Comunicações Sociais: Jovens desafiados a uma «presença responsável, positiva e crítica»

Região de Alenquer, na diocese de Lisboa, acolheu seminário europeu dedicado à «Educação para os Media»

Alenquer, Lisboa, 06 jun 2011 (Ecclesia) – Cerca de 50 jovens provenientes de Portugal e de outros países europeus participaram durante cinco dias num seminário sobre “Educação para os Media”, organizado por várias associações ligadas ao Movimento dos Focolares.

De acordo com o coordenador nacional do projeto, tratou-se de “uma iniciativa muito positiva, porque os jovens tiveram oportunidade de contactar não só com o mundo académico, com as ideias e o ‘dever ser’ da comunicação, mas com o mundo real que a caracteriza, com os seus desafios e dificuldades”.

Em declarações prestadas hoje à Agência ECCLESIA, Sérgio Cunha destaca a “abertura” que os órgãos de comunicação social, como a ECCLESIA e a RTP, tiveram na receção aos participantes, “que excedeu bastante as expectativas”, e foi decisiva para a transmissão de novos conhecimentos.

Neste evento internacional, realizado em Alenquer, estiveram sobretudo estudantes e profissionais ligados às áreas do jornalismo, fotografia, publicidade e comunicação.

Com uma componente teórica e outra prática, orientada para o desenvolvimento de trabalhos, o principal objetivo foi mesmo chamar a atenção para a importância de se participar de forma “responsável, positiva e crítica” num mercado que hoje está em constante mutação.

“Não se falou especificamente na Igreja Católica, mas nos valores que ela defende, e neste caso foi particularmente interessante a entrevista que fizemos à ECCLESIA, que atua nesta fronteira de levar a mensagem do Evangelho aos outros, com uma linguagem acessível a todos” revela aquele responsável.

Sérgio Cunha acrescenta ainda que, depois de diversos dias de contacto com profissionais de comunicação e com as populações locais, no desenvolvimento dos seus trabalhos, os jovens saíram “admirados com a profundidade e a densidade de valores que ainda existe na sociedade portuguesa, o que para eles também foi formação”.

No penúltimo dia do seminário, este sábado, houve a oportunidade dos jovens apresentarem os trabalhos realizados durante estes dias, na Cidadela Arco-Iris, uma das mais típicas representações do Movimento dos Focolares.

A ideia é que esses projetos, que abarcam diversas áreas dos media, sejam agora publicados num site, ainda em fase experimental, que mais tarde funcionará como um veículo de partilha de informações e experiências.

Mais do que isso, “cada um dos participantes pretende agora levar este modelo, à escala, para os seus países de origem”.

“A melhor forma de sermos responsáveis e críticos é pormo-nos nós próprios no papel de comunicador e de produtor de conteúdos”, salienta o coordenador do seminário.

A divulgação de conteúdos com qualidade será o principal objetivo e, se possível, através de protocolos com instituições de ensino, por exemplo, continuar com projetos de educação para os media, a nível local.

O Seminário “Educação para os Media” integra-se na iniciativa “News&You” e tem o apoio da Comissão Europeia, ao abrigo do Programa Juventude em Ação

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top