Vaticano: Papa visita Basílica de Santa Maria Maior antes da viagem à Terra Santa

Francisco vai levar empregado da Santa Sé na sua comitiva, como sinal de reconhecimento

Cidade do Vaticano, 23 mai 2014 (Ecclesia) – O Papa visitou hoje em privado a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, onde rezou diante da imagem de Nossa Senhora durante cerca de 15 minutos.

Um dia antes de iniciar a primeira viagem à Terra Santa, que vai decorrer entre sábado e segunda-feira, Francisco deixou ainda um ramo de flores junto da imagem desta basílica, que já visitou oito vezes desde o início do pontificado, em março de 2013.

A viagem que se inicia este sábado vai levar o Papa à Jordânia, Palestina e Israel, e segue uma tradição iniciada em julho de 2013, na visita à ilha italiana de Lampedusa: entre os 30 membros da comitiva oficial marca presença um funcionário da Santa Sé que, em condições normais, nunca teria a possibilidade de acompanhar uma viagem pontifícia.

Desta vez, o eleito foi Paolo Miotto, que trabalha numa loja dentro do Vaticano e é responsável por confecionar presentes e lembranças que são levados durante uma viagem, como imagens, terços e medalhas.

Além deste funcionário, Francisco leva na sua comitiva rabino Abraham Skorka, de Buenos Aires, e um dignatário muçulmano, Omar Ahmed Abboud, secretário-geral do Instituto de Diálogo Inter-religioso da República da Argentina.

\”São duas pessoas que o Papa conhece bem, desde os tempos da Argentina, com quem cultivou relações de diálogo e de amizade, desde então\”, explicou aos jornalistas o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

Skorka vai juntar-se à comitiva oficial um dia depois do início da viagem, para respeitar o ‘Shabbat’ (o dia sagrado para os judeus).

Entre as autoridades da Santa Sé contam-se o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin e o substituto, D. Angelo Becciu; os presidentes dos Conselhos Pontifícios para o Diálogo Inter-religioso, cardeal Jean-Louis Tauran, e para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch; o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri; o cardeal  Edwin O’ Brien, grão-mestre dos Cavaleiros do Santo Sepulcro.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top