Porto: Caritas Diocesana quintuplicou os apoios num ano, diz D. Manuel Clemente

Bispo sublinha resposta social da Igreja Católica num momento de crise

Porto, 23 Mar (Ecclesia) – A Caritas quintuplicou no último ano o seu apoio na área da diocese do Porto, revelou hoje D. Manuel Clemente, em entrevista à agência Lusa.

Segundo este responsável, a Caritas Diocesana é a instituição vocacionada para “atender ao mais urgente” e no último ano “ultrapassou o quíntuplo do que se fazia normalmente”.

A estes apoios, juntam-se os prestados pelas conferências de São Vicente de Paulo, “que são centenas na diocese do Porto”, pela Obra Diocesana de Promoção Social, que mantém 12 centros de apoio aos bairros periféricos da cidade, pelas 28 misericórdias e por dezenas de centros sociais e paroquiais.

O bispo Manuel Clemente reconheceu, ainda assim, que a Igreja “nunca consegue responder totalmente” às necessidades, mas também entende que esse apoio se tornou imprescindível.

“Nem consigo imaginar, nem quero, o que seria a sociedade sem a resposta [social] que a Igreja Católica lhe dá”, observou.

Para marcar os quatro anos de D. Manuel Clemente à frente da diocese, vai ser lançado esta quinta-feira o livro «É este o tempo – A Experiência da Missão», assinado pelo prelado.

A obra da editora Pedra Angular, que contém os “textos fundamentais” proferidos nos dois últimos anos pelo bispo do Porto, vai ser apresentada às 21h30, no seminário diocesano, por Henrique Raposo.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top