JMJ 2022: Países lusófonos de África recebem símbolos da Jornada Mundial da juventude entre abril e novembro

Bispos lusófonos esperam «numerosa» presença de jovens em Lisboa, dentro de dois anos

Slider

Vaticano: Papa envia saudação pelo Ano Novo Lunar

Francisco convida a rezar «pela paz, pelo diálogo e pela solidariedade entre as nações» (mais…)

Paquistão: Tribunal de Karachi convoca jovem cristã sequestrada e forçada a converter-se ao Islão

Mãe de Huma Younus apela «à comunidade internacional e aos meios de comunicação social» para que defendam a sua filha, de 14 anos (mais…)

Vaticano: Papa escreve ao Fórum de Davos, defendendo importância da «ética» na Economia

Mensagem destaca centralidade da pessoa na definição das políticas internacionais (mais…)

Bragança: Bispo diocesano encontra-se com jornalistas no dia da divulgação de um documento do Papa sobre a memória no jornalismo

Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2020 vai ser apresentada pelos coordenadores do setor da comunicação da Conferência Episcopal Portuguesa

 

Solidariedade: É urgente esclarecer o conceito de voluntariado

Instituições de grande amplitude “utilizam” jovens voluntários, alerta Eugénio Fonseca

(mais…)

Igreja/Sociedade: Encontro de Assis quer gerar «ações concretas para combater a pobreza extrema» (c/vídeo)

Carmo Vitorino, da ACEGE Next, é uma dos 50 portugueses que vão estar em março com o Papa Francisco (mais…)

Lisboa: Encontro diocesano vai proporcionar vivência de Jornada Mundial da Juventude

«Ao encontro de todos na evangelização, ao encontro de todos na caridade» – João Clemente (mais…)

Igreja/Portugal: Semana da Vida Consagrada propõe ação «verdadeiramente profética»

«Consagrados para evangelizar» é o tema das celebrações, de 26 de janeiro a 2 de fevereiro (mais…)

Ecumenismo: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos evoca «terrores» enfrentados pelos refugiados

Iniciativa decorre até 25 de janeiro, com várias celebrações em Portugal

(mais…)

Ecumenismo: «Tentaram mandar-nos para a água mas conseguimos fugir, tivemos sorte» – Refugiado sírio

Testemunho de Khoshnav Alloush, em Portugal desde 2016, desafia a recordar os migrantes e refugiados na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que propõe olhar sobre vítimas de naufrágios no Mediterrâneo

(mais…)

Lisboa: D. Américo Aguiar visitou o Centro Desportivo Nacional do Jamor

Bispo-auxiliar de Lisboa é um dos coordenadores-gerais da Jornada Mundial da Juventude 2022 (mais…)

Ecumenismo: «Coragem e hospitalidade» são duas atitudes para futuro «com marca cristã»

Disse D. Manuel Felício aos cristãos na celebração ecuménica nacional na Diocese de Aveiro (mais…)

Lisboa: «Unir para construir» é o mote do ENOVAR 2020 (c/vídeo)

Conferência Nacional do Alpha Portugal traz sacerdote canadiano para ajudar a repensar a pastoral

(mais…)

Algarve: Igrejas Cristãs rezaram pela unidade e pelo acolhimento aos migrantes e refugiados

«São milhares aqueles que já faleceram à procura de uma vida melhor» – D. Manuel Quintas (mais…)

Educação Cristã: Projeto «Say Yes» dá novo protagonismo aos adolescentes

Secretariado Nacional lançou inquérito aos catequistas, três meses após lançamento da iniciativa

(mais…)

Publicações: Faculdade de Teologia apresenta primeiro número de nova revista

«Ephata» unifica trabalho desenvolvido até agora por três publicações, para difundir a investigação científica na área (mais…)

Igreja: Jornada de formação do clero das dioceses do sul centrada na ecologia

Encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco, inspira intervenções de convidados nacionais e internacionais

(mais…)

Programa Ecclesia do dia 22 de janeiro de 2020

Programa Ecclesia do dia 21 de janeiro de 2020

Se queres ser diferente, o que te impede?

