Vaticano: Sínodo dos Bispos de 2012 já tem instrumento de trabalho

Cidade do Vaticano, 19 jun 2012 (Ecclesia) – O Vaticano apresenta hoje, em conferência de imprensa, o instrumento de trabalho (instrumentum laboris) da 13ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro.

O secretário-geral do Sínodo, D. Nikola Eterović, e o seu subsecretário, D. Fortunato Frezza, vão marcar presença no encontro com os jornalistas, dando a conhecer o documento, com versões em oito línguas, incluindo o português.

A próxima assembleia sinodal, que vai decorrer entre 7 e 28 de outubro, é dedicada ao tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’.

O texto preparatório (lineamenta) desta reunião magna, divulgado em março de 2011, destacava que, desde o Concílio Vaticano II (1962-1965) até hoje, “a nova evangelização se propôs, cada vez mais com maior lucidez, como o instrumento” para enfrentar “com os desafios de um mundo em acelerada transformação”.

“Nova Evangelização não significa um «novo Evangelho»”, assinala o documento, mas “uma resposta adequada aos sinais dos tempos, às necessidades dos indivíduos e dos povos de hoje, aos novos cenários que desenham a cultura”.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top