«Este ‘Tempo de Criação’ será um momento crítico para os católicos levantarem as vozes» – Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral

Cidade do Vaticano, 03 ago 2021 (Ecclesia) – O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) e o ‘Movimento Laudato Si’ incentivam os católicos a celebrar o ‘Tempo da Criação’ 2021 e a assinar a petição ‘Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis’, até à COP26.

“Este ‘Tempo de Criação’ será um momento crítico para os católicos levantarem as vozes pelos mais vulneráveis e defendê-los”, afirmou o antigo secretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, monsenhor Bruno-Marie Duffé, que  convida os católicos a assinar e promover a petição.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o organismo da Santa Sé e o movimento internacional assinalam que com o início da COP26 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – é “um momento crucial” para os católicos defenderem os mais frágeis e assinarem a petição ‘Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis’, que incentiva os líderes mundiais a cuidar da criação de Deus.

“Quando nós, católicos, nos reunimos e vivemos a nossa fé, coisas incríveis acontecem. Basta ver como a ‘Laudato Si’ do Papa Francisco animou comunidades católicas em todos os lugares a cuidar da criação”, assinalou o Movimento Laudato Si’, no contexto da petição ‘Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis’, que defende o combate conjunto da emergência climática e da crise da biodiversidade, procurando limitar o aquecimento a 1,5ºC.

O comunicado lembra que o mais recente relatório da ONU é na necessidade de uma “ação urgente”, e todos os cristãos podem “viver sua fé defendendo a Casa Comum antes da COP26”.

Neste contexto, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) e o movimento internacional assinalam que os cristãos têm o “potencial de mudar as suas comunidades e o mundo para melhor”, “representam mais de 25% da população mundial”.

O ‘Tempo da Criação’ é uma celebração ecuménica que começou a 1 de setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e vai terminar no dia 4 de outubro, a festa litúrgica de São Francisco de Assis.

Os católicos são incentivados a usar os recursos preparados para viver e celebrar este mês especial, que estão disponíveis online, e a registar as diversas atividades e iniciativas que promoverem.

O Papa Francisco assinalou o início do ‘Tempo da Criação 2021’, e pediu para rezar e trabalhar com os irmãos e irmãs de diferentes confissões cristãs “pela Casa Comum nestes tempos de grave crise planetária”, na audiência pública de quarta-feira, no Vaticano.

No mesmo dia, foi publicado o ‘Vídeo do Papa’ do mês de setembro, com o tema “um estilo de vida ecossustentável”, e Francisco destacou a ação dos jovens em “projetos de melhoria ambiental e social”.

Vamos escolher mudar! Vamos avançar com os jovens para estilos de vida mais simples e que respeitam o meio ambiente”, desafiou o Papa.

CB

Partilhar:
Share