Tema esteve em debate durante encontro online do Conselho Presbiteral

Foto: C. M. Vila Real

Vila Real, 05 Mar 2021 (Ecclesia) – Os sacerdotes da Diocese de Vila Real alertaram, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, para a “solidão, luto, desemprego e cansaço” que a pandemia está a provocar.

“Os conselheiros apresentaram um diagnóstico da situação pandémica na Diocese de Vila Real relativamente às consequências económicas, sociais, familiares, psicológicas e espirituais que a pandemia provocou nas nossas comunidades”, realça a nota, divulgada após uma reunião online, esta quinta-feira, do conselho representativo do clero católico da diocese.

Os participantes no encontro manifestaram particular preocupação com “as gerações mais jovens”.

A reunião realizada teve como “ponto único de agenda” a reflexão acerca do documento da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) ‘Desafios pastorais da pandemia à Igreja em Portugal’.

Na introdução aos trabalhos, D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, referiu-se ao documento como sendo “uma boa ajuda na avaliação dos novos pressupostos e desafios pastorais” e um “auxílio ao discernimento da realidade, através dos pés, ouvidos, olhar e coração”.

O responsável realçou também a necessidade de se “valorizar a Igreja doméstica como chave na transmissão da fé”.

O Conselho Presbiteral contou com a presença do presidente da Cáritas Diocesana de Vila Real, Henrique Oliveira, o qual traçou “uma radiografia aos novos problemas e desafios sociais” e mostrou que “a crise pandémica tem agudizado as necessidades e carências”, nomeadamente com o “aumento dos pedidos de ajuda de famílias para alimentação e outras necessidades”.

Na parte final da assembleia, foi ainda discutida pelos conselheiros a necessidade de sublinhar a importância do apoio à Cáritas Diocesana na valorização do peditório nacional e na Renúncia Quaresmal.

A próxima assembleia do Conselho Presbiteral realiza-se no dia 9 de junho de 2021.

LFS/OC

 

Vila Real: Pedidos de ajuda «mais do que duplicaram» com a pandemia – Cáritas

Partilhar:
Share