Propostas serão disponibilizadas em formato «texto e áudio» e podem ser feitas como preparação individual, em família, comunidade ou grupos

Leiria, 02 dez 2020 (Ecclesia) – A diocese de Leiria – Fátima vai, durante os próximos dois anos, publicar “guiões de leitura orante”, disponibilizados em formato de “texto e audio”.

“As propostas são em dois formatos, texto e áudio, e estão sempre disponíveis no site da Diocese. Todas as semanas é publicado um guião para a leitura orante da palavra de Deus centrada numa das leituras e com referência à Eucaristia, e uma gravação áudio”, pode ler-se no site da diocese.

A publicação das propostas quer ser “um meio de encontro com Cristo” e servirá de “preparação da Eucaristia dominical”, podendo ser feitas “pessoalmente, em família, em grupo ou em comunidade”.

As propostas são desenvolvidas por “um grupo de colaboradores, padres e leigos”.

“Se o primeiro formato é o clássico esquema de oração, já o segundo formato, alarga a possibilidade de realização e o leque de destinatários que podem, desta forma, fazer a sua «lectio divina» (meditação orante, ndr) através de um dispositivo móvel”, indica.

As reflexões do tempo de Advento e da Quaresma vão ser produzidas pelo Serviço Pastoral do Ensino Superior (SPES), numa coordenação do seu diretor, o padre Eduardo Caseiro.

“Nos tempos restantes, esperamos poder contar com a colaboração de alguns casais para se dar continuidade a esta oferta”, dá conta o site.

A diocese informa que as inscrições para receber as propostas de oração no seu email podem ser feitas no formulário indicado.

A notícia recorda ainda a recomendação do cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, na sua carta pastoral sobre a Eucaristia, para “o incremento da leitura orante da Palavra de Deus”, de forma singular ou numa preparação familiar.

LS

Partilhar:
Share