Saúde: Comissão diocesana de Setúbal prepara actividades para 2011

Setúbal, 13 Jan (Ecclesia) – A diocese de Setúbal vai assinalar o próximo Dia Mundial do Doente, marcado para 11 de Fevereiro, com uma catequese alusiva ao tema da Pastoral da Saúde, revela um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O objectivo “é tornar mais presente na comunidade todos os que estão doentes e também aqueles que cuidam deles (família, voluntários e profissionais)”, assinala o texto da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde.

A 13 de Fevereiro, os responsáveis pelos grupos paroquiais da Pastoral da Saúde vão reunir-se nas instalações da Cúria para abordar o tema “Criar pontes de amor e solidariedade, para que ninguém se sinta sozinho, mas próximo de Deus e parte da grande família dos seus filhos”.

A programação para 2011 da Pastoral da Saúde inclui dois retiros para doentes (de 27 a 30 de Junho e de 2 a 5 de Outubro) e uma peregrinação dirigida a idosos, agendada para 22 e 23 de Março.

A Comissão, que assinalou o terceiro aniversário a 10 de Janeiro, está actualmente a realizar uma acção de formação na paróquia do Feijó, com vista à formação de um novo grupo de voluntariado.

Na mensagem para o Dia Mundial do Doente, que em 2011 se celebra pela 19.ª vez, o Papa sublinhou que as pessoas a necessitar de cuidados no campo da saúde devem estar no centro das atenções, para que ninguém “se sinta esquecido ou marginalizado”.

No entender de Bento XVI, uma sociedade que não aceita as pessoas que sofrem e não é “capaz de contribuir mediante a compaixão para fazer com que o sofrimento seja partilhado” torna-se “cruel e desumana”.

O texto do Papa abre com a frase bíblica “Pelas suas chagas fostes curados”, uma alusão aos efeitos das feridas provocadas pela crucifixão e morte de Cristo.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top