Conferência Episcopal e médicos ajudaram Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes a preparar regresso às Missass comunitárias

Lisboa, 29 mai 2020 (ECCLESIA) – A Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, no Patriarcado de Lisboa, vai apostar na multiplicação do número de celebrações da Eucaristia para diminuir o risco de contágio na pandemia de Covid-19.

“Multiplicar o número de celebrações para que as pessoas possam ser mais divididas”, foi uma solução encontrada na comunidade que serve o Parque das Nações, disse à Agência ECCLESIA o padre Paulo Franco, pároco local.

Na preparação do retomar das celebrações comunitárias da Eucaristia, a partir da vigília de Pentecostes, este sábado, o sacerdote referiu que tiveram em consideração várias ajudas: as instruções da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP); um webinar (videoconferência educacional) dos padres do Patriarcado de Lisboa com a Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP); e reuniões com médicos da paróquia.

A segurança é fundamental neste período, por isso o padre Paulo Franco aconselha as pessoas a levarem “as proteções necessárias: a máscara e o desinfetante”.

Entre os cuidados a ter na preparação dos espaços e das pessoas para esta retoma das celebrações, o pároco desta paróquia junto ao Rio Tejo sublinhou que foi necessário “sensibilizar as pessoas que vão participar na Eucaristia” e alertar as “pessoas de risco” a manter-se em casa.

Para cada celebração, esta paróquia tem disponíveis voluntários, que ajudam as pessoas a seguir circuitos “bem definidos”, para que “não seja possível o cruzamento”.

A “ventilação e arejamento” dos espaços, antes e depois das celebrações, também é essencial.

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, ao domingo de manhã, vão realizar-se duas “celebrações seguidas”, mas o “ideal seriam as celebrações ao ar livre”, destacou o pároco local.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou a 8 de maio uma série orientações para a celebração do culto público católico no contexto da pandemia de Covid-19, com normas para higienizar os espaços e as pessoas e celebrar os vários sacramentos.

O cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente, enviou uma saudação às comunidades católicas de Lisboa, a respeito do regresso das celebrações comunitárias da Missa, a partir de sábado, pedindo uma reabertura “gradual e cautelosa”.

A preparação das celebrações comunitárias das Missas em várias dioceses vai estar em destaque no programa 70×7 deste domingo, na RTP2, emitido esta semana às 7h27.

HM/LFS/OC

 

 

 

 

 

Partilhar:
Share