Terra Santa: Presidente palestino saúda Francisco

Mahmoud Abbas vai receber o Papa em Belém

Lisboa, 23 mai 2014 (Ecclesia) – O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, vai receber este domingo o Papa em Belém e emitiu um comunicado de boas-vindas a Francisco, que no sábado inicia a primeira viagem à Terra Santa.

“Tenho a alegria de lhe dar as boas-vindas à Terra Santa, onde o povo palestino o vai acolher, em Belém e Jerusalém, com todo o respeito que convém à sua grande dignidade e à sua mensagem de amor e de paz”, refere o responsável.

Abbas recorda as posições do Vaticano na defesa dos direitos do povo palestino, “muçulmano e cristão”, falando da Terra Santa como “berço de mensagens e de religiões, terra de amor e de paz”.

O itinerário escolhido por Francisco sublinha a posição favorável à solução de dois Estados, Israel e Palestina, defendida pela Santa Sé e apresenta uma novidade histórica: pela primeira vez, um Papa vai entrar em território palestino sem ter passado previamente por solo israelita.

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, reafirmou em entrevista que a Santa Sé defende "o direito de Israel a existir e gozar de paz e de segurança dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas" e "o direito do povo palestino de ter uma pátria, soberana e independente, o direito de se deslocar livremente, o direito de viver com dignidade".

"Depois, o reconhecimento do caráter sagrado e universal da cidade de Jerusalém, da sua herança cultural e religiosa, portanto, como lugar de peregrinação dos fiéis das três religiões monoteístas", acrescenta, em declarações à Rádio Vaticano.

Esta será a segunda viagem fora da Itália de Francisco, após a visita ao Brasil em julho de 2013, e a quarta visita de um Papa à Terra Santa, após Paulo VI (1964), João Paulo II (2000) e Bento XVI (2009).

Francisco disse na audiência geral desta quarta-feira que a visita à Terra Santa será uma viagem “estreitamente religiosa”, para “rezar pela paz naquela terra que tanto sofre”.

O Papa recebeu Abbas no Vaticano a 17 de outubro de 2013, durante cerca de meia hora, pedindo "decisões corajosas" pela paz na região.

Mahmoud Abbas reuniu-se seis vezes com Bento XVI, que recebeu em território palestino em maio de 2009.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top