobre «O fenómeno histórico de Fátima nos arquivos da RTP».

Na sessão da tarde André Melícias, coordenador Serviço de Arquivo e Biblioteca do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, aborda o tema «O lugar de um arquivo audiovisual num santuário global» e Marco Daniel Duarte apresenta «Os documentos audiovisuais na história e memória de Fátima: contar Fátima pela imagem e pelo som».

O programa termina com o visionamento comentado de documentação inédita do Núcleo Audiovisual do Arquivo do Santuário de Fátima.

LFS

Guarda: Jornadas do Conhecimento refletem sobre «a bioética e o valor da vida»
Fev 29 todo o dia

Seia, 20 fev 2020 (Ecclesia) – As Jornadas do Conhecimento 2020 em Seia, na Diocese da Guarda, têm como tema ‘A bioética e o valor da vida, no presente e no futuro’ e decorrem entre 28 de fevereiro e 22 de maio.

Os promotores da 13.ª edição ‘Jornadas do Conhecimento’ informam que esta iniciativa começa com a intervenção do bispo da Guarda, D. Manuel Felício, sobre ‘Bioética: uma leitura a partir dos documentos da Igreja’, e do padre Joaquim Pinheiro com o tema ‘implicações sociais da bioética’, às 21h00, do próximo dia 28, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

No dia seguinte, a partir das 10h00, a pergunta ‘Para que serve a vida humana?’ dá mote ao retiro que vai ser orientado pelo padre Henrique Rios (Jesuíta), na Casa de São José, também em Seia.

As Jornadas do Conhecimento são organizadas pela ‘Galeria Paz de Espírito’, pelos Arciprestados de Seia e Covilhã, da Diocese da Guarda, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, e o Centro Académico Pastoral UBICASP.

Segundo o programa, em março vão realizar-se três encontros: No dia 18 sobre a ‘bioética: a vida numa questão’, às 21h00 na Universidade da Beira Interior, na Covilhã; Dia 25, também às 21h00, no salão paroquial de São Romão a reflexão é sobre ‘deixar morrer, não é matar’ e o terceiro encontro do próximo mês, dia 26, ‘os desafios éticos da atualidade’ vão ser apresentados no Agrupamento de Escolas de Seia, a partir das 09h30.

A 13.ª edição das Jornadas do Conhecimento continuam no dia 30 de abril, com intervenções do presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e o bispo de Viseu, formado em enfermagem, que vão falar, respetivamente, sobre ‘a vida integral sob a perspectiva bioética, com foco no cuidador informal’ e ‘bioética numa sociedade plural’, às 21h00, na igreja paroquial de São Martinho, em Seia.

A 15 de maio, no Dia Internacional da Família, o convite é para uma Caminhada pela Vida, a partir das 21h00, em Seia.

‘A bioética e o valor da vida, no presente e no futuro’ é o tema geral das Jornadas do Conhecimento 2020, que terminam no dia 22 de maio, a partir das 21h00, na igreja paroquial de Carragosela, em Seia, com o padre José Nuno Silva, capelão do Santuário de Fátima, e o vigário geral da Diocese da Guarda, o padre Manuel Matos.

CB

Aveiro: D. António Moiteiro orienta retiro quaresmal
Fev 29@9:30_Mar 1@14:00

Aveiro, 10 Fev 2020 (Ecclesia) – O Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, vai orientar de 29 de fevereiro a 01 de março, um retiro quaresmal com o tema «Encontrámos Jesus».

Esta iniciativa no primeiro fim-de-semana da quaresma realiza-se na Casa Diocesana de Albergaria, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As inscrições devem ser feitas na Cúria diocesana ou na Casa Diocesana de Albergaria.

