Bispo emérito de Viana do Castelo faleceu aos 85 anos de idade

Foto: Agência ECCLESIA/MC

Lisboa, 14 out 2020 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou hoje, em nota oficial, o seu pesar pelo falecimento de D. José Augusto Pedreira, bispo emérito de Viana do Castelo, recordando o seu percurso de “simplicidade, humildade e dedicação” à Igreja.

Reconhecemos de modo muito agradecido todo o ministério episcopal que D. José Pedreira exerceu junto do Povo de Deus como bispo auxiliar do Porto, de 1982 a 1997, e como bispo de Viana do Castelo, de 1997 a 2010”, refere o texto, enviado à Agência ECCLESIA.

“Salientamos ainda a sua disponibilidade para servir com simplicidade, humildade e dedicação a Igreja em Portugal, particularmente como vogal nas Comissões Episcopais das Missões, do Clero, Seminário e Vocações, da Ação Social e Caritativa e da Liturgia”, acrescenta a nota

A CEP manifesta “sentimentos de tristeza e união de oração plena de esperança, pedindo ao Senhor que o acolha na sua etérea paz”.

“Continuemos a rezar por D. José Augusto Pedreira, pelos seus familiares e por todos aqueles que serviu como pastor nas Dioceses do Porto e Viana do Castelo. Na sua eterna comunhão com Deus, desejamos que seja agora nosso intercessor junto do Pai misericordioso”, apela o Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa.

D. José Augusto Martins Fernandes Pedreira, de 85 anos, faleceu hoje, ao final da manhã, “vítima de doença prolongada”, informou a Diocese de Viana do Castelo.

As exéquias são ser celebradas esta sexta-feira, pelas 15h00, na Catedral do Alto Minho, sendo o falecido bispo sepultado Cemitério Municipal de Viana.

O terceiro bispo da diocese do Alto Minho era padre desde 1959; em 1982, João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar do Porto e, em outubro de 1997, bispo de Viana do Castelo, missão que desempenhou até 2010.

OC

Viana do Castelo: Faleceu D. José Pedreira, bispo emérito da diocese

Partilhar:
Share