Equipa coordenada pelo padre João Curralejo é constituída por jovens do Departamento da Juventude, Universidade e Vocações com representantes dos arciprestados

Foto: Diocese de Vila Real

Vila Real, 22 nov 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real celebrou este sábado o Dia Mundial da Juventude  com uma vigília de oração, na qual tomaram posse os órgãos do Comité Organizador Diocesano (COD) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Vila Real informa que o seu COD tem a missão de “dinamizar os jovens” para participarem na JMJ Lisboa 2023, organizar a peregrinação dos símbolos deste encontro mundial – a cruz e o ícone mariano – pela diocese, em setembro de 2022.

O Comité Organizador Diocesano de Vila Real vai também “auxiliar” a diocese no acolhimento que vão realizar na Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar de 1 a 6 de agosto de 2023 na capital portuguesa, promover a formação de voluntários e famílias de acolhimento, bem como acolher e acompanhar os peregrinos que se vão inscrever nos ‘Dias na Diocese’, a semana da pré-jornada vivadas em várias dioceses portuguesas.

O COD de Vila Real é constituído por uma equipa de 30 pessoas, tem a coordenação do padre João Curralejo e integra os jovens que já colaboram no Departamento Diocesano da Pastoral da Juventude, Universidade e Vocações com representantes dos oito arciprestados desta Igreja local.

Para celebrar o Dia Mundial da Juventude, este ano assinalado a nível local, a diocese dinamizou uma vigília de oração, presidida pelo seu bispo D. António Augusto Azevedo, que mobilizou “uma centena de jovens de todos os arciprestados”.

A Diocese de Vila Real assinala que a celebração continuou nas paróquias, este domingo, com a presença dos “símbolos das Jornadas Mundial da Juventude (a cruz e o ícone de Nossa Senhora) e a realização da oração oficial da Jornada na Eucaristia dominical”.

Foto: Diocese de Vila Real

O COD também partilhou vídeos com “jovens de toda a diocese” com a temática ‘Ser Jovem é…’, nas redes sociais.

A Igreja Católica promoveu, nas dioceses de todo o mundo, a sua festa anual com os jovens católicos, pela primeira vez na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, por decisão do Papa Francisco.

A iniciativa teve como tema ‘Levanta-te! Constituo-te testemunha do que viste’, uma passagem do livro dos Atos dos Apóstolos em que Jesus se dirige ao Apóstolo Paulo (cf. At 26, 16).

A próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

CB/OC

Partilhar:
Share