Miguel Oliveira Panão (Professor Universitário), Blog & Autor

(mais…)

Por que deve o Estado apoiar a Imprensa?

Paulo Ribeiro, Presidente da AIC – Associação de Imprensa de Inspiração Cristã

(mais…)


A cruz escondida

História de coragem e perdão de uma das vítimas do ataque de Orissa, na Índia

(mais…)

Editorial Cáritas

A Aliança do pensar e do fazer em Portalegre [ ver caderno ]

(mais…)

AGENDA

Jan
18
Sáb
Ecumenismo: Semana de Oração vai evocar mortes no Mediterrâneo
Jan 18_Jan 25 todo o dia

Iniciativa anual une milhões de cristãos, de várias Igrejas, entre 18 e 25 de janeiro

Foto: ACNUR

Lisboa, 15 jan 2020 (Ecclesia) – A semana anual de oração pela unidade dos cristãos, que une milhões de pessoas de várias Igrejas, entre 18 e 25 de janeiro, vai recordar em 2020 os migrantes e refugiados que são vítimas de naufrágios no Mediterrâneo.

A reflexão é proposta pelas comunidades cristãs do arquipélago maltês, a partir do relato bíblico do naufrágio de São Paulo II (século I), que o levou até à ilha de Malta, onde, segundo o livro dos Atos dos Apóstolos, foi tratado com “invulgar humanidade”.

“Hoje muitas pessoas estão a enfrentar terrores semelhantes, nesses mesmos mares. Os lugares mencionados no texto também fazem parte das histórias de migrantes de tempos modernos”, refere a proposta de reflexão, publicada em conjunto pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e a Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial das Igrejas.

Os materiais foram preparados pelas Igrejas cristãs em Malta e Gozo (Cristãos Unidos em Malta), destacando a chegada da fé cristã a estas ilhas, através do apóstolo Paulo.

Evocando as “crises da migração”, o texto recorda que “muitos estão a fazer jornadas perigosas por terra e pelo mar para escapar de desastres naturais, guerra e pobreza”.

“As suas vidas também estão expostas a imensas e friamente indiferentes forças – não apenas naturais, mas também políticas, económicas e humanas”, pode ler-se.

Essa indiferença humana assume várias formas: a indiferença dos que vendem lugares em barcos inadequados para pessoas desesperadas; a indiferença que leva à decisão de não enviar barcos de socorro; a indiferença que faz mandar embora barcos de imigrantes”.

Os cristãos são convidados à “hospitalidade”, testemunhando em conjunto a “amorosa providência de Deus para todas as pessoas”.

“A nossa própria unidade cristã será descoberta não apenas mostrando hospitalidade uns aos outros, embora isso seja muito importante, mas também através de encontros amigáveis com aqueles que não partilham nossa língua, cultura ou fé”, indica a proposta de reflexão.

Foto: ACNUR

A passagem bíblica escolhida para 2020 foi tirada do livro dos Atos dos Apóstolos (27,18-28,10), narrando o naufrágio de São Paulo a caminho de Roma, com o tema “Demonstraram-nos uma benevolência fora do comum”.

O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.

O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas.

As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).

OC

Jan
20
Seg
Igreja: Jornada de formação do clero das dioceses do sul centrada na ecologia
Jan 20_Jan 23 todo o dia

Faro, 17 jan 2019 (Ecclesia) – As Dioceses de Setúbal, Évora, Beja e Algarve vão reunir os seus sacerdotes em jornadas de atualização, sobre ‘Ecologia integral: o Homem no Centro da Criação’, entre 20 e 23 de janeiro, em Albufeira.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese do Algarve informa que o subsecretário do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), o padre franciscano Nicola Riccardi, vai abordará os temas “Direitos Humanos e desenvolvimento integral: o Homem no centro” e “Direitos Humanos e Criação”, nos dias 20 e 21 de janeiro, substituindo o prefeito deste organismo, o cardeal Peter Turkson que cancelou a sua participação “devido a imprevistos na sua agenda”.

