JMJ 2013: Programa celebrativo para milhões

Rio de Janeiro, 16 jul 2013 (Ecclesia) – A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na cidade do Rio de Janeiro, vai reunir milhões jovens no maior evento do género promovido pela Igreja Católica, que leva o Papa ao Brasil.

A iniciativa está a ser antecedida, desde hoje até sexta-feira, por uma ‘Semana Missionária’ para promover o intercâmbio religioso, a cooperação social e cultural entre os grupos de peregrinos e comunidades de acolhimento.

No sábado vai decorrer a missa de envio para a JMJ 2013, presidida pelos bispos das dioceses brasileiras, marcando o momento em que participantes e voluntários se dirigem ao Rio de Janeiro, para participar no encontro com o Papa, que chega ao país lusófono no próximo dia 22.

A missa inaugural, na Praia Copacabana, será presidida pelo arcebispo da sede da JMJ Rio2013, D. Orani João Tempesta, às 19h00 locais (mais quatro em Lisboa), meia hora depois da cerimónia de abertura, seguida por um discurso do presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko.

Nos dias 24, 25 e 26 vão ter lugar as catequeses pela manhã em cerca de 30 línguas, com intervenções de bispos de vários países, incluindo oito de Portugal, em volta do tema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’; nos locais de catequese, será distribuído o pequeno-almoço.

A programação inclui uma ‘Feira Vocacional’, apresentando “a diversidade e riqueza dos carismas das Congregações, Movimentos e Comunidades Religiosas” em 130 stands individuais, além de confessionários, praça de alimentação, palco e tendas para missas, adoração e oficinas.

No centro da praça, a tenda de adoração ao Santíssimo Sacramento é coordenada pelas Missionárias da Caridade, religiosas que seguem o carisma da Madre Teresa de Calcutá.

O ‘Festival da Juventude’, por sua vez, promove centenas de eventos, entre espetáculos, vigílias, exposições, recitais, filmes, peças de teatro e danças em diferentes áreas do Rio de Janeiro.

O Papa Francisco vai ser acolhido pelos jovens na mesma praia, a 25 de julho, numa cerimónia de boas-vindas com início marcado para as 18h00.

“Peregrinos dos cinco continentes darão as boas-vindas ao sucessor de Pedro e apresentarão as delegações que vieram para participar na Jornada”, adianta a organização do evento.

No dia seguinte, decorre o último dos chamados “atos centrais” da JMJ na Praia de Copacabana, com uma Via-Sacra presidida pelo Papa, a partir das 18h00.

O centro das celebrações muda no sábado em mais de 40 quilómetros, com os peregrinos a rumarem para a localidade de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, que acolhe os atos conclusivos da JMJ, para os quais se espera a participação de mais de dois milhões de pessoas.

A vigília de oração nessa noite, com início às 19h00, “será um grande momento de louvor, adoração e testemunhos” no chamado ‘Campus Fidei’, adiantam os organizadores.

Após a saída do Papa, os jovens mantêm-se em oração até à meia-noite, podendo continuar a rezar e meditar nas várias tendas que estarão espalhadas pelo local.

A missa final, a partir das 10h00 de domingo, é antecedida por três horas de apresentações musicais e oração das Laudes, preparando a chegada do Papa.

Depois da celebração, Francisco anunciará a cidade que vai sediar a próxima JMJ.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top