Música, dança, conversas, lembranças e celebrações marcaram iniciativas intergeracionais

Lisboa, 26 jul 2021 (Ecclesia) – ‘Faz missão’ foi o lema que mobilizou milhares de jovens portugueses ao encontro dos mais velhos das suas comunidades para momentos de convívio e festa, este sábado e domingo, pelo primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

O Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 informa que os jovens responderam positivamente ao desafio de irem ao encontro dos idosos, realizado em conjunto com as dioceses nacionais.

Os jovens da Paróquia de São Miguel de Baltar, na Diocese do Porto, foram ao encontro dos idosos e avós nas suas casas e ofereceram ‘a minha sebenta’, com “jogos, adivinhas, anedotas e muito mais”, em encontros realizados à janela, nas suas casas, à entrada ou mesmo no interior, cumprindo as medidas de higiene e segurança.

Já o Grupo de Jovens de Crestuma juntou-se antes da Eucaristia, à porta da igreja, para conversar “com os mais velhos”, explicaram o que são as JMJ e “aproveitaram para entregar a todos a oração” deste encontro mundial que se vai realizar em Lisboa, no verão de 2023.

Em Montelavar, no Patriarcado de Lisboa, os encontros intergeracionais realizaram-se em diversos lugares, em casa, na rua e em estabelecimentos comerciais foram registados vários momentos de aproximação entre a juventude e os mais velhos da paróquia.

O Comité Organizador Diocesano (COD) de Lisboa, por exemplo, realizou uma conversa online entre gerações “conduzida pelo sonho, a memória e a oração”, com os ‘avós ao leme’, no dia 23.

O Papa Francisco instituiu a celebração de um ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’, que se vai assinalar anualmente no quarto domingo de julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho).

Em Viana do Castelo, a diocese do Alto Minho promoveu no sábado uma jornada dedicada às novas gerações, e os participantes do 21.º ‘Viana Jovem’ fizeram uma visita surpresa à Casa Sacerdotal, “com sons e danças típicas da região”.

Na Diocese de Aveiro, uma instituição da terceira idade também foi o destino do grupo de jovens ‘Loucos por Deus’, na Paróquia da Gafanha da Nazaré, que estiveram os idosos do Lar Nossa Senhora da Nazaré.

O COD de Beja incentivou a aproximação entre os mais velhos e os jovens no contexto do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e desafiou as instituições na diocese a gravar os utentes a fazer uma coreografia do refrão do Hino da JMJ Lisboa 2023, e oito responderam positivamente ao convite.

“Foram incríveis!”, destaca o Comité Organizador Diocesano de Beja.

O Comité Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 informa que nas redes sociais, nos hashtags #Lisboa2023 e #Iamwithyoualways encontram-se muitas iniciativas dos jovens e das dioceses de Portugal que aceitaram o convite de fazer missão pelos avós e os idosos.

CB/OC

Partilhar:
Share