D: João Lavrador destaca necessidade de ser criativo

Angra do Heroísmo, Açores, 26 mar 2020 (Ecclesia) – O bispo de Angra, nos Açores, incentivou os sacerdotes da diocese a transmitir as celebrações da Semana Santa e Tríduo Pascal, com a ajuda das novas tecnologias.

O apelo de D. João Lavrador surge face à perspetiva de viver “todo o período pascal sem a participação presencial dos fiéis cristãos”, por causa da pandemia de Covid-19.

“Nestes tempos conturbados e difíceis que estamos a viver e que apelam à serenidade, à responsabilidade e à comunhão exortando-vos a redobrar de modo criativo a vossa forma de serdes pastores no meio do Povo de Deus que vos está confiado”, escreveu o prelado aos sacerdotes da diocese açoriana.

Na mensagem sobre as celebrações pascais, o bispo de Angra apelo à celebração do Tríduo Pascal, “em celebração privada, e dentro do possível” transmitida pelas redes sociais ou internet.

D. João Lavrador convida cada pároco, “sem deixar de respeitar as normas sanitárias vigentes”, a encontrar “uma forma criativa” de se tornar presente através de um sinal pascal junto dos seus paroquianos.

Na mensagem o bispo diocesano também informa as disposições que a Santa Sé – através da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos – publicou para a celebração do Tríduo Pascal no atual contexto de pandemia do novo coronavírus.

O bispo de Angra informou ainda o clero diocesano que “não é possível” realizar as várias celebrações de “renovação das promessas sacerdotais”, pelo que a Missa Crismal e celebração das datas jubilares dos sacerdotes vai acontecer às 18h00 horas do dia 21 de junho, na Sé de Angra, para a Vigararia do Centro; a 23 de junho, para os sacerdotes da Vigararia do Ocidente, no Pico (Madalena); e dois dias depois, na igreja Matriz de Ponta Delgada, para os sacerdotes da Vigararia do Nascente.

A Diocese de Angra disponibilizou a Clínica do Bom Jesus para o Serviço Regional de Saúde dos Açores, como “apoio complementar”, e outras instalações em regime de alojamento dos profissionais de saúde que estão em exercício no combate ao novo coronavírus.

CB/OC

Semana Santa: O que vai mudar com a pandemia?

Partilhar:
Share