Lisboa, 29 nov 2021 (Ecclesia) – A Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM), da Conferência Episcopal, promove um encontro de missionários/assistentes pastorais da diáspora de língua portuguesa na Europa, entre hoje e 3 de dezembro, no Hotel São Nuno, em Fátima.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a OCPM informa que o encontro tem como tema ‘Rumo a um Nós, cada vez maior – O compromisso com a edificação de um mundo novo’ e receberam várias inscrições de missionários/assistentes pastorais inscritos.

A Obra Católica Portuguesa das Migrações tem vários objetivos para esta iniciativa, como tomarem “consciência de uma identidade corpo” e juntar todas as comunidades, analisar pontos estruturantes, prioritários e difíceis deste setor, bem como refletir sobre o futuro.

Os participantes vão refletir a pastoral a partir dos textos fundamentais do magistério do Papa Francisco – ‘Evangelii Gaudium’, Laudato Si, ‘Querida Amazónia’, Declaração Sobre a Fraternidade Humana e a ‘Fratelli Tutti’ – e preparar os 60 anos da OCPM, que se comemoram em 2022.

Ao longo do encontro, os missionários da Europa vão interligar seis pares de verbos – acolher; escutar; caminhar; servir; partir/regressar – e terminam com o tema da sinodalidade e a pós-pandemia.

Obra Católica Portuguesa das Migrações informa ainda que o professor Juan Ambrósio, da Universidade Católica Portuguesa, vai ser o orador do encontro de assistentes pastorais da diáspora na Europa, entre hoje, 29 de novembro, até 3 de dezembro, no Hotel São Nuno, em Fátima.

CB

Partilhar:
Share