Informação, assessoria, produção e partilha de conteúdos digitais em análise durante iniciativa online
Lisboa, 24 set 2020 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), da Igreja Católica em Portugal, vai promover entre hoje e amanhã as suas Jornadas Nacionais de formação e debate, este ano num formato inédito, através das nas plataformas digitais.
Os trabalhos, com o tema ‘Mais do que ligados’, começam às 10h30, com a conferência inaugural do cardeal D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, e o debate sobre a comunicação em tempo de pandemia.
Informação, assessoria, imprensa regional, conteúdos digitais, eventos online e geração Z são os temas para grupos de trabalho na tarde de hoje e manhã de quinta-feira.
O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. João Lavrador, realça que as Jornadas Nacionais de Comunicação Social resultam da certeza de que “é muito urgente pensar, debater e planificar a comunicação no contexto de pandemia”.
“O objetivo destas jornadas foi definido na sequência de duas reuniões com diretores dos Secretariados Diocesanos das Comunicações Sociais e os seus mais diretos colaboradores, onde foi também unânime a decisão de que as Jornadas deste ano acontecem no ambiente digital”, indicou o bispo de Angra, na carta/convite para esta iniciativa.
Isabel Figueiredo, diretora do SNCS, destaca por sua vez as transformações trazidas pela pandemia de Covid-19, à Igreja e à sociedade, com impacto na comunicação.
“Como continuar a contar o mundo? Como ajudar as empresas a comunicar? Como transformar momentos físicos em eventos on-line, capazes de chegar a todos? E os mais novos, que lugar têm neste comboio de alta velocidade que procura novos destinos?”, assinala .
Durante as Jornadas Nacionais de Comunicação Social 2020 vai decorrer a entrega do Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão D. Manuel Falcão à reportagem multimédia do Expresso sobre o “adeus dos monges da Cartuxa” e, ainda, a título honorífico, ao programa 70×7, e aos jornais centenários Notícias da Covilhã e Jornal da Beira.
PR/OC