LFS

Évora: Cáritas Arquidiocesana promove Jornadas Sócio-Caritativas
Fev 29@9:30_16:00

Évora, 27 fev 2020 (Ecclesia) – A Cáritas Arquidiocesana e o Departamento Sócio-Caritativo da diocese de Évora promovem as Jornadas Sócio-Caritativas, a decorrer no próximo sábado, sobre “Sustentabilidade: Alicerce de Ação Sócio-Caritativa da Igreja”.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA as Jornadas contam com a presença do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, bem como do presidente da Direção da Cáritas Arquidiocesana de Évora, Luís Oliveira Rodrigues, o diretor do Departamento Sócio-Caritativo da Arquidiocese de Évora, Silvestre Ourives Marques, e da diretora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital da Segurança Social, Célia Ramalho.

As jornadas acontecem no Auditório do Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida com intervenções ao longo do dia e testemunhos de casos práticos, na parte da tarde, sobre o tema “Boas Práticas no Caminho da Sustentabilidade”. 

O encontro é gratuito e aberto a todos mas com inscrição necessária.

SN

Lisboa: Mosteiro São Vicente de Fora dinamiza peddy-paper para as famílias
Fev 29@15:00

Foto Agência Ecclesia; Capela de Santo António no Mosteiro de São Vicente de Fora

Lisboa, 13 jan 2020 (Ecclesia) – O Mosteiro São Vicente de Fora, no Patriarcado de Lisboa, vai dinamizar o peddy-paper ‘O Mosteiro Medieval de Santo António’, que tem público-alvo as famílias, a partir de 29 de fevereiro, uma vez por mês, até dezembro.

“Esta atividade é um desafio onde cada família pode aprender, de forma lúdica e divertida, como era o dia-a-dia de um monge, quem tratava das lides domésticas, como contavam o tempo, como se sustentavam, entre outras curiosidades”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A coordenadora do Museu do Patriarcado de Lisboa, Joana Santos, explica que cada família vai viajar pelos caminhos da história “descobrindo o quotidiano num mosteiro medieval”, como o de São Vicente de Fora onde viveu Santo António.

O peddy-paper ‘O Mosteiro Medieval de Santo António’ insere-se nas comemorações do jubileu dos 800 anos da partida do santo português para Marrocos, que vai ser assinalado com diversas iniciativas durante 2020.

A atividade começa no dia 29 de fevereiro e vai repetir-se no último sábado de cada mês, sempre às 15h00, até dezembro; As famílias podem participar em grupos de dois a cinco elementos e a inscrição é limitada a 20 grupos por sessão.

Para além desta iniciativa dedicada às famílias, o Mosteiro São Vicente de Fora está a dinamizar visitas temáticas, no primeiro e terceiro sábado de cada mês, às 10h30, como este sábado, dia 18 de janeiro, sobre o ‘O Quotidiano no Mosteiro’.

O monumento nacional é uma “preciosa testemunha” da história nacional e “uma joia do património português”, onde atualmente está instalada a Cúria Diocesana do Patriarcado de Lisboa, à qual pertence a tutela do monumento.

CB

Setúbal: Filme-concerto sobre Frei Agostinho da Cruz
Fev 29@16:00

Setúbal, 18 Fev 2020 (Ecclesia) – Uma curta-metragem sobre a vida ascética do poeta e eremita Frei Agostinho da Cruz é o mote para um concerto multimédia da banda e-Vox que vai ser apresentado dia 29 deste mês, às 16h00, na Galeria do 11, em Setúbal.

O espetáculo a que foi dado o nome de «Nesta Serra do mar largo cercada», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O filme, da autoria de Alberto Pereira, a que foi dado o nome de “A Serra de Agostinho”, evoca Frei Agostinho da Cruz, acompanhando-o numa revisitação à Serra da Arrábida, pelos lugares que calcorreou e viveu, desde que, em 1605, rumou à Serra para ali viver como eremita.

A banda sonora e o filme foram pensados para se desenvolver em seis andamentos, seguindo a liturgia das horas: Laudes, Tércia, Sexta, Noa, Vésperas e Completas.

O filme e o concerto são uma produção Synapsis, com o apoio da LASA-Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e da Câmara Municipal de Setúbal, e contam com a colaboração de Nuno David, que encarna a personagem de Frei Agostinho da Cruz, dos declamadores Dina Barco e João Completo e dos músicos da banda e-Vox, Alberto Pereira, Diná Peres e Salvador Peres.

