Angra: Confinamento obrigou a «reinvenção», diz diretor do Serviço Diocesano da Catequese

Padre Jacob Vasconcelos afirma que «é difícil estar a dar corpo a um calendário» para o ano pastoral 2020/2021, por causa da pandemia

Angra do Heroísmo, Açores, 01 jul 2020 (Ecclesia) – O diretor do Serviço Diocesano da Catequese, Evangelização e Missão de Angra afirma que o balanço do atual ano pastoral é “positivo”, referindo que a pandemia de Covid-19 gerou a necessidade de reinvenção.

“Após a chegada da pandemia, o confinamento obrigou-nos a ponderarmos as iniciativas e a reinventarmo-nos”, disse o padre Jacob Vasconcelos ao sítio online diocesano ‘Igreja Açores’.

O diretor do Serviço Diocesano da Catequese, Evangelização e Missão de Angra afirmou que “também neste período o balanço é positivo”, mas há “consciência” de que “nem todas as paróquias andaram ao mesmo ritmo” e tiveram a mesma capacidade e “disponibilidade para se adaptarem a novas realidades digitais”.

“Mais importante que tudo é que, cada um, ao seu jeito, conseguiu continuar a difundir o Evangelho”, acrescenta.

O terceiro trimestre da catequese do atual ano pastoral decorreu em casa após a suspensão das sessões comunitárias, no dia 16 de março, por causa do novo coronavírus.

O Serviço Diocesano da Catequese Serviço propôs aos catequistas que preparassem semanalmente a sessão e enviassem aos pais no setor da infância, e nos adolescentes que fosse enviada para os catequizandos, para além de uma “catequese virtual” pelas novas tecnologias.

“A primeira fase da calendarização das atividades do serviço funcionou de forma regular tendo em conta o ritmo e a resposta de cada comunidade, mas cumprindo sempre aqueles que foram os objetivos propostos: formação, encontros, espiritualidade”, recorda o padre Jacob Vasconcelos do tempo antes da pandemia.

Sobre o novo ano pastoral 2020/2021, o sacerdote adianta que já têm “muitas coisas pensadas” para o Serviço Diocesano da Catequese, Evangelização e Missão, mas “é difícil estar a dar corpo a um calendário” quando não sabem como vai ser o próximo ano por causa da pandemia.

O sítio online ‘Igreja Açores’ da Diocese de Angra informa que o serviço pastoral diocesano comemorou o 60.º aniversário, celebrado sob o lema uma catequese festiva “com sabor a Jesus Cristo”, e “iniciou os preparativos” para realizar um recenseamento para perceber quantos catequizandos e catequistas existem no arquipélago.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top