Sacerdote da Diocese de Bragança-Miranda chamado a trabalhar na Secretaria de Estado

Bragança, 05 ago 2021 (Ecclesia) – O padre José Luís Amaro Pombal, da Diocese de Bragança-Miranda, vai iniciar em setembro uma nova missão, na Cúria Romana, ao serviço da Secção para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano.

A informação foi avançada hoje, em nota online, pela diocese transmontana.

O sacerdote, de 35 anos, é natural de Mós, Torre de Moncorvo, e foi ordenado em 2010 por D. António Montes Moreira, na Catedral de Bragança; estudou História da Igreja na Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja da Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma.

No seu ministério sacerdotal, o padre José Luís Amaro Pombal foi pároco e presidente de Centros Sociais Paroquiais, no arciprestado de Bragança; docente no Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP) e formador do Seminário.

É ainda autor do livro ‘O Seminário de Bragança (1820-1926) / Da Confessionalidade à Separação’.

O sacerdote exercia funções como diretor espiritual do Seminário diocesano de S. José, em Bragança, como diretor do Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro, e como pároco na Unidade Pastoral de S. Bento, no Arciprestado de Bragança.

Num comunicado publicado esta quinta-feira no jornal ‘Mensageiro de Bragança’ e na página de internet da Diocese, D. José Cordeiro expressa ao padre José Luís Amaro Pombal a sua gratidão por “aceitar este novo desafio”, desejando-lhe “os melhores votos para que seja um serviço humilde e competente ao Papa Francisco e à Igreja Universal”.

A Secretaria de Estado do Vaticano é o dicastério da Cúria Romana que mais de perto ajuda o Papa no exercício da sua missão.

A secção dos Assuntos Gerais ou I Secção tem por missão “despachar as questões que digam respeito ao serviço quotidiano” do Papa e “coordenar os trabalhos” dos vários organismos da Cúria Romana.

O português monsenhor António Ferreira da Costa foi nomeado em junho de 2011, por Bento XVI, como ‘Capo Ufficio’, chefe de departamento na secção dos Assuntos Gerais, divisão na qual já trabalhava.

OC

Partilhar:
Share