A jornada de atualização do clero das quatro dioceses católicas do sul de Portugal é promovida pelo Instituto Superior de Teologia de Évora e tem como tema central “Ecologia integral: o Homem no Centro da Criação”.

Dos oradores convidados destaca-se também a participação do presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização pelo segundo ano consecutivo; D. Rino Fisichella vai refletir sobre “Antropologia Cristã e as outras Antropologias, face à Criação” e “A obra da Criação na Liturgia e na Espiritualidade Cristãs”.

O franciscano Martín Carbajo, docente da Pontifícia Universidade Antonianum e da Academia Alfonsiana, em Roma, que já interveio nas jornadas de 2014 e 2017, vai abordar os temas «Laudato Si’ – Propostas para uma nova relação do Homem com a obra da Criação» e «Laudato Si’ e a Nova Evangelização»,

Do programa consta também conferências de Francisco Ferreira (presidente da associação ambientalista Zero) sobre “Estaremos à beira do crepúsculo da Humanidade? Entre a realidade e a utopia”; Fernando Carvalho Rodrigues (físico) sobre “Que futuro para a Humanidade?”; José Augusto Martins Ramos (catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), sobre “Cuidar de Mundo: Ecologia Integral dos relatos da Criação”.

As jornadas de formação serão concluídas no dia 23 com a reflexão do presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Pedro Vaz Patto, sobre o tema «New Age. Direitos dos animais versus direitos humanos – Novos fundamentalismos? Novo paganismo?».

LFS/CB

[Notícia atualizada de 17 de janeiro 2020]

 

Jan
21
Ter
Coimbra: Jornadas de formação permanente sobre a juventude
Jan 21_Jan 23 todo o dia

Coimbra, 17 Dez 2019 (Ecclesia) – As jornadas de formação permanente da Diocese de Coimbra realizam-se, de 21 a 23 de janeiro, no Salão de São Tomás (Seminário Maior) e tem como tema «O que vimos e ouvimos, isto vos anunciamos»

A organização pretende tratar “estes temas” focando-os nos jovens, “dada a proximidade das Jornadas Mundiais da Juventude” mas também “a necessidade, há muito sentida, de uma reflexão mais aprofundada sobre o trabalho com os jovens para que dela surja uma ação pastoral mais efetiva e persistente”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Um dos oradores nas jornadas é o padre João Chagas, de nacionalidade brasileira, “e responsável, a nível da Santa Sé, pela organização das Jornadas Mundiais da Juventude” que “falará da realidade da pastoral juvenil e vocacional hoje”.

Neste encontro, embora sobre os jovens, destina-se a padres, diáconos e a leigos, jovens ou não, que queiram participar.

LFS

Funchal: Jornadas de Atualização do Clero acontecem de 21 a 24 de janeiro
Jan 21@10:00_Jan 24@13:00


Funchal, 13 jan 2020 (ECCLESIA) – A Diocese do Funchal vai promover as Jornadas de Atualização do Clero entre os dias 21 a 24 de janeiro de 2020, no Seminário Diocesano, sobre o tema “Hoje devo Ficar em Tua Casa”.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a iniciativa de formação do clero da Diocese do Funchal conta com a participação do cónego Nuno Amador, da Diocese de Lisboa, como “orador principal”, bem como a presença do bispo diocesano,  D. Nuno Brás. 

As Jornadas de Atualização do Clero do Funchal têm por tema “Hoje devo Ficar em Tua Casa”, que é tratado em, nomeadamente “Deus vem ao nosso encontro e responde à nossa busca”, “Crescer na Fé: Aprender sempre a ser Cristão” e “Ser Cristão no mundo contemporâneo”.

As Jornadas, que vão decorrer no Seminário Diocesano do Funchal, vão contar ainda com testemunhos de membros de vários movimentos da Igreja, como movimento dos Focolares, Schoensttat e Oficinas de Oração e Vida.

