Bispo diocesano afirma que foram criadas as condições para «evitar contágios com o vírus» nas assembleias

Diocese de Leiria-Fátima

Leiria, 29 mai 2020 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima afirmou hoje numa mensagem dirigida à diocese que os responsáveis das várias paróquias foram “cuidadosos” na preparação das igrejas, apelando à participação nas celebrações comunitárias com “confiança e sem medo”.

“Embora com as devidas cautelas e movidos pelo amor aos outros, para nos protegermos mutuamente, aproximemo-nos das nossas igrejas com confiança e sem medo”, afirmou o cardeal D. António Marto.

Para o bispo de Leiria-Fátima, foram criadas as condições pelos párocos e colaboradores para “evitar contágios com o vírus” nas assembleias, onde todos se devem proteger e cuidar reciprocamente.

“Se alguma coisa aprendemos nesta dolorosa experiência, é que todos precisamos de todos para nos protegermos e cuidarmos”, afirmou.

D. António Marto disse que para além do cuidar da saúde, é preciso cuidar dos “pobres e fragilizados” para que a comunidade cresça como “família cristã chamada a viver e a dar testemunho da ‘alegria do Evangelho’.

“Agradeço todo o vosso esforço, sacrifícios e testemunho de fé, neste tempo de confinamento e de ausência de celebrações comunitárias. Sei que custou muito, mas também que houve quem crescesse na fé utilizando os recursos oferecidos nos meios de comunicação digital”, afirmou. 

“Espero que toda vida cristã que foi provada e cresceu, se mantenha e desenvolva agora com maior apoio e comunhão da comunidade cristã”, sublinhou.

O cardeal D. António Marto lembra “quem sofreu doenças ou a morte de familiares e amigos” pedindo o “necessário conforto” e confiando “à misericórdia divina todo os defuntos”.

No dia 13 de março a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou que “os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa”, medida que foi revogada no comunicado do Conselho Permanente da CEP do dia 2 de maio, onde se apontava a retomada gradual das celebrações comunitárias da Eucaristia no dia 30 de maio.

PR

Partilhar:
Share