Celebrações marcadas para 9 e 10 de outubro, no Vaticano

Cidade do Vaticano, 01 out 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai inaugurar a 9 e 10 de outubro o “caminho sinodal” que decorre até 2023, com um momento de reflexão e uma Missa no Vaticano, respetivamente.

A sala de imprensa da Santa Sé divulgou hoje o programa das celebrações iniciais, que começam na manhã do próximo dia 9, na Sala Nova do Sínodo, com trabalhos em assembleia plenária e em grupos linguísticos.

O Papa vai discursar durante este encontro inicial, no qual vão ser apresentados testemunhos de várias partes do mundo, através de ligação digital.

Todos os presentes no evento vão participar, no dia seguinte, na Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), que marca o início oficial do Sínodo a nível mundial e para a Diocese de Roma.

“Estarão presentes representantes do povo de Deus, incluindo delegados das reuniões internacionais das Conferências Episcopais e organismos semelhantes, membros da Cúria Romana, delegados fraternos, delegados de vida consagrada e movimentos eclesiais de leigos, o Conselho de Jovens e outros”, indica o comunicado da Santa Sé.

O processo decorre até outubro de 2023, sobre o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, tendo sido publicadas, pela Secretaria-Geral do Sínodo, um conjunto de orientações para as várias comunidades católicas.

OC

Sínodo 2023: Relator-geral projeta debate sobre futuro da Igreja e admite tensões

Partilhar:
Share