Responsável pela pastoral juvenil da congregação participa nesta iniciativa online

Lisboa, 03 ago 2021 (Ecclesia) – A Juventude Doroteia está a promover o encontro internacional ‘Libertadores de Sonhos’, este ano em formato online, com a participação de jovens de Portugal, Espanha, Malta, Itália e Albânia. 

A irmã Lisete Gonçalves, Doroteia e membro da equipa de organização deste encontro internacional, disse hoje à Agência ECCLESIA que estes dias de encontro  têm servido para “ajudar os jovens a libertar os seus sonhos e tocar os sonhos de Deus”.

“Espero que cada um se tenha conhecido um pouco melhor, consiga libertar os seus sonhos e tocar os sonhos de Deus para cada um, desejo que tenha ficado alguma coisa para a sua vida”, assinala.

A iniciativa anual, que se conclui hoje, decorre desde 2017, tendo passado por Fátima, Malta e Espanha.

Para a irmã Lisete Gonçalves estes encontros são importantes para que cada jovem possa “despertar para o sonho que carrega” e “descobrir a sua vocação”. 

“É muito belo as partilhas que fazem, por exemplo “que os sonhos são dados a cada um por uma única razão”; “que os sonhos podem ajudar a ser melhores pessoas” ou até que “escutar um sonho pode ser escutar a parte mais profunda de cada um””, revela a irmã. 

Os três dias deste encontro online pretendem o desenvolvimento de um tema, “partilha em pequenos grupos e potenciar a diferença cultural.

“Já abordamos a figura de José, através dos seus sonhos e da carta que o Papa Francisco escreveu a propósito e, nesta terça-feira, vamos descobrir o sonho de Paula, a nossa fundadora da congregação de Santa Doroteia”, conta a religiosa.

Apesar das limitações impostas pela pandemia a Juventude Doroteia, não deixou de promover este encontro internacional reforçando a “disponibilidade para ajudar os jovens a crescer e libertarem o potencial que têm dentro”.

A equipa de organização deste Encontro é composta por seis pessoas, três leigos e três religiosas, duas delas portuguesas. 

SN

Partilhar:
Share