Lisboa, 29 nov 2021 (Ecclesia) – A Capela do Rato, na cidade de Lisboa, organiza um ciclo de conferências subordinado ao tema «Caminho Sinodal», no tempo litúrgico do Advento.

A primeira conferência realiza-se hoje, às 21h30, com a participação de José Eduardo Borges de Pinho, professor emérito de Eclesiologia na Faculdade de Teologia da UCP, e vai oferecer “uma palavra segura e implicativa sobre a sinodalidade da vida da Igreja atual, com realismo e dimensão profética”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco convoca toda a Igreja, a partir das comunidades cristãs locais, a concretizar “um caminho sinodal de escuta uns dos outros, com sinceridade e verdade, discernindo, entre dificuldades, resistências e oportunidades, o que o Espírito diz hoje à Igreja” e esta reflexão/discernimento, a partir das Igrejas locais, converge no Sínodo dos Bispos de 2023: «Para Uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão», lê-se

No dia 9 de dezembro, também às 21h30, o padre José Frazão Correia, SJ, vai refletir sobre “a prática sinodal como experiência espiritual de discernimento comunitário”.

A sua espiritualidade inaciana vai ajudar a compreender e a traduzir na “vida pessoal e comunitária o desafio do Papa Francisco: «Que passos o Espírito nos convida a dar para crescer como Igreja sinodal?»”.

Por fim, no dia 13 de dezembro, às 21h30, a teóloga espanhola leiga Cristina Inogês-Sanz que integra a comissão metodológica criada pelo Papa Francisco vai falar sobre as “formas de concretizar o processo sinodal”.

As sessões vão ser transmitidas através da plataforma Zoom.

LFS

 

Sínodo 2023: Capela do Rato reforça intenção de «caminhar juntos» (c/vídeo)

Partilhar:
Share