O guião e a banda sonora do filme, bem como os temas que serão cantados sobre sonetos de Frei Agostinho da Cruz, são da autoria de Salvador Peres.

LFS

 

Algarve: Diocese dinamiza formação para catequistas
Fev 29@21:00

Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 28 nov 2019 (Ecclesia) – O Setor da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) da Diocese do Algarve promove uma ação de formação para os catequistas, sobre a sua “missão evangelizadora”, esta sexta-feira, 29 de novembro, e dia 6 de dezembro de 2020.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese do Algarve adianta que a formação é da responsabilidade do padre António de Freitas e, nos dois dias, começa a partir das 21h00.

Esta sexta-feira, o encontro destina-se aos catequistas das paróquias das Vigararias de Loulé e Portimão, no Centro Pastoral de Pêra, e no dia 6 de janeiro de 2020 os agentes pastorais das paróquias das Vigararias de Faro e Tavira têm a formação na igreja da Altura.

‘A missão evangelizadora do catequista’ é o tema desta ação de formação que faz parte do plano de atividades do SDCIA, assinala o jornal ‘Folha de Domingo’.

A Igreja Católica começa este domingo a viver um novo tempo litúrgico e o Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve propõe a construção de um “presépio”, que “tenha relação com a família” de hoje, na caminhada Advento-Natal, entre 1 de dezembro e 12 de janeiro de 2020.

O dia diocesano destes agentes vai refletir sobre a catequese com os adolescentes, a partir das 09h00 do dia 25 de janeiro de 2020, na Vigararia de Faro, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, Paróquia de Almancil.

Nos dias 15, 16 e 29 de fevereiro e 1 de março do próximo ano é dinamizado o curso de formação de catequistas para as paróquias das Vigararias de Loulé e Portimão, no Centro Pastoral de Ferragudo.

Em julho de 2020, o SDCIA vai realizar o passeio de catequistas, que tem como destino a Ria Formosa, no dia 4, e a reunião de avaliação e programação para os responsáveis das equipas vicariais, é a 11 do mesmo mês, em Faro.

CB

[Notícia atualizada a 22 janeiro 2020]

Igreja/Música: Banda Missio apresenta CD «Sai do Sofá»
Fev 29@21:00

Porto, 30 Jan 2020 (Ecclesia) – A Banda Missio vai fazer um concerto de apresentação do 3º CD «Sai do Sofá», dia 29 de fevereiro, às 22h30, no auditório do Seminário de Vilar (Porto).

O concerto está integrado numa atividade do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Porto «Escutar Deus na Voz dos Jovens» e como tal realizam-se atividades, a partir das 21h00, com os jovens daquela diocese, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

No final do concerto da Banda Missio vão estar também disponíveis os CDs para venda.

LFS

Quaresma: «QNoite» é uma proposta para os jovens de Évora
Fev 29@21:00_23:45

Évora, 27 fev 2020 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora promove neste sábado, dia 29 de fevereiro, o encontro ‘QNoite’ e convida os jovens para uma “noite repleta de reflexão”.

De acordo com a informação divulgada na página da internet da Arquidiocese de Évora, a edição deste ano do ‘QNoite’ começa às 21h00, na sé diocesana.

O ‘QNoite’ é uma “tradição quaresmal” promovida pela Arquidiocese de Évora para os jovens da diocese.

PR

Vaticano: «Equilíbrio da terra depende também da saúde da Amazónia»

Francisco alerta para «clima de injustiça e crime» na região, que atinge em particular as comunidades indígenas (mais…)

«Querida Amazónia»: Papa defende Igreja ao lado dos mais pobres e da natureza

Documento sublinha importância de respeitar culturas indígenas (mais…)

«Querida Amazónia»: Papa defende novos «serviços e carismas femininos»

Francisco rejeita propostas que visem «clericalizar as mulheres» (mais…)


NACIONAL

VATICANO

INTERNACIONAL

REPORTAGEM