Santarém, 24 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém organiza as jornadas de formação do seu clero, a partir de hoje, e o seu bispo, D. José Traquina, vai fazer a conferência de encerramento, esta quinta-feira, dia 26, Centro Diocesano de Pastoral.

A primeira conferência tem como tema «“À porta com Jesus” (Mc 1,33). O acolhimento pastoral nos Evangelhos» e é proferida pelo padre Mário Sousa (Diocese do Algarve), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Identidade e Missão dos fiéis leigos no pontificado do Papa Francisco» pelo padre Arlindo Miguel (Diocese de Santarém) e «Ecologia Integral: desafios da Laudato si» por Margarida Alvim (Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade) são outros temas a refletir também neste primeiro dia.

Esta quarta-feira, Graça Franco (Rádio Renascença) fala sobre «Um olhar sobre a Europa» e o padre Joaquim Ganhão da diocese escalabitana aborda a temática «O desafio missionário da Iniciação cristã: Catecumenado de adultos», lê-se.

Para além da conferência final da responsabilidade de D. José Traquina, o último dia das jornadas de formação do clero de Santarém contam também com o padre jesuíta Lourenço Eiró que vai refletir sobre «O discernimento espiritual como instrumento da ação pastoral» e A liderança a Missionário».

Somos uma missão nesta terra’ é o lema da Diocese de Santarém para os próximos seis anos quando vão viver os 50 anos da criação da diocese, com um ano jubilar, em 2025.

LFS

Partilhar:
Share