Comunidade Missionária Verbum Dei afirma «é essencial» proporcionar espaço para «parar, refletir, questionar»

Lisboa, 31 out 2019 (Ecclesia) – A Família Missionária Verbum Dei vai promover um encontro sobre ‘Conciliação entre família, trabalho e impacto social’, no seu ‘Think Tank 3+’, entre as 14h30 e as 20h00 de 23 de novembro, no salão nobre da Universidade de Lisboa.

“É muito frequente ouvirmos falar de conciliação trabalho e família, ou vida pessoal, nós acrescentamos um terceiro elemento, consideramos que as dimensões do trabalho e da vida pessoal e família são muito significativas, mas cada um tem um impacto social, tem um impacto comunitário na forma como vive”, disse Raquel Mateus Palma, da Comunidade Missionária Verbum Dei, em declarações à Agência ECCLESIA.

A entrevistada explica que com o ‘Think Tank 3+’ se procura que os participantes sejam “agentes mais ativos” e direcionar esse impacto que todos têm no “sentido desejado”, porque não tomar consciência disso “faz às vezes viver um impacto social aquém do contributo positivo” que se poderia dar.

Neste contexto, a Comunidade Missionária Verbum Dei considera que “é essencial” proporcionar um espaço onde “se possa parar, refletir, questionar” e inspirar para “novos caminhos”.

“No nosso dia-a-dia normalmente andamos todos muito apressados, as várias pressões que vivemos, as várias solicitações que procuramos dar resposta, fazem com que paremos pouco e pensemos pouco”, observa Raquel Mateus Palma.

A segunda sessão do ‘Think Tank 3+’ tem como tema ‘Conciliação entre família, trabalho e impacto social’ mas a entrevistada realça que sonham com “uma harmonia”, “mais do que um equilíbrio” entre as três realidades, com uma “vivência harmoniosa, enriquecedora das várias dimensões da vida”, que, normalmente, “entram em conflito” porque o recurso que se dispõe é o tempo e é limitado.

“Tudo pode ter um enriquecimento mútuo, o grande desafio é descobrir como, como cada um vai viver estas dimensões de forma harmoniosa”, salienta.

A Família Missionária Verbum Dei convidou diversos oradores relacionados com as três áreas de reflexão, como Alexandra Fernandes; Joana Costa Pereira; Manuel Barata de Tovar; Maria Teresa Ribeiro e Miguel Pina e Cunha, que vão falar a partir das 14h30, de 23 de novembro.

Segundo o programa, às 17h00, Guilherme e Hugo Marques dinamizam um momento prático – Onde estou?; Onde quero estar?; O que preciso para lá chegar? – e o humorista e contador de história José Pedro Cobra, a partir das 19h25, encerra o ‘Think Tank 3+’.

Raquel Mateus Palma explica que “a conciliação não tem solução única” e, nas curtas intervenções, os oradores vão partilhar a sua visão, “quais são os contextos atuais que se vivem na família, no trabalho, desafios futuros”, e ajudar “a pensar para cada um encontrar as suas soluções e caminhos”.

HM/CB/OC

Partilhar:
Share