Leiria, 24 set 2019 (Ecclesia) – O cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, vai presidir hoje à Missa de abertura da Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), que tem novas ofertas formativas para  2019/2020, às 21h00, no Centro Pastoral.

Segundo o programa divulgado online, o novo ano da EDRE começa com a Eucaristia presidida por D. António Marto, depois vão entregar os diplomas aos alunos que concluíram o plano de formação, há uma breve apresentação da proposta formativa 2019/2020 e ainda um momento para inscrições.

A Diocese de Leiria-Fátima informa que o primeiro dia de aulas da Escola Diocesana Razões da Esperança é a 8 de outubro, no seminário diocesano.

Quinzenalmente, às terças-feiras, as propostas são ‘Ler o Antigo Testamento hoje’, do curso base, e ‘Evangelhos e Atos dos Apóstolos’, do curso de aprofundamento bíblico, das 21h00 às 23h00.

Para os catequistas há três propostas específicas, nomeadamente, o novo curso de iniciação ‘Ser Catequista’, também das 21H00 às 23h00, e mais duas novas formações, das 22h00 às 23h00, ‘Psicologia Catequética’ e ‘Say Yes – Catequese com adolescentes’, um itinerário que vai formar os catequisandos até à Jornada Mundial da Juventude 2022, em Lisboa.

A Escola Diocesana Razões da Esperança informa que o Departamento de Liturgia é responsável pela escola de Leitores e a de Ministros Extraordinários da Comunhão, o Serviço de Animação Missionária reflete sobre ‘O que dizem os papas sobre a missão da igreja?’ e o Gabinete de Informação e Comunicação (GIC) dinamiza “oficinas práticas de comunicação”.

As novas oficinas são para “todos os interessados na área da comunicação” que querem “preencher algumas lacunas na área da produção de conteúdos informativos” e o Gabinete de Informação e Comunicação explica que os conteúdos programáticos vão ser “transversais e abrangentes” e “definidos de acordo com o nível de conhecimentos dos participantes”.

O GIC pretende formar para a produção de conteúdos informativos, “promovendo a aprendizagem da utilização de ferramentas para produção e gestão de conteúdos”, para além de querer “sensibilizar para a necessidade” de planos estratégicos de comunicação no âmbito eclesial.

Também na Diocese de Leiria-Fátima, o Centro de Cultura e Formação Cristã vai dinamizar o ciclo de estudos ‘Bíblia e Teologia Cristã’, todas as semanas, às quintas-feiras, entre as 19h15 e as 22h30, no seminário.

Neste âmbito, para o primeiro semestre, o centro propõe uma disciplina de aprofundamento dos sacramentos, “como Sinais visíveis da Graça de Deus”, com o reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, e outra de aprofundamento da liturgia, “como celebração do Mistério de Cristo”, pelo padre Joaquim Ganhão, capelão no mesmo santuário.

CB

Partilhar:
Share