Igreja: Fátima associa-se à oração do Rosário presidida pelo Papa no Vaticano pelas vítimas da pandemia

Foto Arlindo Homem/AE

Fátima, 29 mai 2020 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima “associa-se ao santo Rosário” do Papa Francisco, a partir das 16h30 locais, deste sábado, numa oração que vai ser “presidida pelo Reitor”, padre Carlos Cabecinhas na Capelinha das Aparições.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o Santuário de Fátima informa que o seu “Reitor, padre Carlos Cabecinhas, junta-se em oração ao Santo Padre e ao mundo inteiro”, da Capelinha das Aparições, a partir das 16h30 (hora portuguesa) deste sábado, dia 30 de maio.

A oração mundial do Rosário pelas vítimas da pandemia Covid-19 vai ser presidida pelo Papa Francisco, desde a Gruta de Lourdes, nos Jardins do Vaticano, às 17h30 (hora local), numa cerimónia que assinala o final do mês de maio, particularmente dedicado à Virgem Maria, na tradição católica.

A iniciativa vai ter representações das pessoas atingidas pelo novo coronavírus: médicos, enfermeiros, doentes curados, famílias em luto, capelães, farmacêuticos, jornalistas e voluntários, e uma família que acaba de ter um filho, símbolo da esperança.

Para além do Santuário de Fátima, vão estar unidos ao Papa vários santuários marianos, como de Lourdes (França), Lujan (Argentina), Guadalupe (México), Elele (Nigéria), San Giovanni Rotondo e Pompeia (Itália) ou o da Imaculada Conceição em Washington (EUA).

A iniciativa partiu do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (Santa Sé) e o seu presidente, D. Rino Fisichella, enviou uma carta aos reitores dos santuários pedindo que participem na recitação do Rosário, de acordo com as medidas locais de saúde.

“À luz da situação de emergência causada pela pandemia do coronavírus, que provocou a interrupção da atividade normal de todos os santuários e a interrupção de todas as peregrinações, o Papa Francisco deseja expressar um gesto de proximidade a cada um de vós com a oração do Santo Rosário”, refere o texto divulgado pelo Vaticano.

A uma oração mundial do Rosário pelas vítimas da pandemia presidida pelo Papa Francisco vai ser transmitida em mundivisão e pelos meios digitais da Santa Sé, do Santuário de Fátima e Agência ECCLESIA, por exemplo.

O Papa escreveu uma carta dirigida a todos os “fiéis” para o mês de maio, que manifestam particular “devoção e amor à Virgem Maria”, onde valoriza a tradição de rezar o Terço, e os bispos portugueses uniram-se a Francisco gravando a oração proposta, num vídeo conjunto, publicado pela Agência ECCLESIA.

Na sua nota, o Santuário de Fátima assinala também que este sábado regressam as celebrações com a presença de fiéis e de peregrinos na Cova da Iria e “apela a todos” que respeitem “todas as orientações indicadas nos diferentes espaços”, como a observância da distância física entre peregrinos, o uso de máscara nos espaços fechados, a frequente higienização das mãos e a manutenção da etiqueta respiratória, e as suas principais celebrações – Missas e Terços – vão realizar-se na Basílica da Santíssima Trindade, Recinto de Oração e Capelinha das Aparições.

CB/PR

 

https://agencia.ecclesia.pt/portal/evento/fatima-celebracoes-com-presenca-fisica-de-peregrinos-retomam-dia-30-de-maio/?instance_id=3513

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top