Vaticano: Papa recebeu Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional

Cidade do Vaticano, 18 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), em audiência privada, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

A nota de imprensa acrescenta que Lagarde se fazia acompanhar por uma comitiva, sem adiantar mais detalhes.

O pontificado de Francisco tem ficado marcado por várias críticas ao atual sistema financeira internacional, um tema que esta no centro do livro ‘Esta Economia Mata’, dos vaticanistas Andrea Tornielli e Giacomo Galeazzi, recém-publicado em Portugal.

“A atenção pelos pobres está no Evangelho, não é uma invenção do comunismo”, declarou aos jornalistas Andrea Tornielli, vaticanista e coordenador do portal ‘Vatican Insider’, e Giacomo Galeazzi, vaticanista do jornal ‘La Stampa’.

A entrevista encerra uma publicação dedicada ao magistério social do pontífice argentino.

O Papa sublinha que “a atenção pelos pobres” faz parte da tradição da Igreja e que “é preciso não a ideologizar”, porque tem a sua origem documentada “nos primeiros séculos do Cristianismo”.

Francisco critica uma globalização que, apesar de ter ajudado muitas pessoas a superar a pobreza, condena “muitas outras a morrer de fome”, provocando um aumento das desigualdades e negando a dignidade do ser humano.

Neste sentido, o pontífice argentino contesta uma “autonomia absoluta” dos mercados e da especulação, que contraria a necessidade de “resolver as causas estruturais da pobreza”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top