Mensagem evoca valor da solidariedade, diante do medo
Bruxelas, 02 abr 2020 (Ecclesia) – A Comissão dos Episcopados Católicos da UE (COMECE) e a Conferência das Igrejas Europeias (CEC) lançaram hoje um apelo por uma resposta unida e solidária, perante a crise provocada pela pandemia de Covid-19.
Na mensagem enviada à Agência ECCLESIA, os responsáveis cristãos destacam a “responsabilidade partilhada” por todos os Estados em relação aos doentes e as pessoas afetadas pelo novo coronavírus, agradecendo aos que estão na “linha da frente” do combate à doença.
“Este é o momento para que todos demonstremos o nosso compromisso conjunto com o projeto europeu e os valores europeus comuns de solidariedade e unidade, não de capitular diante do medo e do nacionalismo”, assinalam os presidentes da COMECE e da CEC, o cardeal Jean-Claude Hollerich e o reverendo Christian Krieger, respetivamente.
Os representantes cristãos apelam à adoção de “medidas criativas” para enfrentar novas dificuldades sociais, económicas e financeiras, que permitam ainda “reforçar os sistemas de saúde mais frágeis, nas regiões pobres do mundo”.
OC