Foto: Viagem do Papa a Lampedusa, 08.07.2013

Cidade do Vaticano, 06 jul 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai presidir esta quarta-feira a uma Missa no Vaticano, com transmissão online, assinalando o 7.º aniversário da sua viagem à ilha italiana de Lampedusa, a primeira do atual pontificado.

A celebração na Capela da Casa de Santa Marta tem início marcado para as 11h00 locais (menos uma em Lisboa) e participação limitada, “dada a situação sanitária”, ao pessoal da secção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé).

A viagem do Papa à ilha italiana de Lampedusa, no dia 8 de julho de 2013, evocou o drama dos milhares de migrantes que tentam entrar na Europa e acabam por perder a sua vida no mar Mediterrâneo.

“Neste mundo da globalização, caímos na globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa”, disse Francisco na Missa a que presidiu no campo desportivo ‘Arena’, perante milhares de pessoas na ilha mediterrânica, situada a menos de 115 quilómetros da costa da Tunísia, porta da Europa para milhares de imigrantes africanos.

OC

Partilhar:
Share