Institutos Missionários “Ad Gentes” de Portugal prepararam diversas iniciativas para o mês «Outubro Missionário»

Lisboa, 01 out 2021 (Ecclesia) – Os Institutos Missionários “Ad Gentes” (IMAG) de Portugal e os seus animadores destacam as várias iniciativas que vão promover em outubro, o “mês missionário por excelência” na Igreja Católica, que convidam a “refletir sobre as missões”, vocação que “pertence a todos os batizados”.

“Os tempos que vivemos são de novos desafios e, por vezes, a nossa tentação quando há um tempo de mudança, de crise, é ficar desmoralizados e um bocadinho no sofá, como também critica o Papa Francisco, e é preciso esta ousadia de inovar, de sonhar e realizar a missão em moldes diferentes”, disse o padre Simão Pedro à Agência ECCLESIA.

O presidente dos Animadores Missionários Ad Gentes (ANIMAG) salienta que o Papa “incansavelmente” deseja que todo o cristão “se torne verdadeiro missionário” e as pessoas são sensíveis a este “chamamento missionário”, mas precisam de fazer uma “alteração de entendimento, de perceção”.

“Ouvimos a palavra missão e pensamos nos missionários que estão nos países mais pobres a evangelizar. Esses são os missionários Ad Gentes mas a missão que o Papa Francisco quer e este impulso missionário tem que ser para cada pessoa”, desenvolveu o sacerdote.

Segundo o padre Simão Pedro, convidado de hoje no Programa ECCLESIA, transmitido na RTP2, Portugal também é um país “muito necessitado” de ser evangelizado, “que Jesus possa chegar a cada pessoa para fazer sentido para a vida de cada um de nós”.

O Papa Francisco escreveu a mensagem ‘Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos’, uma passagem do livro dos Atos dos Apóstolos (Novo Testamento), que dá tema ao Outubro Missionário 2021, e evoca o exemplo de superação das primeiras comunidades cristãs.

As Obras Missionárias Pontifícias (OMP) Portugal publicaram o Guião Missionário 2021/2022, com várias propostas de reflexão, oração e celebração, que convida ao testemunho concreto da fé, e que foi realizado pelos IMAG.

O presidente dos Institutos Missionários “Ad Gentes”, o padre Adelino Ascenso, destaca também o lançamento do Hino Missionário de 2021, intitulado ‘Não, não podemos!’, da autoria do grupo de jovens CHORUS, e inspirado na mensagem do Papa.

Ao longo do mês de outubro, e a partir de segunda-feira, dia 4, as ‘Conversas na ECCLESIA’ são são ‘Além-Fronteiras II’, dedicadas à missão com o testemunho de diversos missionários no mundo, numa parceria com os ANIMAG.

“Testemunhos de missão que nos vão estimular, com a maior variedade de nacionalidades, promovendo um verdadeiro encontro de culturas”, adianta o padre Adelino Ascenso.

Do programa destaca-se também a celebração da Missa no Dia Mundial das Missões 2021, a 24 de outubro, que vai ser transmitida na TVI, a partir das 11h00, a partir da igreja Nova da Trofa, presidida por D. Armando Esteves Domingues, presidente da Comissão Missão e Nova Evangelização, da CEP.

Esta quinta-feira já teve início o ciclo de cinco conferências ‘À escuta do Diálogo’, que se realiza por videoconferência todas as quintas-feiras, até 28 de outubro, a partir das 21h00, e nos sítios online dos IMAG e NIMAG vão ser publicados vídeos ‘Alma da Missão’.

O mês outubro missionário tem origem no Dia Mundial das Missões, que se celebra no penúltimo domingo de outubro, data instituída pelo Papa Pio XI em 1926, como um “dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos”.

HM/CB/OC

Covid-19: Papa propõe «missão de compaixão» para enfrentar a pandemia

Partilhar:
Share