No último dia das Jornadas de Atualização do Clero, dia 24 de janeiro, a manhã preenche-se com a conferência do cónego Vítor Reis sobre o tema “Sacramento da Reconciliação: Dimensão Teológico – Pastoral”.

SN/PR

 

Funchal: Consagrados e Leigos convidados para jornada de atualização
Jan 21@19:30_Jan 23@21:00

Funchal, 13 jan 2020 (ECCLESIA) –  A jornada de atualização para Consagrados e Leigos, da diocese do Funchal, acontece nos dias 21 a 23 de janeiro de 2020, na Igreja do Colégio, sob o tema ““Hoje devo Ficar em Tua Casa”.

Segundo comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA a jornadas “requer inscrição que pode ser feita online ou nas Paróquias, na Cúria Diocesana, nas Irmãs Paulinas (Rua Fernão de Ornelas), nos respetivos dias das conferências na Igreja do Colégio”.

O tema “Hoje devo Ficar em Tua Casa” é desdobrado em subtemas como “Deus vem ao nosso encontro e responde à nossa busca”, “Crescer na Fé: Aprender sempre a ser Cristão” e “Ser Cristão no mundo contemporâneo”, como pode ler-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA. 

O encontro conta com a presença do bispo diocesano, D. Nuno Brás, com as conferência do cónego Nuno Amador, do patriarcado de Lisboa, entre outros testemunhos de membros de diferentes movimentos da Igreja.

A jornada acontece entre os dias 21 a 23 de janeiro, entre as 19h30 e as 21h, na Igreja do Colégio.

SN

 

Jan
22
Qua
Lisboa: Curso sobre «Desafios atuais da nova evangelização»
Jan 22 todo o dia

Lisboa, 19 Dez 2019 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC) de Lisboa promove, no mês de Janeiro, um módulo formativo sobre «Desafios atuais da nova evangelização».

A atividade formativa (dias 08, 15, 22 e 29) decorre no Auditório São Vicente – Alcabideche (Lisboa) e tem como formador o professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) Juan Ambrósio, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jan
23
Qui
Fátima: Dominicanas do Rosário Perpétuo dinamizam programa dedicado ao «Domingo da Palavra de Deus»
Jan 23_Jan 25 todo o dia

Fátima, 21 jan 2020 (Ecclesia) – As Irmãs Dominicanas do Rosário Perpétuo, monjas de clausura, estão a organizar um “programa especial” para celebrar o primeiro ‘Domingo da Palavra de Deus’ (26 de janeiro) com um tríduo de preparação no Mosteiro Pio XII, em Fátima.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA informa que as religiosas convidam a participar no tríduo de preparação do ‘Domingo da Palavra’, com três momentos de reflexão, sempre entre as 19h30 e as 20h45, dos dias 23, 24 e 25 de janeiro.

A primeira reflexão, sobre ‘A Palavra de Deus é a nossa Vida’, vai ser apresentado pelo padre Dominicano Vasyl Goral, esta quinta-feira; o dia seguinte sobre a ‘Lectio Divina – ler, meditar, rezar, contemplar, guardar a Palavra de Deus’, é da responsabilidade dos sacerdotes Rui Carlos Antunes e Almeida Lopes, também da Ordem dos Pregadores.

Para a terceira e última reflexão do tríduo, este sábado, as Irmãs Dominicanas do Rosário Perpétuo convidaram várias famílias para partilharem o seu testemunho sobre ‘A Bíblia em Família’.

As monjas de clausura que têm comunidade em Fátima, desde 1954, convidam também a celebrar o primeiro ‘Domingo da Palavra de Deus’ na Eucaristia das 09h00, no seu Mosteiro Pio XII.

No dia 30 setembro de 2019, o Papa Francisco anunciou a instituição de um “Domingo da Palavra de Deus”, celebração anual nas comunidades católicas que visa promover a “familiaridade” com a Bíblia, no III Domingo do Tempo Comum do calendário litúrgico, na carta apostólica ‘Aperuit illis’ (Abriu-lhes o entendimento).

