Iniciativa das Equipas de Jovens de Nossa Senhora em Portugal começa esta sexta-feira e termina no dia 12 de maio

Lisboa, 08 mai 2020 (Ecclesia) – As Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) em Portugal começam hoje uma peregrinação virtual até ao Santuário de Fátima, uma caminhada online de cinco dias aberta também a quem não pertence ao movimento.

“Procurámos que fosse também uma proposta para que aqueles que queiram, mesmo não sendo equipistas, se possam juntar a nós neste ‘caminho’ de 5 dias”, explicou o responsável nacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, Afonso Virtuoso assinalou que esta peregrinação virtual, “diferente mas atual”, surge como uma solução ao desafio lançado dos bispos de procurarem “formas alternativas de chegar a Fátima”.

Em comunicado, as Equipas de Jovens de Nossa Senhora em Portugal informam que a peregrinação ao santuário mariano da Cova da Iria é uma “atividade que marca o ano” do movimento e foi “reformulada para que cada um a possa viver a partir de sua casa”.

«Eu estarei convosco todos os dias» é o tema bíblico geral da peregrinação de maio das EJNS, até dia 12 de maio; A partir de hoje, “através de grupos de Whatsapp”, vão ser partilhados testemunhos associados ao tema de cada dia e os peregrinos virtuais vão também celebrar a Eucaristia e a recitar o terço em “formato live diariamente”.

As EJNS convidam “todos que querem fazer um caminho de oração” a inscrever-se através do seu sítio na internet, em www.ejns.pt, e contabilizam que nas primeiras duas horas de inscrição registaram “mais de 300 pessoas”.

Este ano, pela primeira vez na sua história, o Santuário de Fátima vai celebrar os dias 12 e 13 de maio sem peregrinos nos seus espaços, “na sequência das decisões sanitárias impostas pelas autoridades por causa da pandemia” Covid-19, informou o santuário em comunicado.

No âmbito do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, as Equipas de Jovens de Nossa Senhora criaram um hashtag (marcador) #EJNSemcasa e promoveram diversas iniciativas, como “noites de oração, músicas e momentos de humor”, desde o mês de março, e as suas reuniões mensais, realizadas nas plataformas digitais, proporcionaram que “a maioria dos equipistas rezasse mais o Terço e muitos sentissem impelidos a colaborar com diferentes organizações sociais”.

‘Cristo Vive’, o título da exortação do Papa Francisco para a juventude, é o tema do atual ano pastoral da Equipas de Jovens de Nossa Senhora que os tem “interpelado a perceber como Cristo vive” nas suas “casas, em família, nos estudos/trabalho e na comunhão com todos os que mais sofrem”.

As EJNS surgiram em 1976 e destinam-se a jovens católicos entre os 16 e os 26 anos, são um movimento internacional que está em 13 países; Em Portugal têm mais de dois mil membros.

CB

Partilhar:
Share