Bispo emérito recebeu Medalha de Mérito Municipal de Valença, sua terra natal, em 1996

Foto: Diocese de Viana do Castelo

Valença, 14 out 2020 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Valença decretou um dia de luto, esta sexta-feira, pelo falecimento de D. José Pedreira, natural deste território, bispo emérito de Viana do Castelo.

A autarquia “expressa publicamente o profundo pesar e consternação” pelo falecimento do responsável católico, nascido na freguesia de Gondomil, deste concelho.

O Município atribuiu-lhe a Medalha de Mérito, em 1996, “pela sua ligação a Valença e a projeção da marca e identidade deste território”.

“A Câmara Municipal expressa publicamente as sentidas condolências à Diocese de Viana do Castelo e a todo o clero diocesano e à família”, refere a nota oficial, na qual se decreta luto municipal no dia do funeral do bispo emérito de Viana do Castelo.

D. José Augusto Martins Fernandes Pedreira, de 85 anos, faleceu hoje, ao final da manhã, “vítima de doença prolongada”, informou a diocese do Alto Minho

As exéquias são ser celebradas esta sexta-feira, pelas 15h00, na Catedral de Viana do Castelo, sendo o falecido bispo sepultado Cemitério Municipal.

O terceiro bispo desta diocese era padre desde 1959; em 1982, João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar do Porto e, em outubro de 1997, bispo de Viana do Castelo, missão que desempenhou até 2010.

Ainda esta tarde, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo apresenta um voto de pesar pelo falecimento de D. José Pedreira.

José Maria Costa expressa pesar pelo falecimento de “uma personalidade de referência”, anunciando que a Câmara Municipal vai decretar um dia de luto municipal.

OC

Viana do Castelo: Faleceu D. José Pedreira, bispo emérito da diocese

Partilhar:
Share