«A JMJ pode trazer muitos frutos e até pode ser uma oportunidade de descobrirem sua vocação» – João Costa

Faro, 24 out 2022 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano (COD) do Algarve para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 dedicou o encontro ‘Rumo ao 23’, deste mês de outubro, à vocação sacerdotal, que terminou com a “abertura do lausperene” anual desta Igreja local.

“A JMJ pode trazer muitos frutos e até pode ser uma oportunidade de descobrirem sua vocação porque é um momento em que Deus fala”, disse o coordenador do COD, ao jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

O objetivo da edição deste mês do encontro de preparação dos jovens algarvios para a JMJ Lisboa 2023, segundo João Costa, foi fazer “um encontro dedicado à vocação, que culminasse com a abertura do lausperene”, a oração anual ininterrupta durante 24 horas ao Santíssimo Sacramento promovida pela Diocese do Algarve, através do Seminário diocesano, para pedir vocações de consagração.

O ‘Rumo ao 23’ deste mês outubro, realizado este domingo, dia 23 de outubro, reuniu cerca de 250 jovens de diversas paróquias, no largo da Sé, em Faro, que, após o acolhimento, foram agrupados por anos de catequese e participarem em diferentes ateliês, sobre o pré-seminário, o objetivo do lausperene, e a descoberta da vocação, por exemplo.

No claustro da Sé do Algarve, os jovens foram também convidados a fazer uma fotografia com uma moldura dedicada à JMJ 2023, e a publicá-la nas redes sociais, com uma frase com as palavras «JMJ» e «vocações», identificando o COD do Algarve e a edição portuguesa da Jornada Mundial da Juventude.

Depois do jantar partilhado, os jovens participaram na Eucaristia de abertura do lausperene diocesano, presidida pelo seu bispo, na igreja de São Pedro.

“Este tempo de caminhada para a JMJ pretende fazer com que Cristo esteja no centro: Centrar Cristo na minha vida, naquilo que sou e que faço, através dos gestos e atitudes que se refletem também nas próprias opções pessoais e, sobretudo, em fazer da vida dom para os outros”, disse D. Manuel Quintas.

O bispo do Algarve explicou também que só quem faz da sua vida dom para os outros “é que encontram o sentido verdadeiro e autêntico da vida”.

“E Cristo tem de fazer parte dessa resposta. Que seja Ele a razão de todo este caminho”, acrescentou o bispo diocesano, que lembrou aos jovens que as inscrições para a JMJ Lisboa – de 1 a 6 de agosto de 2023 – já estavam abertas, o Papa Francisco foi o primeiro a inscrever-se na manhã deste domingo.

O jornal ‘Folha do Domingo’ informa ainda que, no final da celebração, os jovens foram desafiados a rezar diariamente a oração da Semana dos Seminários, que se vai realizar de 30 de outubro a 6 de novembro, durante os 15 dias do lausperene.

A cadeia de oração permanente ao Santíssimo Sacramento (lausperene), 24 horas por dia, que a Igreja Católica no Algarve realiza desde 2004 para pedir a Deus vocações de consagração, vai terminar no dia 5 de novembro, e é promovido pela equipa formadora do Seminário de Faro, assegurada pelas paróquias das três regiões pastorais, pelas comunidades, congregações, grupos e movimentos.

CB

 

Lisboa 2023: Papa inscreveu-se na próxima JMJ (c/vídeo)

Partilhar:
Share