Emprego digno, rendimento básico e novas tecnologias entre os temas abordados

Lisboa, 18 mar 2019 (Ecclesia) – A LOC/MTC – Movimento de Trabalhadores Cristãos promoveu este sábado e domingo um conjunto de encontros de formação, dedicados a questões como emprego digno, rendimento básico ou novas tecnologias.

Em Lisboa, o encontro interdiocesano decorreu este domingo na igreja do Sagrado Coração de Jesus, sobre o tema ‘Agir pelo Trabalho Digno – Fonte de Realização Humana’, com participantes das Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal, além dos coordenadores nacionais José Paixão e Glória Fonseca.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a LOC/MTC assinala que a conferência principal esteve a cargo do economista Fernando Marques, para quem se vive um “momento de tomar decisões centrais” em temas como “o valor do trabalho, o emprego digno, o pleno emprego”, entre outros.

“Para cumprir estes objetivos é necessário um novo modelo económico e social, que invista no potencial humano, na aprendizagem ao longo da vida, nas instituições de trabalho, valorizar a Contratação Coletiva e a justiça social como pilares da Paz e da fraternidade entre os povos”, acrescenta a organização católica.

Em Braga, no sábado, a Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos debateu o tema ‘Agir pelo trabalho digno na Era Digital’, no Centro Social das Lameiras, em Vila Nova de Famalicão.

“É tempo de se desenvolver novos conceitos para um rendimento básico universal, que devolva a liberdade às pessoas e faça delas seres criados com a dignidade de filhos de Deus”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

OC

Partilhar:
Share