Papa emérito deslocou-se à Alemanha, a 18 de junho, para se despedir

Cidade do Vaticano, 01 jul 2020 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje o falecimento de Georg Ratzinger, de 96 anos, irmão do Papa emérito Bento XVI, que se tinha deslocado à Alemanha, a 18 de junho, para se despedir.

Com diferença de idade de três anos, os dois irmãos foram ordenados sacerdotes no mesmo dia, 29 de junho de 1951, na Alemanha.

Em 2008, quando a cidade de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, quis oferecer a cidadania honorária ao seu irmão, Bento XVI disse: “Desde que nasci, o meu irmão é não só um companheiro para mim mas também um guia de confiança, tem sido sempre um ponto de orientação e referência com a clareza e a determinação das suas decisões”.

O Papa emérito regressou à sua residência no Vaticano no dia 22 de junho; além das visitas ao seu irmão, na cidade de Ratisbona, Bento XVI quis passar por alguns locais de família, que não via desde 2006, aquando da última visita oficial à terra natal, incluindo o cemitério de Ziegetsdorf, junto ao túmulo onde foram sepultados os seus pais e irmã mais velha.

OC

Partilhar:
Share