Francisco assinalou o «Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação» e anunciou uma mensagem ecuménica

Foto Vatican Media

Cidade do Vaticano, 01 set 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinalou hoje o início do ‘Tempo da Criação 2021’, na audiência pública de quarta-feira, pediu para rezar e trabalhar “pela Casa Comum nestes tempos de grave crise planetária”, e anunciou a publicação de uma mensagem ecuménica.

“Junto com os irmãos e irmãs de diferentes confissões cristãs, rezemos e trabalhemos pela nossa Casa comum nestes tempos de grave crise planetária”, pediu o Papa na sala Paulo VI, no Vaticano.

Francisco recordou que hoje celebra-se o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que marca o início do ‘Tempo da Criação’, que termina na festa litúrgica de São Francisco de Assis, no dia 4 de outubro.

O Papa adiantou que vai ser publicada uma mensagem que foi preparada com o patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, e o arcebispo de Cantuária (Igreja Anglicana), Justin Welby, para este mês especial que, este ano, tem como tema ‘Uma casa para todos? Renovar o oikos de Deus’.

Foto Vatican Media

Uma delegação de cem pessoas do ‘Movimento Laudato Si’ participou na audiência geral semanal, para celebrar o início deste ‘Tempo da Criação’, e esteve com o Papa Francisco.

Este ano, o símbolo para este mês é a ‘Tenda de Abraão’, e o movimento convida a montar uma tenda nos jardins como sinal de hospitalidade aos excluídos, a rezar com e pelos mais vulneráveis ​​de cada comunidade, num sinal de compromisso de criar uma casa para todos.

O ‘Tempo da Criação’ começa com um Dia Mundial de Oração pela Criação, que o Papa Francisco instituiu na Igreja Católica em 2015, uma data que o patriarca ecuménico Dimitrios I proclamou para os Ortodoxos em 1989.

O Papa disse que pretende ir à próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que se vai realizar de 1 a 12 de novembro, em Glasgow, numa entrevista à Rádio Cope divulgada hoje.

“Em princípio, o programa é para ir. Tudo depende de como me sinto no momento. Mas, o meu discurso já está sendo preparado.  E o programa é estar presente”, adiantou Francisco à emissora da Conferência Episcopal Espanhola.

CB

 

Ecumenismo: «Tempo da criação» convida a «olhar» a terra como uma «casa comum» onde todos são «uma mesma família» (c/vídeo)

Partilhar:
Share