Braga/UCP: «Vida e fé» nas novas tecnologias e nos dispositivos digitais

Inicativa da Faculdade de Teologia com transmissão em direto através da internet

Braga, 23 jan 2016 (Ecclesia) – O polo regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove hoje jornadas ‘Do clique ao toque: o diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais’, na Faculdade de Teologia.

João Duque, presidente do Centro Regional de Braga da UCP, disse no início dos trabalhos que esta jornada tem “um significado muito próprio”, por ser “a primeira de muitas”.

O também responsável pelo núcleo de Braga da Faculdade de Teologia sublinha que a instituição tem uma “opção estratégia” pelo setor da Teologia Prática, para trabalhar questões “que marcam fortemente a atividade pastoral da Igreja, nos seus diversos significados, no mundo contemporâneo”.

“Temos uma grande potencialidade de reflexão com o nosso espaço linguístico, o espaço ibero-americano”, acrescentou.

Nesse sentido, deixou votos de que, com a ajuda dos suportes tecnológicos, se possam desenvolver “redes de reflexão” teológicas, capazes de chegar a “quase metade do mundo”.

A primeira conferência foi proferido pelo professor Jorge Sierra Canduela, de Santiago de Compostela, com o tema ‘Os dispositivos digitais na configuração do crer’.

O religioso é vice-presidente da ‘wikimedia’ em Espanha, fundação que gere a ‘wikipédia’ e outros projetos ‘wiki’ no país.

Segundo o especialista, os católicos são chamados a descobrir as “sementes do Evangelho” nas redes digitais, dando como exemplo uma foto com mais de 83 milhões de ‘gostos’ no Instagram, a mais popular nesta plataforma, que mostra uma cantora a beijar o seu avô.

Para o irmão Jorge Sierra, há lugar para a fé na wikipédia, apresentando informação “enciclopédica”, “referenciada”.

“Mantendo o ponto de vista neutral, há que falar dos Padres da Igreja, da história da Igreja, dos documentos papais”, precisou.

O vice-presidente da ‘wikimedia’ realçou que a presença da Igreja Católica nas redes digitais tem de ir para lá da mera disponibilização de conteúdos ou de práticas devocionais.

“Temos de trazer a nossa peça para um puzzle que vai estar sempre incompleto”, sustentou.

O irmão Jorge Sierra disse que a fé se vive “no abraço, no encontro pessoal”, mas o telemóvel “pode ajudar”.

Segundo o religioso, os “nativos digitais” também têm de aprender e “crescer” na utilização das tecnologias.

Os trabalhos prosseguem com o painel ‘Redes Sociais Digitais’, o qual conta com a participação de Bento Oliveira, do projeto ‘iMissio’; Luís Silva, do ‘ABC da Catequese’ e Miguel Mendes do sítio ‘Cristo Jovem’.

‘Identidades e narrativas digitais’ é o nome do segundo painel, a partir das 15h00, que conta com o padre Marcelino Paulo Ferreira do ‘Laboratório da Fé, da Diocese de Braga; o padre António Valério, dos projetos “Passo a Rezar’ e ‘Click to Pray’.

Esta sessão conta também com as intervenções de Paulo Rocha, diretor da Agencia ECCLESIA, e do diretor do Departamento Arquidiocesano de Braga para a Comunicação Social, o padre Tiago Freitas.

As jornadas ‘Do clique ao toque: o diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais’ encerram-se com a conferência "A Igreja na aldeia global", do vice-presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença, o padre Américo Aguiar.

CB/OC

Notícia atualizada às 11:55

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top