Edição conjunta apresenta percurso biográfico das 13 figuras que vão inspirar participantes no encontro internacional de Lisboa

Lisboa, 24 mai 2022 (Ecclesia) – A diretora editorial das Paulinas, irmã Eliete Duarte, considera que os 13 patronos escolhidos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizam em Lisboa, de 01 a 06 de agosto de 2023, “não são coisas do outro mundo nem fantasmas”, mas exemplos “a seguir”.

“Quando falamos dos patronos da JMJ, falamos de homens e mulheres que viveram o seu tempo e que dão testemunho com uma atualidade incrível, não são coisas do outro mundo nem fantasmas, são homens e mulheres concretos que fizeram a sua opção de vida”, disse a irmã Eliete Duarte à Agência ECCLESIA.

A Paulinas Editora e a Paulus Editora publicaram em conjunto um livro com as biografias dos patronos, “apresentados aos jovens como modelos a seguir”, realçou a diretora editorial das Paulinas.

Para o Padre Tiago Melo, diretor editorial da Paulus, as figuras escolhidas “são inspiradoras para os jovensm porque são testemunhos fortes e capazes de levar a um caminho de conversão”.

“A linha do amor conduz toda a história destes santos”, sublinhou o padre Tiago Melo em entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA (RTP2).

O livro, com a chancela das duas editoras católicas, é “um projeto bonito e com sinodalidade”, sublinha a irmã Eliete Duarte.

Este projeto é “uma forma de colaborar” com a Jornada Mundial da juventude que se realiza na cidade de Lisboa, em 2023, e, possivelmente, o livro vai ser editado em diversos idiomas, concluiu o padre Tiago Melo.

O Comité́ Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 escolheu 13 patronos que, para D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca, são santos e santas que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”.

Os patronos da JMJ Lisboa 2023 são: São João Paulo II, São João Bosco, São Vicente, Santo António, São Bartolomeu dos Mártires, São João de Brito, a beata Joana de Portugal, o beato João Fernandes, a beata Maria Clara do Menino Jesus, o beato Pedro Jorge Frassati, o beato Marcel Callo, a beata Chiara Badano e o beato Carlo Acutis.

PR/LFS/OC

 

JMJ Lisboa 2023: Organização divulgou patronos da próxima Jornada Mundial da Juventude

Partilhar:
Share