CB

Vaticano: Papa institui domingo dedicado à Bíblia

 

Igreja/Cultura: A Revista «Brotéria» chega ao Bairro Alto com novo espaço
Jan 23_Jan 25 todo o dia

Lisboa, 15 Jan 2020 (Ecclesia) – A revista «Brotéria» da Companhia de Jesus (Jesuítas) vai inaugurar, de 23 a 25 deste mês, no Bairro Alto (Lisboa) um espaço cultural de encontro e reflexão.

No primeiro dia, pelas 18h00, aquele espaço vai estar aberto e às 19h30 realiza-se um colóquio sobre «Trabalhar em 2020: Uberização do trabalho à luz da realidade portuguesa» com Paulo Pereira da Silva, Ana Carrilho e o padre Manuel Cardoso, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Na sexta-feira (24 de janeiro), também à mesma hora, realiza-se um colóquio sobre «Tradição, as mulheres e a cidade – Novos desafios da igreja portuguesa» com a participação do padre Francisco Mota, Carlos Quevedo e Maria Luísa Ribeiro Ferreira.

«Entre o deserto e o jardim» é o tema da reflexão, às 11h00, do padre Vasco Pinto Magalhães no último dia das comemorações.

LFS

Igreja/Sociedade: Jesuítas abrem espaço cultural «Brotéria» no bairro alto, «o coração de Lisboa»

 

Pastoral da Saúde: Jornadas «60 anos de hospitalidade – (Re)Criar cuidados de saúde mental»
Jan 23_Jan 24 todo o dia

Coimbra, 14 Jan 2020 (Ecclesia) – A Casa de Saúde Rainha Santa Isabel promove, nos dias 23 e 24 deste mês, em Condeixa (Diocese de Coimbra) as jornadas «60 anos de Hospitalidade – (Re)Criar cuidados de saúde mental».

A atividade – decorre no auditório São Bento Menni da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel – é promovida pela Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, um centro do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, e pretende “ser um espaço de discussão aprofundada, nas dimensões científica e humana, sobre as principais áreas da psiquiatria e da saúde mental”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao longo dos dois dias de trabalho vão participar “diversos especialistas da área da saúde mental com diferentes tópicos e abordagens: As demências, a depressão no idoso, a doença afetiva, a reabilitação cognitiva, o luto e a sexualidade nas perturbações do desenvolvimento intelectual”.

A Casa de Saúde Rainha Santa Isabel tem assumido como missão “não só os cuidados à população na área da saúde mental mas, também, a formação dos profissionais de saúde através da partilha contínua do trabalho desenvolvido e da inovação que é realizada no centro com vista à melhoria constante nas respostas às necessidades da comunidade”.

O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, presente em Portugal há 125 anos, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de Saúde, que presta assistência e cuidados especializados no acompanhamento e tratamento integral da pessoa portadora de doença mental, deficiência física e/ou psíquica, ou outras patologias, tendo em conta as necessidades e urgências de cada tempo e lugar.

Em Portugal, o Instituto desenvolve a sua intervenção no âmbito da Saúde em 12 estabelecimentos, 8 no Continente, 2 na Região Autónoma da Madeira e 2 na Região Autónoma dos Açores.

LFS

PROGRAMA do CONGRESSO

Publicações: Faculdade de Teologia apresenta primeiro número de nova revista
Jan 23@12:00

«Ephata» unifica trabalho desenvolvido até agora por três publicações, para difundir a investigação científica na área

Lisboa, 20 jan 2020 (Ecclesia) – A Universidade Católica Editora vai lançar esta quinta-feira o primeiro número da ‘Ephata’, nova Revista Portuguesa de Teologia, que unifica o trabalho desenvolvido até agora por três publicações: Theologica (Braga), Didaskalia (Lisboa) e Humanística e Teologia (Porto).

A revista da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai ser coordenada por João Manuel Duque, professor catedrático, e é editada pelos seus três núcleos.

O objetivo é “fomentar e difundir a investigação científica na área da Teologia, nacional e internacionalmente”.

