JMJ 2013: «LusoFesta» na Jornada Mundial da Juventude

Iniciativa do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil no dia 24 de julho

Rio de Janeiro, Brasil, 16 jul 2013 (Ecclesia) – A «LusoFesta», organizada pelo Departamento Nacional de Pastoral Juvenil para o segundo dia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, pretende ser um momento de convívio e partilha das tradições que unem os participantes lusófonos.

Bruno Leite, do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil (DNPJ), refere ao programa ECCLESIA, transmitido hoje na Antena1 (22h45), que a ideia é “levar e deixar” no Brasil “algo de Portugal”.

“Também fizemos o convite aos jovens de Cabo Verde, Angola, Moçambique, para criarmos um encontro lusófono, vamos fazer uma partilha de culturas e uma festa falada em português”, explica.

Com esta iniciativa pretende-se partilhar não só a cultura portuguesa mas a cultura lusófona com a comunidade de duas paróquias da cidade que recebe a JMJ 2013 e acolhe os jovens portugueses na semana missionária.

O programa é variado mas, de manhã, mantém a rotina da JMJ com participação na eucaristia e na catequese, “no local habitual”.

Da parte da tarde, a «LusoFesta», começa às 14h00 (mais quatro em Portugal) e às 16h30 terá lugar o acolhimento com “um lanchinho que as comunidades portuguesas vão oferecer”.

A partir das 17h00, as autoridades presentes e os bispos portugueses saudarão os participantes e, de seguida, começa o espetáculo musical, com o padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que esteve recentemente em Portugal.

Deste tributo pretende-se que seja, também, um momento dedicado à “partilha de culturas”, explica Bruno Leite.

No espaço será, ainda, exibido um filme promocional sobre Portugal para “mostrar a todos o que é o país e para matarem saudades”.

O ator português Ricardo Pereira será o convidado da «LusoFesta» que termina por volta das 19h30, “com uma oração mariana, para levar um pouco de Fátima às comunidades portuguesas”.

‘Ide e fazei discípulos’ é o lema da JMJ que pretende ser usado pela iniciativa do DNPJ, onde “cada um é convidado a partilhar a sua vida e o dom da fé”.

Com a «LusoFesta» pretende-se que os jovens se unam ao episcopado e que estreitem relações com os bispos portugueses, “eles que são o rosto de Portugal na igreja”.

“Penso que para além do Papa Francisco e da sua mensagem que os bispos que vão estar presentes, também, vão ser instrumentos desta evangelização e deste caminhar”, acrescenta Bruno Leite.

Este encontro em português terá transmissão online através da televisão oficial do Cristo Redentor, que é também a TV da JMJ.

No âmbito da jornada, o DNPJ vai entregar uma imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário do Cristo Redentor, que depois ficará numa das suas capelas.

“A partir daquele momento, todos os meses, no dia 13, haverá uma eucaristia dedicada a Nossa Senhora de Fátima”, revela Bruno Leite.

Alguns dos jovens que vão participar na JMJ também vão colaborar com a Rádio Catedral, uma rádio local do Rio de Janeiro, que transmitirá em sete idiomas.

LS/CB/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top