«Não esqueceremos os que mais sofrem nesta hora tão dramática: Os doentes, os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde e os voluntários» – Padre Luís Ferreira

Setúbal, 28  nov 2020 (Ecclesia) – O vigário para a Pastoral da Diocese de Setúbal explica que propõem a partir de hoje um caminho de advento intitulado ‘Belém em tua casa’ para levar “o episódio de Belém para cada casa, de crentes e não crentes”.

“Através de um guião com ficheiros, que semanalmente serão divulgados, queremos propor a todos um caminho de (re)aprendizagem sobre a essência do Natal com as figuras que o presépio nos apresenta”, escreve o padre Luís Ferreira na apresentação da Caminhada de Advento e Natal 2020.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Setúbal, o vigário episcopal para a Pastoral explica que em cada semana, ao construírem o presépio em casa vão perceber “o significado de cada uma das figuras que se encontram naquele cenário que anualmente”.

“A dinâmica que propomos quer tornar o espaço de ‘Belém em tua casa’ como lugar de memória e de oração por todos e, por isso, não esqueceremos os que mais sofrem nesta hora tão dramática: Os doentes, os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde e os voluntários”, desenvolve.

O padre Luís Ferreira sublinha que “é necessário (re)aprender” que o Natal “é o encontro com o simples e o pobre” para perceber-se “a grandeza e a riqueza de cada ser humano”.

“Queremos trazer o episódio de Belém para cada casa, de crentes e não crentes, para tentarmos (re)aprender como a simplicidade e a pobreza do nascimento do Menino se tornou num acontecimento que pasmou nações e culturas em tantas partes do mundo”, acrescenta.

A caminhada de Advento e Natal da Diocese de Setúbal foi lançada hoje, dia 28 de novembro, e vai conduzirá os diocesanos, “crentes e não crentes”, desde o primeiro Domingo do Advento até à Festa da Sagrada Família.

Semanalmente vai ser acrescentada uma nova figura ao Presépio em cada casa, com uma breve reflexão, e a construção progressiva vai ser completada pela meditação e oração do Evangelho de cada Domingo, e apresentada uma sugestão, em vídeo, dinamizada por diferentes agentes pastorais da diocese: Aos sábados é publicado o comentário à liturgia pelo padre Daniel Nascimento (09h00) e a caminhada de Advento e Natal (12h00) e aos domingos a sugestão em vídeo “para melhor viver este tempo festivo” (12h00).

A Diocese de Setúbal informa também que as famílias vão ser “desafiadas” a realizar uma atividade semanal, “que convida à ligação entre todos”, num tempo marcado pela distância, tendo sempre por base a contemplação de cada personagem do Presépio.

O vigário para a Pastoral lembra que 2020 “ficará profundamente marcado na história mundial” e na Igreja Católica conhecido “por muitos motivos, mas sobretudo pela criatividade e desafios pastorais” que foram colocados com a finalidade de centrar a “vida e pensamento no Senhor da história: Jesus, O Cristo”.

CB

Partilhar:
Share