«A vocação é um chamamento de Deus muito concreto» – D. Francisco Senra Coelho

Évora, 30 abr 2020 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora convidou hoje os fiéis da diocese a estarem juntos em diversos momentos de oração no contexto da Semana de Oração Pelas Vocações, que vão transmitir online, entre esta sexta-feira e domingo.

“Vocação à família, ao matrimónio, vocação ao serviço também à Igreja, lembrando as vocações sacerdotais, missionárias, religiosas, e as vocações monásticas”, explica D. Francisco Senra Coelho.

Desde 26 de abril, a Igreja Católica está a viver a Semana de Oração pelas Vocações 2020, até este domingo, dia 3 de maio.

“A vocação é um chamamento de Deus muito concreto, o senhor pensa em nós desde a nossa criação, ainda no seio da nossa mãe ele já sonhava para a nossa vida uma missa muito concreta. Viver é assumir uma missão”, explicou ao lado de um quadro “maravilhoso” da anunciação a Maria.

O Papa Francisco escreveu a mensagem ‘As palavras da vocação’ para Dia Mundial das Vocações, que a Igreja Católica celebra este domingo (3 de maio) e destacou como palavras-chave “gratidão, coragem, tribulação e louvor”, que o arcebispo de Évora desenvolve e explica no vídeo publicado online.

“Precisamos de ser uma Igreja missionária, discípulos missionários da esperança. Carecemos de famílias cristãs vivendo o sacramento do matrimónio, berços naturais da vida, testemunhos e exemplos de fé e, ao mesmo tempo, espaço alargado ao amor para que aconteça a possibilidade vocacional, o chamamento à vida presbiteral, sacerdotal, religiosa, missionária, contemplativa, ao diaconado permanente e também ao laicado consagrado no meio do mundo”, desenvolveu.

“Para que estas vocações abundem e surgem vamos rezar”, acrescenta D. Francisco Senra Coelho adiantando que esta sexta-feira vão celebrar a Via Lucis, pelas 19h00, na igreja de São Francisco, transmitida online na página da arquidiocese.

No dia seguinte, a partir da Casa Episcopal, também pelas 19h00, vão transmitir a celebração da vigília que prepara o domingo e pelas vocações.

Este domingo, dia 3 de maio, segundo o arcebispo de Évora, depois da oração do terço, às 18h15, celebram a Eucaristia onde vão “pedir ao Senhor o dom das vocações”.

“Para que o Senhor envie a esta Igreja famílias novas, solidificadas pelo dom do matrimónio, e novas gerações sacerdotais, missionárias, religiosas, contemplativas e também leigos consagrado no meio do mundo”, desenvolveu.

“Conto convosco”, diz D. Francisco Senra Coelho na sua mensagem à arquidiocese que convida a participar nos momentos de oração que vai presidir, entre sexta-feira e domingo, e vão ser transmitidos em direto no canal da arquidiocese na internet.

CB

Partilhar:
Share