Iniciativa promovida pela Academia Pontifícia das Ciências Sociais

Cidade do Vaticano, 01 mai 2019 (Ecclesia) – O Vaticano acolhe entre hoje e sexta-feira um encontro dedicado aos populismos e nacionalismos, com especialistas internacionais, promovido pela Academia Pontifícia das Ciência Sociais, sobre o tema “Nação, Estado. Estado Nação”.

O portal ‘Vatican News’ adianta que o objetivos dos trabalhos é debater “os mecanismos que geram os nacionalismos e os soberanismos que, lentamente, estão a tomar conta das sociedades de muitas nações”.

O Papa vai receber os participantes, em audiência, esta quinta-feira.

Stefano Zamagni, economista e presidente da Academia Pontifícia das Ciências Sociais, refere ao portal de notícias do Vaticano que “a linha da Igreja não é a de rejeitar o sentimento nacional” ou o conceito de nação, de identidade nacional, mas é sim “contra a sua degeneração, isto é, quando a ideia de nação se transforma em nacionalismo”.

O organismo da Santa Sé quer alerta para o renascimento dos populismos, “caraterizados por razões específicas: as reações, sem motivos e irracionais, em relação à globalização e contra o aumento das desigualdades”.

OC

Partilhar:
Share