O nome da revista quer representar “o propósito de abertura da Teologia à cultura e a múltiplos saberes, sobretudo em contexto universitário, e evoca o princípio da escuta, inerente à fé cristã”.

Estamos, pois, perante um termo que significa, evoca e até provoca abertura. Abertura dos ouvidos, para escutar; abertura do que é próprio, da casa, para acolher o diferente. Em ambos os casos, a abertura para Deus, escutando-o e acolhendo-o, mede-se na abertura dos ouvidos e da porta de casa para o outro humano, sobretudo para o estrangeiro”.

“A revista tem por finalidade fomentar e difundir, nacional e internacionalmente, a investigação científica operada no domínio da Teologia, privilegiando a sua abertura à perceção interdisciplinar”, assinala o editorial do primeiro número, que vai ser lançado pelas 12h00 do dia 23 de janeiro, na sede da UCP, em Lisboa.

Na mesma data é apresentado o portal das Revistas Científicas da Universidade Católica Portuguesa.

O primeiro número de EPHATA procurar valorizar a “interdisciplinaridade universitária, com impacto significativo na elaboração contemporânea do discurso teológico”.

A periodicidade da revista será de dois números por ano (janeiro e julho), com um dossiê monográfico.

OC

 

Lisboa: Encontros de Santa Isabel refletem sobre «Jesus, periferias e nós»
Jan 23@21:30

Lisboa, 04 jan 2020 (Ecclesia) – O ciclo de encontros de Santa Isabel de 2020 vai ser dedicado ao tema «Jesus, as periferias e nós», tendo início a 9 de janeiro com o cardeal-patriarca de Lisboa.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA indica que D. Manuel Clemente vai, na primeira conferência, refletir sobre o tema «Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias», estando a moderação a cargo de Leonor Cardoso.

Uma semana depois, a 16 de janeiro, será o padre Ricardo Freire, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, a falar sobre «Jesus e as periferias», numa moderação de Rita Reino Assunção.

Na noite de 23 de janeiro será Isabel Mota, da Fundação Calouste Gulbenkian, a abordar o tema «Periferias», contando com a moderação de Rita Paiva e Pona e a atuação da Orquestra Geração.

O último encontro, marcado para a noite de 30 de janeiro, serão dois convidados da Cáritas diocesana de Lisboa, Luís Macieira Fragoso e Maria Cortez de Lobão, a refletir sobre «Aqui e agora», moderados pelo padre José Manuel Pereira de Almeida, pároco da comunidade de Santa Isabel, em Lisboa.

Todos os encontros têm início às 21h30 e estão marcados para o Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

LS

Jan
24
Sex
Igreja: Encontro de comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré
Jan 24_Jan 26 todo o dia

Nazaré, 13 Jan 2020 (Ecclesia) – A localidade da Nazaré (Patriarcado de Lisboa) vai acolher, de 24 a 26 deste mês, o primeiro encontro internacional de comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré.

Os participantes de vários países de língua portuguesa onde este culto está presente, sobretudo do Brasil, são esperados nesta vila portuguesa para este evento que constitui também um ponto alto no processo de candidatura do Culto de Nossa Senhora da Nazaré – Práticas e Manifestações, a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, bem como a sua inclusão no Inventário Nacional de Património Imaterial, numa iniciativa da Câmara Municipal da Nazaré, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Em relação à UNESCO, a candidatura está “a ser desenvolvida em parceria com o governo do Estado do Pará (Brasil)”, lê-se.

Além de representantes de comunidades portuguesas onde existem festividades ou círios em honra a esta invocação mariana, o encontro contará com uma forte presença de individualidades do Pará (Brasil).

A imagem peregrina brasileira vai chegar a Lisboa no dia 22, ficando até 24 no Mosteiro dos Jerónimos em exposição, sendo ali celebrada uma missa especial na manhã deste dia, celebrada pelo cónego José Manuel Ferreira e concelebrada pelos representantes eclesiásticos brasileiros.

