Viana do Castelo, 25 fev 2021 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano (COD) de Viana do Castelo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) convidou os jovens da diocese a construírem o logótipo, a cruz, da JMJ Lisboa 2023, até 22 de março.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o COD de Viana do Castelo explica que o objetivo é dar a conhecer o logótipo da JMJ, em forma de cruz, que “irá acompanhar, de uma forma especial, o período da Quaresma”.

Intitulado ‘A Cruz dos Jovens’, o “desafio” é que cada jovem construa a cruz em ambiente familiar, por etapas, sendo fiel às cores e proporção dos símbolos, até dia 22 de março.

No sítio online ‘Jotas de Viana’, do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, pode ser descarregado o molde das peças para a construção da ‘Cruz dos Jovens’.

No dia 23 de março, os participantes são convidados a publicar uma fotografia da sua cruz nas redes sociais com os hashtags (marcadores) #jotasmj23 e #acruzdosjovens.

A Jornada Mundial da Juventude 2023 tem um logotipo inspirado pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas, desenhado pela portuguesa Beatriz Roque Antunes, e foi apresentado pela organização do encontro de jovens, em Lisboa, a 16 de outubro de 2020.

O novo logo da JMJ, inspirado no tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39), proposto pelo Papa, tem como elementos centrais a Cruz, atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo, e a figura da Virgem, acompanhada pela referência à oração do Rosário.

A inspiração central parte do tema proposto pelo Papa Francisco, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1, 39) relativa à visita da Virgem Maria à sua prima, Santa Isabel, mãe de São João Batista, durante a gravidez de ambas.

O Comité Organizador Diocesano de Viana do Castelo da JMJ Lisboa 2023 destaca também atividades recentes de preparação e envolvimento dos jovens e da comunidade na Jornada Mundial da Juventude, como a corrente de oração que celebrou o ‘Dia JMJ’, esta terça-feira, com o mote ‘Apenas uma vela’.

CB

Partilhar:
Share