26ª edição decorre em Gondomar e no Porto, até ao dia 4 de maio, envolvendo 1800 atletas

Gondomar, 02 mai 2019 (Ecclesia) – A 26ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos (JNS) teve início esta quarta-feira, em Gondomar, com a participação de centenas de jovens e o desafio do provincial da congregação religiosa à superação interior.

“Cada um de vocês deve vencer, que todos vençam, é o que desejo. É possível porque vencemos quando nos vencemos. Eu venço quando me venço a mim mesmo, quando posso derrotar tudo o que me diminui, o que me entristece, me aniquila. E ganho quando dou o máximo e o melhor que tenho”, afirmou o padre José Aníbal Mendonça, na cerimónia de abertura desta iniciativa.

A cerimónia de abertura, na noite de quarta-feira, contou com a presença do presidente da autarquia, Marco Martins, que saudou a iniciativa e convidou a visitar o concelho.

Até sábado são esperados 1800 atletas dos 8 aos 18 anos, para uma “sã competição” em modalidades como basquetebol, futsal, natação, ténis de mesa, voleibol e xadrez, juntando as comunidades educativas de Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, em Portugal continental, ilha da Madeira e Cabo Verde.

Os JNS realizam-se desde 1992 e tendo já passado por diferentes locais do país, oferecem uma “experiência desportiva, lúdica e cultural”.

“O evento reúne atletas e comunidades educativo-pastorais num evento de família, de celebração e de festa, segundo um estilo próprio de educar e evangelizar: o estilo Salesiano”, apresenta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A organização dá conta que as provas vão realizar-se em diferentes espaços: Salesianos do Porto, Multiusos de Gondomar, Complexo Desportivo de Valbom, Piscinas Municipais de S. Cosme, Ala de Nun’Álvares e Escola Secundária de Gondomar.

A par das provas desportivas, a organização dá conta de um “programa de animação noturna paralelo ao evento com concertos, dança e DJ’s”, a acontecer em diferentes espaços dos JNS, bem como a organização de visitas culturais.

LS

Salesianos: Jogos Nacionais envolvem 1800 alunos na cidade do Porto

Partilhar:
Share