Conselho Provincial Ampliado reelegeu superior provincial, conselheiros e aprovou diversos textos

Lisboa, 27 jul 2021 (Ecclesia) – Os Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) em Portugal concluíram o conselho alargado, no qual reelegeram o superior provincial, assumindo a “responsabilidade acrescida” de completar o ‘Projeto Missionário Global’.

Na mensagem final do Conselho Provincial Ampliado (CPA), realizado entre 18 e 24 de julho, os Espiritanos informam que para além da reeleição do superior provincial, o padre Pedro Fernandes, foram eleitos como conselheiros os padres Hugo Ventura, Raul Lima, Andrew Fofie e Damasceno Reis.

O superior provincial eleito escolheu os padres Eduardo Miranda Ferreira e José Castro Oliveira para completar o seu conselho e, na primeira reunião deste órgão, o padre Victor Silva e o irmão Manuel do Carmo Gomes foram indicados, respetivamente, ecónomo e secretário da província portuguesa.

‘Vejam, vou fazer algo de novo’ (Is 43,19) foi o lema do Conselho Provincial Ampliado que reuniu 18 delegados, no Centro Espírito Santo e Missão (CESM) – Seminário da Silva, em Barcelos.

O objetivo do CPA foi avaliar os três primeiros anos de aplicação do ‘Projeto Missionário Global’, aprovado em 2018.

“Na hora de (re)partir em missão, fica a responsabilidade acrescida de completar o cumprimento do Projeto Missionário Global, havendo já na linha do horizonte o Capítulo Provincial de 2024”, explicam os religiosos.

Ao longo da semana de trabalho, os 18 delegados, aprovaram “por unanimidade” textos sobre ‘Identidade, Espiritualidade, Comunidade’, ‘Pastoral Juvenil’, ‘Animação Missionária’, ‘Administração e Finanças’, ‘Missão Ad Gentes’, ‘Formação’, ‘Paróquias’ e ‘Justiça e Paz’.

O Conselho Provincial Ampliado dos Espiritanos começou com o testemunho de religiosos que apresentaram a missão no estrangeiro, e viveram um retiro espiritual, ao jeito dos Exercícios Inacianos, orientado pela irmã Marina Santos, das Escravas do Sagrado Coração de Jesus.

Os Missionários do Espírito Santo contaram ainda com o contributo de peritos, nomeadamente o padre Bruno Norte (Jesuíta), sobre os desafios que se lançam hoje à Pastoral Vocacional, e o padre Fernando Domingues, provincial dos Combonianos, que refletiu sobre o lugar das Congregações Religiosas Missionárias em Portugal.

Os Missionários do Espírito Santo foram fundados a 27 de maio de 1703, em França, por Poullart des Places, e chegaram a Portugal em 1867.

A congregação vai realizar o seu capítulo geral no próximo mês de outubro, em Bagamoyo, na Tanzânia.

CB/OC

 

Vida Consagrada: Padre Pedro Fernandes foi reeleito superior provincial dos Espiritanos em Portugal

 

Partilhar:
Share