No domingo de manhã, já no Santuário da Nazaré, será celebrada uma Missa, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

O culto a Nossa Senhora da Nazaré não é apenas uma das mais antigas tradições marianas portuguesas, também se espalhou pelo mundo de língua portuguesa, implantando-se com particular intensidade no Brasil.

LFS

Media: Apresentação da Mensagem das Comunicações Sociais
Jan 24 todo o dia

Cidade do Vaticano, 21 Jan 2020 (Ecclesia) – A Mensagem para o Dia das Comunicações Sociais da Igreja vai ser apresentada, dia 24 deste mês, no Vaticano.

O tema para o 54º dia mundial das Comunicações Sociais é “Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida faz-se história”, e vai ser celebrado no dia 02 de junho de 2020.

Francisco recordou muitas vezes, que não há futuro sem o enraizamento na história vivida. Desta forma,  leva-nos a entender que a memória não deve ser considerada um “corpo estático”, mas uma “realidade dinâmica”.

“Através da memória, se dá a transmissão de histórias, esperanças, sonhos e experiências de uma geração à outra”, pode ler-se.

O tema recorda que “toda história nasce da vida, do encontro com o outro” e Francisco apontou o exemplo das parábolas, histórias contadas por Jesus, em que foi dada “liberdade para as escutar, aceitar ou transmitir”.

“A força de uma história é expressada pela capacidade de gerar mudanças. Uma história exemplar, tem uma força transformadora. É o que experimentamos quando nos deparamos, através da história, com a vida dos Santos”, reforça.

O Papa pediu ainda para que todos possam “frutificar o talento”, fazendo da comunicação um meio para “construir pontes, unir e partilhar a beleza de ser irmãos num tempo marcado por contraposições e divisões”.

LFS

Bragança: Bispo diocesano encontra-se com jornalistas no dia da divulgação de um documento do Papa sobre a memória no jornalismo
Jan 24@9:30_11:00

Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2020 vai ser apresentada pelos coordenadores do setor da comunicação da Conferência Episcopal Portuguesa

Bragança, 21 jan 2020 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda convidou os jornalistas para um pequeno-almoço no dia 24 de janeiro e promove a apresentação da Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais pelos coordenadores do setor da comunicação na Conferência Episcopal.

De acordo com um comunicado do Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, o encontro de D. José Cordeiro com os profissionais dos media tem por objetivo assinalar o dia do padroeiro dos jornalistas, São Francisco de Sales.

“Este ano, para melhor celebrarmos a data, além do tradicional pequeno-almoço contaremos (durante a manhã) com intervenções do Senhor D. João Lavrador (presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais) e da Dr.ª Isabel Figueiredo (Diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais) sobre a Mensagem do Papa”, acrescenta o comunicado.

Para a diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, fazer a apresentação da Mensagem do Papa na Diocese de Bragança-Miranda é uma possibilidade de valorizar “a sua divulgação com novos projetos”, assinalando o dia de São Francisco de Sales em várias dioceses.

“Temos todo o gosto em participar no evento com que o Secretariado Diocesano de Bragança-Miranda marca este dia”, acrescenta Isabel Figueiredo numa carta dirigida aos vários secretariados diocesanos das comunicações sociais.

No fim de setembro último, o Vaticano informou que o tema para a Mensagem do Papa para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que vai ser celebrado no dia 02 de junho de 2020, é “Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida faz-se história”.

PR

Bragança: Tertúlia «Conversas de cORAÇÃO» com Isabel Figueiredo
Jan 24@21:00

Bragança, 22 Jan 2020 (Ecclesia) – No Colégio do Sagrado Coração de Jesus, em Bragança, realiza-se, dia 24 deste mês, às 21h00, uma tertúlia sobre «Conversas de cORAÇÃO» que tem como convidada Isabel Figueiredo, diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Esta iniciativa é aberta ao público e é promovida pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda em parceria com a comunidade do colégio e o Apostolado da Oração da diocese transmontana, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, vai estar presente.

LFS


NACIONAL

VATICANO

INTERNACIONAL

REPORTAGEM