No âmbito do Ano Jubilar dedicado à santa portuguesa fundadora das Irmãs Concepcionistas

Évora, 18 ago 2026 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora presidiu à Eucaristia no Convento das Irmãs Concepcionistas de Campo Maior, esta segunda-feira, dia 17 de agosto, no dia da festa litúrgica de Santa Beatriz da Silva.
A Arquidiocese de Évora informou que esta celebração assumiu “particular solenidade” no Convento de Campo Maior, a terra natal de Santa Beatriz da Silva, e que D. Francisco Senra Coelho presidiu à Eucaristia, juntamente com as Monjas Concepcionistas e os peregrinos que se associaram a este momento jubilar.
A celebração, acrescenta a arquidiocese alentejana, constituiu um dos “momentos altos” deste Ano Jubilar nesta Igreja diocesana, “unindo a comunidade cristã em torno da figura de uma mulher que deixou à Igreja um testemunho de profunda fé, de amor à Imaculada Conceição e de consagração a Deus”.
Em 2026, celebram-se os 100 anos da beatificação de Santa Beatriz da Silva, pelo Papa Pio XI, em 1926, e os 50 anos da sua canonização, proclamada pelo Papa São Paulo VI, em 1976.
“Dois importantes aniversários que tornam este ano uma ocasião especial de ação de graças e de renovação da devoção à Santa portuguesa”, realça a Arquidiocese de Évora.
Uma relíquia de Santa Beatriz da Silva tem percorrido as paróquias desta diocese, e outras comunidades que pedem a sua presença, “proporcionando momentos de oração, celebração e aprofundamento da vida e espiritualidade”.

Segundo a arquidiocese eborense, as celebrações deste Ano Jubilar têm sido acompanhadas por “uma significativa participação dos fiéis”.
“A Igreja é convidada a redescobrir a atualidade do testemunho de Santa Beatriz da Silva e a fazer deste centenário da beatificação e cinquentenário da canonização uma oportunidade de ação de graças, peregrinação e renovação da fé, junto dos lugares e comunidades que guardam a sua memória”, destaca a Arquidiocese de Évora.
O Papa Leão XIV proclamou 2026 como Ano Jubilar de Santa Beatriz da Silva, e concedeu a possibilidade de obter a Indulgência Plenária aos fiéis que cumpram as condições estabelecidas pela Igreja Católica – as prescrições habituais e elucidadas pelo Catecismo da Igreja Católica (CIC 1471-1498) -, e peregrinem aos mosteiros das Irmãs Concepcionistas de Clausura Papal.
O Jubileu de Santa Beatriz da Silva teve início no domingo da Epifania, no dia 4 de janeiro, com uma Eucaristia presidida pelo arcebispo de Évora, na igreja do Mosteiro Concepcionista, em Campo Maior, e decorre até 31 de dezembro deste ano.
D. Francisco Senra Coelho publicou a nota pastoral ‘no seu Jubileu: Relíquia de Santa Beatriz da Silva visita-nos’, com data de 6 de janeiro, e assegurou “às monjas de Campo Maior, a expressão do afeto, da comunhão na Caridade e a mais profunda gratidão”.
CB

